O Núcleo de Cultura da Universidade do Vale do Taquari - Univates promove um evento, no dia 2 de março, a partir das 20h, com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher ‒ comemorado em todo o mundo no dia 8 de março. A atividade, gratuita e aberta ao público em geral, acontece no Teatro Univates.
A distribuição gratuita dos ingressos para o show acontece na Biblioteca Univates. O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30, sem fechar ao meio-dia e aos sábados das 8h às 12h. Não haverá cobrança de ingressos, mas solicita-se que o público traga produtos de higiene pessoal, que serão doados à Associação Marinês de Lajeado. O evento tem parceria da CDL Lajeado, Associação Marinês e Minato Restaurante.
O Dia da Mulher carrega uma história de lutas e conquistas que continua sendo escrita por todas as mulheres todos os dias. Uma data para despertar o reconhecimento, empoderar-se ao se identificar com outra mulher, respeitar sua jornada, honrar sua existência e sentir-se mais segura em sua presença. No dia 8 de março cada uma é homenageada e relembrada de que mulheres devem caminhar juntas, porque juntas se tornam mais fortes.
Em caso de dúvidas sobre o evento, contate o Núcleo de Cultura pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail cultura@univates.br.
Saiba mais sobre a Tati
Tati Portella ficou nacionalmente conhecida como vocalista da Chimarruts. A banda surgiu em 2000, já emplacando músicas que falavam de paz e amor. Ao longo de sua carreira, a cantora já gravou 5 CDs e 1 DVD ao vivo.
Participou de programas de TV, teve suas músicas veiculadas em trilhas de novelas, fez shows em todo o Brasil e em 2011 participou do Pop Music Festival ao lado de Ziggy Marley e Shakira. Em 2016, paralelo ao trabalho da Chimarruts, Tati Portella dá o start oficial a sua carreira solo, tendo o lançamento oficial em 2017, na abertura do show do Coldplay em Porto Alegre.
Em 2019 lança seu primeiro disco solo, Impermanência, a repercussão e resultado foram excelentes e a artista vem fazendo shows por todo o Brasil. Recentemente, Tati foi uma das juradas do programa Canta Comigo, exibido nacionalmente pela Rede Record. Junto da carreira de artista, cantora e compositora, o trabalho social e o envolvimento com instituições de caridade sempre se fizeram presentes na vida da Tati.
Veja mais sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Saiba mais sobre o Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova Iorque exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional da Mulher. A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Ela deu a ideia em 1910, durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão da ativista por unanimidade. O Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.
Mulheres na Univates
Na Univates, diversas são as histórias de mulheres inspiradoras. Os dados mais recentes do Relatório de Atividades da Fundação Univates (2021) registram que os postos de trabalho ocupados por mulheres eram 982, do total de 1.511. Essas quase mil mulheres são funcionárias técnico-administrativas, professoras, pesquisadoras e/ou cientistas. No caso das estudantes da Instituição, que, em todos os níveis de ensino da Universidade (cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação), superam o número de estudantes homens, muitas são estagiárias ou bolsistas e aspiram a carreiras na ciência.