Pela primeira vez no Brasil, Justin Wilcox, da Customer Dev Labs e da plataforma Focus Framework, conduziu o workshop The Focus Framework - Como encontrar a conexão entre produto e mercado na tarde desta sexta-feira, 7, durante o CRIExp.
De maneira interativa e prática, o norte-americano iniciou a atividade solicitando aos participantes para escreverem seus problemas em papéis e os agrupou por similaridade, sendo que a palavras mais recorrentes foram foco, medo e dinheiro. A partir disso, Wilcox explicou rapidamente o funcionamento do cérebro, de forma que a decisão é tomada na amígdala a partir de sentimentos, enquanto os atributos de um produto são percebidos de forma racional no córtex pré-frontal. Segundo ele, o desafio consiste justamente em criar uma conexão entre essas duas áreas.
Um bom engenheiro é aquele que muda sentimentos; um mau engenheiro é aquele que muda atributos. Um mau marqueteiro é aquele que vende atributos; um bom marqueteiro é aquele que vende sentimentos, afirmou ele, apresentando cases que exemplificam o quanto o apelo emocional é mais decisivo para a compra do que as características racionais de um produto ou serviço. Na segunda parte da atividade, Wilcox apresentou a metodologia da Focus Framework, baseada em cinco etapas que envolvem entrevista com clientes, testes de marketing, testes de venda, aplicação em pequena escala e, então, automatização para a venda de grande escala.
Com a atividade, Justin Wilcox apresentou aos participantes uma maneira de solucionar os problemas iniciais ao conseguir foco, de maneira que eles possam vencer seus medos, empreenderem e ganharem dinheiro. No turno da noite, Justin Wilcox ministra a palestra Lições do Vale do Silício e a jornada rumo ao Customer Development Labs. No sábado pela manhã, dia 8, ele realiza a palestra Lean by doing Fazendo lean e, à tarde, o workshop Trabalhando o Customer Dev Labs na busca do market fit COMO fazer lean.
Paradigmas e Tendências na era da transição
Outro workshop da tarde foi com a jornalista que ostenta dois mestrados no currículo, Sabrina Deweik: referência mundial em pesquisa de tendências e consumo. Sabrina traz em sua bagagem pesquisas práticas e projetos importantes com grandes empresas nacionais e internacionais. No Brasil, atuou em projetos de marcas como Havaianas, Fiat, Natura, Petrobrás entre outras.
Sabrina é uma Cool Hunter - caçadora de tendências - que percebe e capta mudanças de comportamento para descobrir o que as empresas devem fazer para atingir o sucesso.
Em sua palestra Os novos paradigmas do Futuro e as Tendências Emergentes, a profissional falou sobre a era de transição. Estamos deixando valores antigos de lado para ceder aos novos valores. Até hoje o paradigma era a marca. Ao longo da era da crise, os novos valores que estão chegando são a sustentabilidade, o compartilhamento, a empatia, a qualidade do tempo e do espaço e também a diversidade, complementa.
A ampliação de estratégias e experiências criativas tem se posicionado a favor do tempo do consumidor. As pessoas estão em busca de qualidade de tempo, por isso é preciso ser capaz de fazer a leitura de comportamentos e por meio da tecnologia engajar o consumo em ações estratégicas, salientou Sabrina.
Experiência e autenticidade são termos bastante usados pela Cool-Hunter. Para ela, tendência nada mais é que estar no lugar certo, na hora certa, criando benefícios para a sociedade.
Texto: Nicole Morás e Mérilin Beck