Em maio de 2014 um grande sonho se concretizava: a Univates inaugurava um dos mais belos e modernos centros culturais da região Sul do Brasil. A iniciativa tinha um grande propósito: trazer para o Vale do Taquari acesso à programação cultural antes viável somente na região metropolitana. Hoje, com mais de 30 espetáculos realizados, além de formaturas, eventos acadêmicos e locações, o Teatro Univates consolida-se como um local de referência para a região. Mais de 100 mil pessoas passaram pelo Teatro nos dois anos de atividades.
Além disso, o espaço conta com a mais moderna biblioteca do Brasil, referência pela estrutura e beleza do prédio, e também pela tecnologia RFID, ou seja, tecnologia de identificação por radiofrequência para automação e segurança. A Biblioteca conta atualmente com 156.161 exemplares disponíveis em seu acervo. Também fornece estrutura para quem procura um lugar para estudo individual ou em grupo.
Para um dos idealizadores do projeto, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o Centro Cultural colocou a região no roteiro de grandes espetáculos. “Para a Univates, enquanto instituição comunitária, é importante fomentar a cultura. O desenvolvimento da sociedade não se dá apenas com o conhecimento, com a ciência. É preciso conhecer outras realidades, outras formas de ver e viver. A cultura e a arte enriquecem a formação de nossos estudantes, professores, funcionários. É importante para nossa instituição oferecer uma formação rica, diversificada e ampla”, ressalta Lazzari.
Diretora na empresa Teatro ao Quadrado, que trouxe recentemente o espetáculo “Os Homens do Triângulo Rosa” para o Teatro Univates, Margarida Peixoto acredita que a comunidade deve se apropriar do Teatro e aproveitar sua magnitude. “Apresentar um espetáculo da Companhia Teatro ao Quadrado no Teatro Univates foi um desejo imediato que nasceu antes mesmo da sua construção, quando ele era um projeto e soubemos da sua magnitude e excelência. De longe acompanhamos a sua construção e de longe soubemos que a obra já superava o sonho. Usufruir e usar o seu palco, seus camarins impecáveis, seus equipamentos técnicos e sua equipe de produção são luxos raríssimos que dão aos artistas conforto e segurança. Sem falar do incomum tratamento digno. Nestes tempos estranhos, num Brasil bebê cultural, onde tudo que se refere à arte é deixado em segundo, terceiro plano, a inauguração de um teatro, sua manutenção e sua determinação e perseverança em criar um público e oferecer-lhe programação relevante são fatos grandiosos e merecem a reverência da classe artística, dos empresários, do Poder Público e mais, muito mais, das plateias”, elogia Margarida.
Thiago Lacerda, ator que esteve no Teatro Univates no mês da inauguração, elogia a iniciativa. “Um teatro é uma caixa de ressonância onde nos vemos, nos provocamos, nos repensamos, nos reinventamos. Feliz da comunidade que tem um teatro, um espaço para crescer. E estamos falando de um teatro como o da Univates, de alto padrão, que seria elogiável em qualquer grande cidade. Que sirva a façanha da Univates como exemplo para todos”, comenta o ator, em analogia ao hino riograndense. Para Lacerda, a educação e a cultura do país precisam de investimento. “A cultura em nosso país é lastimável. O Brasil não cuida da cultura e da educação. O cenário que estamos vivendo, falta de credibilidade, falta de perspectiva no futuro, uma polarização política na qual, se você não é de esquerda, é golpista, se não é de direita, apoia a corrupção. Há uma falta de entendimento que deriva da falta de educação e de cultura de nosso país. A educação nos é negligenciada há 500 anos. Fico feliz por ver uma região como a de vocês com um nível de educação diferenciado, promovendo a cultura fora dos grandes centros e oferecendo para a comunidade essa oportunidade. O Teatro Univates é um orgulho para os alunos, professores, comunidade, para o povo gaúcho. Parabéns”, elogia.
Saiba mais sobre o Centro Cultural Univates
Com cerca de 10 mil m² de construção, o Centro Cultural abriga, além do Teatro com 1.160 lugares, a Biblioteca, com espaço para 300 mil livros, salas especiais e áreas de lazer. No Teatro, a estrutura moderna permite a realização de todos os tipos de espetáculo. Os projetos cênico, de iluminação e de sonorização do local foram elaborados por uma empresa de São Paulo responsável pela produção cenotécnica dos maiores e mais renomados teatros do país. Além disso, o espaço conta com camarins individuais e coletivos, coxias, quartelada, urdimentos, varandas de manobra, passarelas de iluminação técnica e doca seca – estrutura presente em poucos teatros do Brasil.
Entre os destaques está a estrutura do palco, com boca de cena de 17 metros de largura e 8 metros de altura. O projeto pode ser comparado a grandes teatros do Rio Grande do Sul e do Brasil, sendo preparado para receber espetáculos musicais e de dança. O espaço conta, ainda, com telão de cinema para exibição de filmes e para realização de congressos ou de convenções.
Próximas programações
No dia 19 de maio, às 20h, o Teatro recebe a peça “Frida Kahlo, à Revolução!”, inspirada na vida e obra da maior pintora mexicana de todos os tempos.
Os ingressos para todos os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h e das 18h às 22h30min, ou pelo site ingressorapido.com.br. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.
Texto: Elise Bozzetto