Voltar

Univates convida comunidade regional para participar de pesquisa sobre hortas

Postado as 04/05/2021 10:41:27

Por Lucas George Wendt

Com o objetivo de promover a reflexão sobre as cidades inteligentes, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizará, em 2021, o Crie Smart Cities - grande evento acadêmico cujas discussões permeiam a sala de aula da Instituição com atividades desde o último ano. No ensino, os docentes abordam os cinco eixos do evento: mobilidade urbana, sustentabilidade, governança das cidades, transformações tecnológicas e qualidade de vida. 

Neste sentido, as estudantes de Jornalismo da Univates Júlia Amaral e Natália Richter, da disciplina de Técnicas de Reportagem, estão fazendo um levantamento sobre o cenário das hortas no Vale do Taquari. Toda a comunidade da região é convidada a participar de forma online respondendo a um formulário. 

O link para responder ao questionário é este http://bit.ly/pesquisa-hortas-univates e fica disponível até 16 de maio. O formulário tem cerca de 10 perguntas, que levam em torno de 3 minutos para serem respondidas. Os respondentes são incentivados a participar, inclusive enviando imagens das suas hortas para a pesquisa.  

A primeira parte do formulário pode ser preenchida também por quem não tem hortas, mas tem interesse, e tanto por moradores das áreas rurais quanto urbanas. O participante da pesquisa poderá deixar seu contato para participar de futuros cursos gratuitos que a Instituição possa oferecer nesta temática. 

A ação envolve o curso de Jornalismo, a organização do Crie Smart Cities e os Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates. 

A iniciativa é supervisionada pela professora doutora Jane Mazzarino. A docente explica que o objetivo é conhecer as experiências dos moradores da região para, com isso, gerar conversas e cursos como forma de ação comunitária para incentivar a ampliação de um hábito que impacta a saúde e o ambiente das cidades e das áreas rurais. A ideia surgiu na disciplina que Jane ministra nesse semestre e permite associar uma ação de ensino a uma ação de pesquisa.

Os dados reunidos pelas estudantes serão apresentados durante o evento Crie Smart Cities, em agosto. Entre os eixos temáticos do evento, que busca promover o conceito de cidades inteligentes na região do Vale do Taquari, estão a sustentabilidade e a qualidade de vida - aspectos que se relacionam com a pesquisa de Júlia e Natália.

 

Saiba mais sobre o CRIE Smart Cities

Criado para promover a integração das áreas do conhecimento da Univates a fim de discutir os assuntos que permeiam o futuro de Lajeado e do Vale do Taquari, o Crie Smart Cities reunirá as semanas acadêmicas da Instituição em um evento único. Para isso, a Universidade promoverá uma série de debates, workshops, palestras, oficinas, atividades artísticas e culturais abertos à comunidade. Mais informações serão disponibilizadas em breve. Acompanhe em www.univates.br/criesmartcities

Leia também

Univates reduz emissão de mais de 270 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2023

Resultado alcançado pela Instituição equivale ao plantio de 1.976 árvores.

Univates reduz emissão de mais de 270 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2023

Resultado alcançado pela Instituição equivale ao plantio de 1.976 árvores

Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado no Rio Grande do Sul em 2025

Evento acontece no mês de abril e pré-inscrições já estão abertas

Projeto busca transformar resíduos em ativos econômicos no Vale do Taquari

Serão coletados dados de 36 municípios que integram o Vale

Univates sediará 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales

A intenção do grupo foi propor o eixo temático, que deve girar em torno das mudanças relacionadas ao consumo e sobre como elas afetam a agricultura de base ecológica

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023