Divulgação/Luiza Piffero - ASCOM

Ospa traz ao Teatro Univates espetáculo em homenagem à cultura alemã

Postado as 12/07/2024 14:05:00

Por Lais Pontin Matos, em colaboração com a Assessoria de Imprensa da Ospa

Divulgação/Vitória Proença

Ospa estará no Teatro Univates em 19 de julho.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac - RS), estará no Teatro da Universidade do Vale do Taquari - Univates em 19 de julho (sexta-feira), a partir das 20h, para realizar um espetáculo que homenageia a cultura alemã. Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto apresentará obras de compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig Van Beethoven, Johannes Brahms e Jacques Offenbach e contará com a participação da cantora lírica Raquel Fortes como solista convidada.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Banrisul e realizado pela Ospa em parceria com a Prefeitura de Lajeado e a Univates, o evento compõe a programação do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Os ingressos para a apresentação podem ser retirados na Biblioteca Univates (que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h) mediante a doação de dois litros de leite. É permitida a retirada de dois ingressos por CPF.

Para mais informações sobre o espetáculo, entre em contato com o Teatro Univates pelo fone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.

Ospa prioriza a realização de concertos em cidades severamente afetadas pelas cheias

As cheias que atingiram o Estado nos últimos meses fizeram a Ospa priorizar a realização de concertos em cidades severamente afetadas, como forma de levar conforto e esperança às comunidades. Em junho, por exemplo, a Orquestra se apresentou em Santa Cruz do Sul, Taquara e Canoas. Em Lajeado, o espetáculo estava previsto para outubro, mas foi antecipado para julho devido às mudanças decretadas pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã.

O concerto que homenageia a tradição e a cultura germânica integra a Série Interior, que há mais de 70 anos leva música para todos os cantos do Rio Grande do Sul. O espetáculo celebra a herança musical de grandes compositores nascidos na Alemanha. A soprano Raquel Fortes se junta à Orquestra nas peças “Les contes D’ Hoffmann” e “Don Pasquale”, interpretando as personagens Olympia e Norina.

Centro Cultural Univates: 10 anos de eventos, arte e cultura no Vale do Taquari

Inaugurado em 2014, o espaço é integrado pela Biblioteca (aberta ao público em agosto daquele ano e uma das mais modernas do Brasil) e pelo Teatro, cuja abertura foi em 3 de maio. O Centro Cultural tornou-se referência arquitetônica, artística e cultural, levando o nome da cidade de Lajeado e da região à rota das maiores atrações do País.

Entre palestras acadêmicas, solenidades de formatura, shows, espetáculos e eventos corporativos, o Teatro Univates já sediou mais de 800 atividades desde sua abertura, com público estimado de 500 mil pessoas. O local já recebeu artistas nacionais e internacionais e é considerado uma das obras de arquitetura mais importantes do Brasil, segundo a publicação especializada ArchDaily.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação Univates/Lucas George Wendt

Centro Cultural Univates completa 10 anos em 2024.

Logo ods