Voltar

Descubra como fazer substituições sustentáveis e ajudar o meio ambiente

Postado as 22/03/2021 16:34:47

Por Lais Pontin Matos

Durante o 6º Panorama Ambiental Global (Global Environment Outlook - GEO), realizado em março de 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou informações que mostram que o planeta Terra não está vivendo seus melhores dias. A entidade revelou, por exemplo, que, se não houver ampliação drástica da proteção ambiental nos próximos anos, cidades e regiões na Ásia, no Oriente Médio e na África poderão testemunhar milhões de mortes prematuras até 2050. Se quisermos deixar um mundo ecologicamente correto para as gerações que virão, devemos começar a fazer a nossa parte mudando alguns maus hábitos que temos. No post de hoje, reunimos dicas sustentáveis que são simples de seguir e que contribuem para a preservação da natureza.

 

Dê uma olhadinha nelas e inicie já sua jornada de conscientização:

1) Diga NÃO aos canudinhos plásticos 🚫

Se algum desconhecido lhe pedisse uma grande quantia de dinheiro emprestada, sua reação provavelmente seria a de mandá-lo tirar o cavalinho da chuva, certo? É com essa mesma indignação que você deve renunciar ao uso dos terríveis (sério, eles são piores do que a Nazaré Tedesco*) canudinhos de plástico.

Por serem feitos de polipropileno e poliestireno (materiais não biodegradáveis), os canudos de plástico levam centenas de anos para se decomporem na natureza. No fundo dos oceanos, eles podem liberar certos elementos químicos (alguns até cancerígenos) que são uma ameaça à vida das espécies marinhas. Atualmente, os canudinhos representam cerca de 4% de todo lixo plástico do mundo.

Como substituí-los? Existe a possibilidade de substituir os canudinhos plásticos pelos de silicone, bambu, vidro e papel, por exemplo. Beber direto do copo também é uma opção viável. Que tal testá-la?

 

2) Desfile por aí com sua ecobag 👜

Ela chegou chegando e veio para revolucionar as nossas vidas. Consegue adivinhar de quem estamos falando? Se você pensou na Tekpix ou então na iogurteira Toptherm, errou feio, errou rude! A estrela deste tópico é a ecobag, a bolsa de pano que foi criada para substituir a sacola plástica.

Talvez você não saiba, mas as sacolas plásticas levam de 300 a 500 anos (várias vidas, literalmente) para se decompor na natureza. Além disso, elas são feitas de petróleo, um recurso não renovável e cuja exploração e refino trazem danos catastróficos ao meio ambiente (já ouviu falar dos derramamentos de óleo que destroem a fauna e a flora em largas extensões?). A dica é evitar esses sacos tradicionais da mesma maneira que os estudantes de ciências humanas evitam todo e qualquer cálculo matemático: COM GOSTO!

A utilização de sacolas de pano só traz vantagens. Além de serem 100% naturais, as ecobags conseguem suportar mais peso (o que significa que dá para enchê-las com quilos e quilos de chocolate sem se preocupar), são mais confortáveis de usar, duram por muito tempo e ajudam a compor looks descolados. Além disso, dentro delas você pode carregar desde compras de supermercado até materiais escolares.

 

3) Tenha sempre à mão seu próprio copo e seus próprios talheres de metal 🍽️

Andar por aí carregando seu próprio copo e seus próprios talheres de metal pode parecer crazy em um primeiro momento, mas, com o passar do tempo, você perceberá a praticidade de ter esses utensílios sempre à mão.

Assim como canudinhos e sacolas plásticas, copos e talheres descartáveis prejudicam o meio ambiente. A organização norte-americana Conservancy Ocean, chegou a declarar que os talheres são os objetos “mais letais” para tartarugas marinhas, aves e mamíferos, que podem se machucar gravemente quando em contato com os utensílios.

Sabia que, antigamente, em casa ou na rua, o auge da elegância era fazer as refeições com os próprios talheres? Por alguma triste razão, esse costume acabou se perdendo, mas sempre existe a possibilidade de reavê-lo. Os comilões de carteirinha, que não dispensam a oportunidade de filar uma boia em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, agradecem!

 

Leia também

Univates reduz emissão de mais de 270 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2023

Resultado alcançado pela Instituição equivale ao plantio de 1.976 árvores.

Univates reduz emissão de mais de 270 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2023

Resultado alcançado pela Instituição equivale ao plantio de 1.976 árvores

Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado no Rio Grande do Sul em 2025

Evento acontece no mês de abril e pré-inscrições já estão abertas

Projeto busca transformar resíduos em ativos econômicos no Vale do Taquari

Serão coletados dados de 36 municípios que integram o Vale

Univates sediará 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales

A intenção do grupo foi propor o eixo temático, que deve girar em torno das mudanças relacionadas ao consumo e sobre como elas afetam a agricultura de base ecológica

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023