Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cultura

Univates recebeu 300 exposições nos últimos cinco anos

Por Lucas Wendt/Cultura e Eventos

Postado em


Compartilhe

Em 2013, o jovem desenhista teutoniense Maicon Vaz trouxe à Univates uma exposição de realismo em grafite, com diversas obras nas quais retrata faces e personagens. Em 2014, após o lançamento do filme “O Tempo e o Vento” (2013), de Jayme Monjardim, a artista Vone Garcia expôs na Univates telas nas quais reconstrói a cidade de Santa Fé, da obra de Érico Veríssimo - que Monjardim adaptou para o cinema. Já em 2015, em “Tão longe, tão perto”, a astrofotografia do artista catarinense Sérgio Mendonça pôde ser conferida no Prédio 11. Tendo como motivo os astros celestes, as fotos de Mendonça impressionam pela amplitude do céu e de elementos como estrelas, a Lua e os planetas.

Essas são apenas algumas das centenas de exibições que a Univates promoveu, gratuitamente, nos últimos cinco anos. Em seis editais abertos pelo setor de Cultura e Eventos, por meio do Núcleo de Cultura, a Instituição efetivou aproximadamente 300 propostas de exposição por meio do instrumento de seleção, que é aberto uma vez por semestre. O número total de exposições realizadas, todas gratuitas para a visitação, oferece uma média de cinco mostras de arte por mês nos últimos 60 meses.

O campus da Universidade do Vale do Taquari, mensalmente, é uma vitrine para o trabalho de artistas plásticos de todo o Estado. Artistas que desenvolvem trabalhos com pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, cerâmica, arte têxtil, videodebate, arte digital, instalação, performance ou happenings são convidados a expor suas obras na Univates.

Recorde de visitantes

No ano da inauguração do Centro Cultural Univates, a primeira exposição realizada no espaço foi uma exibição internacional que reuniu réplicas, com base nos manuscritos originais, de 60 obras do artista e inventor renascentista Leonardo Da Vinci. Na ocasião, circularam pelo recém inaugurado espaço cultural cerca de 5 mil pessoas.

Os espaços

Lucas Wendt

Para 2018B, são três locais à disposição de quem tem interesse de mostrar seu trabalho, os Espaços Arte dos Prédios 7, 8 e 11. Situadas especialmente no campus, as exposições têm o objetivo de despertar o olhar de quem frequenta a estrutura da Univates e, também, promover o pensamento crítico-reflexivo daqueles que param para observar.  Para expor na Instituição é necessário se inscrever por meio de edital aberto semestralmente. As exposições acadêmicas - aquelas que são produtos de trabalhos desenvolvidos em sala de aula -, também são acolhidas.

O edital

O edital está aberto desde o dia 9 de julho e permanece aberto até o dia 29 julho, às 23h59min. Pode ser conferido em https://goo.gl/9q8H3C. Para mais informações, o telefone para contato é o (51) 3714-7000, ramal 5946.

Para visitar

As visitas, sempre gratuitas e abertas à comunidade, podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. O trabalho de curadoria das exposições é realizado pelo Núcleo de Cultura.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar