DRI - Alunos, Responsabilidade social

Intercambistas da Univates proporcionam uma tarde de alegria no Lar de Idosos Tabita

Por Isabel Pavan

Postado em 05/06/2019 03:21:37

Isabel Pavan

Na tarde da última terça-feira, 4, um grupo de intercambistas da Univates realizou visita ao Lar de Idosos Tabita. Durante o encontro, os estudantes conversaram com os residentes e escutaram diversas histórias sobre suas vidas. A ação foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade com o objetivo de integrar o grupo com a comunidade local. “Queremos que eles entendam nossa realidade e se sintam parte da Univates e de tudo o que a cerca”, explica a analista de Relações Internacionais Marina Radavelli.

Emocionada com a visita, a estudante de Design de Moda Vivian Daniela Forero Vargas ressalta que a ação foi reconfortante e, acima de tudo, importante para os idosos.

Isabel Pavan

“A solidão é muito difícil. Não há nada mais bonito para os residentes do que receber alguém que lhes dê atenção. Esta foi uma grande oportunidade de aprender a valorizar as pessoas. Gostaria muito de fazer outra visita antes de ir embora”, comenta a intercambista colombiana.

A enfermeira do Lar Tabita, Liane Dirce Fuchs Relli, reforça que ações de integração com os idosos como esta são importantes. “A partir de um olhar profissional, é muito válida a iniciativa da Univates de trazer grupos de diferentes etnias e culturas para o Lar. A maioria dos idosos que moram aqui nunca conviveu com pessoas que falam outras línguas. As visitas são sempre muito bem-vindas, porque são momentos diferentes que possibilitam conversas, interação e risadas”, esclarece. Segundo Liane, a Universidade também desenvolve ações semanais por meio do projeto de extensão Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia. Nesses momentos, além de interações e conversas, também são realizadas atividades de alongamento.

Isabel Pavan

Em 2018, a ação foi realizada na Casa Bom Samaritano e proporcionou um momento de descontração e alegria aos idosos. Marina ressalta que os intercambistas, em suas mais diversas formações, têm muito a contribuir para o bem-estar dos idosos. “Nós entendemos que ações como esta nos aproximam da comunidade e ajudam aqueles que precisam. Com a Feira Gastronômica, além de oferecermos uma experiência diferente aos estudantes da Univates, pudemos ajudar uma instituição da cidade. Consequentemente, várias pessoas saíram beneficiadas”, conclui.

No início do mês de maio, a DRI da Univates doou dois fornos elétricos ao Lar de Idosos Tabita. Os utensílios foram adquiridos com dinheiro arrecadado na Feira Gastronômica, que ocorreu durante a Semana do Intercâmbio, em fevereiro. No evento, organizado pela DRI, foram vendidos lanches típicos de diferentes países. A ação teve como apoiadora a Loja Benoit, que forneceu os eletrodomésticos a preço de fábrica, além de contribuir com a doação de três cobertores para o lar.

Escolha uma formação

Graduação presencial