III Seminário Internacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade, IV Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade, I Seminário Internacional de Pesquisa em Ensino é um evento que tem como propósito produzir encontros que versem sobre o ensino, aula, pesquisa e experimentação docente.
Em sua quarta edição (2015, 2017, 2020) o evento se propõe a refletir sobre o ofício docente implicado no espaço-tempo da aula. Uma aula é um espaço-tempo de viver juntos, mas é também um exercício de criação e experimentação de maneiras de existir no mundo. É na aula que o professor coloca em circulação o ensino, os afetos e, sobretudo, se constitui como docente. Por isso, esta edição do evento apresenta a temática da aula como espaço ético-estético-político, o que consiste na defesa do lugar do professor como elemento fundamental do processo de ensino. Em meio a uma sociedade da aprendizagem, eleger o ensino como foco é uma tomada de decisão ético-estético-política.
- Discutir a aula com espaço ético-estético-político a partir da perspectiva das Filosofias da Diferença.
- Promover debates acerca da pesquisa na área de Ensino/Capes.
- Projeto de Extensão Pensamento Nômade (Univates)
- Programa de Pós-Graduação em Ensino www.univates.br/ppgensino
- Grupo de Pesquisa Juventudes, Imagem e Educação (JImE/CNPq)
20, 21 e 22 de novembro
Univates