Na última quinta-feira, dia 27 de agosto, Rosana Fachini, diplomada em Design pela Univates, teve seu trabalho de conclusão de curso premiado pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDesign. O prêmio foi entregue pelas mãos de um dos nomes mais importantes do Design gaúcho e nacional, Nelson Petzold, durante a aula inaugural do curso.
Com o título “Design de Superfície: um estudo sobre a aplicação do desenho infantil em padrões têxteis, destinado ao design de ambiente”, o trabalho aborda dados referentes ao conhecimento, à criatividade, ao desenho infantil, ao design emocional, design de ambientes, design de superfície e técnicas de impressão de estamparia.
Conforme Rosana, o estudo tem como objetivo trabalhar a produção de padrões têxteis a partir de desenhos de crianças com quatro anos de idade. Segundo ela, os padrões são destinados ao design de ambiente infantil, como dormitório e brinquedoteca, propiciando um local de enriquecimento, desenvolvimento, crescimento pessoal e social.
“Neste estudo foi possível concluir o quanto é importante o conhecimento do designer em todos os processos produtivos, desde a coleta de dados com o cliente, tratamento das superfícies, desenvolvimento das estampas e a impressão até o uso do produto final”, ressalta a diplomada.
Com orgulho, Rosana conta que o prêmio é um certificado e um troféu destinado ao melhor TCC do semestre do curso de Design, e tem como objetivo o reconhecimento pelo trabalho.
Sobre a importância que a diplomada atribui a premiações como esta, ela afirma que é pelo fato de motivar os futuros concluintes a se empenharem no seu TCC e compreenderem a importância dele para sua vida pessoal e profissional. “Ser premiada traz satisfação de dever cumprido e realização por saber que toda a dedicação, tempo e amor investidos no trabalho foram reconhecidos”, salienta.
Rosana é Designer e também atua na área de decoração há três anos, além de trabalhar em uma agência de publicidade e ter seu escritório em casa, atendendo a clientes de forma autônoma.
Texto: Bruna Alves