O Programa de Apoio aos Polos de Inovação Tecnológica foi criado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia – SCT/RS, em 1989, para estimular a integração entre Universidades e Centros de Pesquisa com o setor produtivo, objetivando o desenvolvimento de tecnologias adequadas à diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. O Programa evoluiu ao longo dos anos, aumentando a eficácia e promovendo a transferência de tecnologias adequadas ao setor produtivo regional.
O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari – PMT/VT, foi instituído em 09/11/93. Principais áreas de desenvolvimento de projetos: Meio Ambiente (minimização de impactos ambientais; diagnósticos ambientais) e Produção de Alimentos (segurança alimentar; controle de pragas e produção). Sob coordenação da Universidade do Vale do Taquari - Univates o PMT/VT tem como objetivos o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, de produtos e processos e a difusão tecnológica por meio de projetos regionais vinculados às áreas de atuação citadas abaixo.
Sempre aberto a novas proposições, o PMT/VT possibilitou o desenvolvimento de pesquisas para melhoria da produtividade, do controle e da qualidade na produção de alimentos para a gestão e reuso de rejeitos e resíduos e, também, para a melhoria dos processos de reprodução e cultivo de diversos tipos de plantas, de acordo com os interesses e parceiros regionais.
Produção Industrial de Alimentos
Produção Primária
Meio Ambiente
Biotecnologia
Saúde
Biomateriais (Relacionados à Saúde)
Tecnologia da Informação
Agroindústria e Agropecuária
Energias Limpas