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Resumos Aprovados e Grupos de Pesquisas

Proteção e avaliação da marca

Artigo Autor(a/es)
1. Sobre Design de Identidade e Autoria: Entrevistas revisitadas Lúcia WEYMAR (UFPEL)
2. La influencia del valor de la marca en la medición de la eficacia publicitaria Emma Torres ROMAY
(Universidad de Vigo ESPANHA)
3. Marcas negadas por ofenderem a moral e os bons costumes: um estudo de caso Anderson Moraes de CASTRO E SILVA e
Carlos Maurício Pires e Albuquerque ARDISSONE
(Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI)
4. Evolução do uso do nome Brasil em marcas Elizabeth PEREIRA e
Maria Eugênia GALLOTTI
(Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI)
5. Como estão protegidas as marcas mais valiosas do Brasil? Uma análise a partir do Banco de Dados do INPI Danièlé HERVÉ,
Elaine VIANNA e
Elizabeth PEREIRA
(Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI)
6. A Tutela Internacional dos Direitos de Propriedade Intelectual: um estudo comparado entre Portugal e o Brasil na ótica do direito autoral. Cristina Maria de Gouveia CALDEIRA
(IADE/Portugal)
7. A Marca aplicada a um escritório de advocacia: implicações éticas. Ralf Werner KIRCHHEIM
(UNIVATES)

Estratégias de construção e consolidação da marca

Artigo Autor
1. A imagem da marca vem de dentro: modelo de aplicação da linguagem publicitária na intranet para o conhecimento da marca nas organizações. Alvaro Roberto DIAS
(UNIVALI/SC)
2. Neurodesign aplicado ao processo de criação e gestão de marcas Gustavo HANSEL e
Tiago OLIVEIRA
(UNIVATES)
3. Redesign de marcas de produtos entre atualização e revolução: o caso Vac Freezer Henrique LUZZARDI e
Liana WAICK
(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
4. Estratégia de Co-Branding no Mercado PME Vanessa Veiga VIEIRA
(Agência MITRAH)
5. Contribuições ao Estudo do Brand Equity Integrado - Perspectiva do Consumidor e Financeira Laura Mendes LOUZADA e
Paulo Sergio Miranda MENDONÇA
(Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP/USP )
6. El valor de la tipografía corporativa: un estúdio empírico del público en edad universitaria en España Daniel RODRÍGUEZ-VALERO
(Universidad de Alicante)
7. Marca Brasil: um panorama sobre as estratégias de construção de imagem Gisele R. RAMOS
(Universidade do Estado de Minas Gerais)
8. Comunicação, Organização e Gestão da Marca Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Taís Leite RAMOS,
Thiago MENEGHEL, Rodrigues
Richard PERASSI eLuiz de SOUSA
(Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
9. Construção de marcas de eventos esportivos internacionais: uma análise sistemática. Felipe Petik PASQUALOTTO e Ení Maria RANZAN
(Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
10. Design e Neurociência: uma pesquisa sobre a eficiência da proporção áurea na construção do projeto gráfico Tiago Nieswald OLIVEIRA e
Jaime Gómez QUEZADA
(UNIVATES/Brasil e OMD Chile)
11. Estratégias de branding da Farm Fernanda OST
(UNIVATES)
12. Banksy: branding na rua Pâmela Cristina FALEIRO
(UNIVATES)
13. O discurso da "real beleza" como estratégia de branding : de Dove a Elle. Aline Fröhlich Wenzel
(UNIVATES)
14. Aspectos fotográficos na construção de marcas: estratégias de aproximação com o consumidor. Márcia CAMPOS,
Carla TEIXEIRA e
Breno CARVALHO
(Universidade Católica de Pernambuco UNICAP)
15. City Branding : a importância da imagem na estratégia da marca das Cidades. O caso do Porto. Ana F. OLIVEIRA e
Fernando F. PAULINO
(Instituto Universitário da Maia/Portugal)
16. Estratégia, entretenimento e comunicação: a trajetória da marca SKOL na consolidação da liderança no mercado brasileiro. Ariane Alves RODRIGUES e
Roberto Gondo MACEDO
(Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM - São Paulo)
17. "É no município que tudo acontece": o reposicionamento da marca FAMURS sob o olhar da semiótica. Ariane da Silva XARÃO
(Moove Comunicação Transmídia)
18. Cachorrão Carmelito e Beto: um ícone do antibranding no Vale do Taquari. Josiane Weschenfelder ROTTA e Emilio Rafael ROTTA
(UNIVATES)
19. Análise das estratégias de construção e consolidação da marca Vinícola Aurora Betina KOENIG e
Daniela DE LUCAS
(UNIVATES)
20. Chilli Beans: análise sobre branding e propagação da marca além da comunicação Thiago de Melo Ramos VALINHO
(PUC MINAS)
21. Identidade versus imagem: um estudo da marca Sicredi, no Rio Grande do Sul Jonas QUERUZ e
Iara SILVA
(ESPM/RS)
22. Branding e a Rede de Organizações por Articulação Conceitual. Me. Geferson Barths (Uniritter) e
Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)
23. Brand(ing) Experience: o caso Empório Essenza. Paula Daiana THOMAS,
Mariela Fernanda Portz DORNELES,
Claudine Elisa BECKER e
Anayla Kassia Gasparotto RIZZI
(UNIVATES)
24. Garibaldi, me conte a sua história.
Construção e consolidação da marca através do Storytelling.
Ísis Fabiane da Silveira FÜHR e
Tatielle Haussen REIS
(Observatório de marcas)
25. A Apropriação criativa da marca Coca-Cola como estratégia multissensorial. Jéssica de Oliveira EIDELWEIN
(UNIVATES)
26. Branding Dudalina: um caso de amor à camisa e às pessoas. Mariana Heberle REIS
(UNIVATES)
27. Branding para micro e pequenas empresas Taiana TRAJANO
28. As marcas de produtos de limpeza e suas estratégias de branding Marceli Denise ARNHOLD
UNIVATES

Tendências de branding

Artigo Autor
1. As Cidades da Cidade: estudo da tendência de uso do storytelling como ferramenta de branding de destino. Laryssa TARACHUCKY ,
Pablo Eduardo FRANDOLOSO,
Marília Matos GONÇALVES e
Luis Salomão Ribas GOMEZ
2. Sinalização e branding : uma relação intrínseca que gera valor. Giuliana Sanches Cardoso SILVA e Marcia AURIANI
3. Porto Maravilha: estratégias de branding e a (re) invenção da área portuária da cidade do Rio de Janeiro. Maria Helena Carmo dos SANTOS e Flávio LINS
(Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
4. Place branding como ferramenta de fortalecimento do lugar e articulação da comunidade: reflexões sobre um projeto em andamento. Caio ESTEVES
(CEB+D Agência de branding )
5. A persuasão das marcas mutantes através do design emocional Anapaula GOTARDI
(Observatório de Marcas)
6. O círculo virtuoso da criatividade coletiva: Criação da Marca Mutante para o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (IcaUFC) Joaquim Francisco CORDEIRO NETO
(Universidade Federal do Ceará)
7. Netshoes: uma Marca Mutante Programada William Preussler Dieter
(Universidade FEEVALE)
8. A Identidade Visual Mutante Poética para representar uma marca jazzística - O Caso do Perseguidor. Joana HECK e
Elizete de Azevedo KREUTZ
(UNIVATES)
9. A Importância do Brand Experience e Marcas Mutantes para a construção de marcas Diogo Jacoby
(Universidade Feevale,
Novo Hamburgo, RS)
10. Brand education : a educação formal vinculada à marca Francieli DALDON
(UNIVATES)
11. Marca Mutante Jogável: conexões & experiências Breno CARVALHO
e André NEVES
(UNICAP e UFPE)
12. Zupi, uma marca nascida mutante Camile Naína THOMÉ
(Feevale)
13. Branding na arena virtual: a cultura participativa e as marcas no e-sport Carla TEIXEIRA ,
Dario BRITO e
Rodrigo LEAL
(Universidade Católica de Pernambuco UNICAP)
14. Marcas Espirituais - uma tendência de branding Roselaine de Azevedo MEIRA
(UNIVATES)

Ética e sustentabilidade

Artigo Autor
1. A responsabilidade social corporativa como vantagem competitiva em branding. Fabiane P. Sasuen
(UNIVALI)
2. Princípios Éticos e Socioambientais para a Gestão de uma Marca. Felipe VERSATI,
Gabriel MENESES,
Leila RABELLO e
Márcia AURIANI
3. Green brand e branding social como estratégias de branding na área da moda: estudo de caso da marca Osklen. Daniela GOMEZ e
Claudia Beatriz Greff FOLETTO (UNIVATES)
4. A Moda em busca de soluções sustentáveis. Claudia Beatriz Greff FOLETTO e
Odorico KONRAD
(UNIVATES)
5. O Uso da sustentabilidade como diferencial da marca: análise comparativa de três marcas do Vale do Taquari. Natália COELHO,
Marjorie KAUFFMANN e
Diogo BOTTI (UNIVATES)

Marcas e negócios

Artigo Autor
1. Extensão de marcas: inovação para a multiplicação de negócios Cecilia Russo
TROIANO e Jaime TROIANO
(TroianoBranding)
2. Hacia una nueva taxonomía de los nombres corporativos en la empresa actual. Alberto PINILLOS LAFFÓN e Fernando OLIVARES DELGADO
(Universidad de Alicante. España)
3. Inovação do mercado têxtil: um estudo de caso de como o mercado brasileiro e português recebem as marcas de vestuário ecológico João Paulo Nascimento da SILVA
(Instituto Politécnico de LEIRIA)
4. Branding : a importância da construção e gestão de marcas para pequenos negócios localizados no Vale do Taquari Gustavo PEZZI
(UNIVATES)
5. Percepção de branding por Pequenas e Médias Empresas do Vale do Taquari Nicole MORÁS
(UNIVATES)
6. Gestão da marca no processo de internacionalização de bancos brasileiros: o caso do Banco Itaú no Chile Elaine de Oliveira PATRÍCIO
e Marcelo André MACHADO
(Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Escola de Gestão e Negócios)
7. Cocriação como ferramenta para gerar negócios para marcas de veículos de comunicação Ana Flávia HANTT e
Flávio Régio
BRAMBILLA
(Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC)
8. Branding : Alavancando Negócios Gabriel dos Inocentes MENESES
(INFOBRANDING)
9. Claves para la creación y gestión de marca en las empresas familiares Fernando OLIVARES
Alberto PINILLOS
UNIVERSIDAD DE ALICANTE (ESPANHA)

Marcas e públicos

Artigo Autor
1. Comunicação e convergência tecnológica: um estudo de marca dos smartphones líderes globais na composição Apple versus Samsung Danilo Zaiatz MIRANDA e
Roberto Gondo MACEDO
(MACKENZIE)
2. A influência das crises na percepção das marcas de alimentos frente às famílias porto - alegrenses das classes A/B e C Júlia MARINÉ e
Iara SILVA
(ESPM Sul)
3. Gestão de Marcas de Moda: ações de consultoria de imagem e estilo no PDV (ponto de venda) Anna Beatriz
Leila Rabello de OLIVEIRA
(Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)
4. Desafios da construção de valor em marcas de Pequenas e Médias Empresas com enfoque no segmento B2B - Estudos de Casos Rodrigo Lima de AMORIM,
Yuri Lázaro de Oliveira CUNHA e
Monica DESIDERIO
(Business SchoolSP)
5. Marcas do coração da classe C - aspectos e peculiaridades Rodrigo Lima de AMORIM,
Yuri Lázaro de Oliveira CUNHA e
Monica DESIDERIO
6. As marcas de luxo: e a comunicação mercadológica para os "Novos Ricos" Frank Michael WANDERLEY e Hildeu ANDRADA
(Pontifícia Universidade Católica de Goiás)
7. Branding governamental e o uso de índices de desempenho no endobranding Mariela PORTZ e
Rudimar BALDISSERA
(UNIVATES/UFRGS)
8. Imagem-conceito da marca Scania:
por trás de todo motorista existe um caminhão;
por trás de todo caminhão existe uma marca
Artur Afonso Ceni
(UNIVATES)
9. Infidelidade de marca. Porque a maioria dos consumidores não são leais às marcas. António MENDES,
Kelly van SANTOVOORT e
Aniek STAVAST
(IADE - Creative University, Lisboa, Portugal | Fontys University, Eindoven, Holanda)
10. A identidade competitiva da marca-cidade Nova Iorque na perspectiva de jovens porto-alegrenses Carolina Araujo FORLÉO
Iara Silva da SILVA
(Escola Superior de Propaganda e Marketing)
11. O design emocional da marca Barbie: de brinquedo a desejo de moda. Josiane Andreia da Costa SCHMITT
(UNIVATES)

Marcas e cultura

Artigo Autor
1. O que Pode a Arte dizer à Economia? A Arte como Marca. Maria de Loudes RIOBOM
(IADE/Portugal)
2. An integrated model for measuring country image: personality, cognition, emotion and their influence on behavioral intentions. Carlos BÚRCIO,
Rui Vinhas DA SILVA e
Maria de Fátima SALGUEIRO
(Lisbon University)
3. Marcas, cultura e branding : estratégias contemporâneas. Giovana Goretti Feijó de ALMEIDA
(UNISC)
4. O posicionamento das marcas de moda dentro de um novo panorama de gêneros e padrões de beleza. Tainá GROSS
(UNIVATES)
5. O design de marcas e símbolos e os aspectos mnemónicos Cecilia CONSOLO
(Universidade de São Paulo - USP)
6. Motivação regional atrelada à marca: o caso da Caicó Brindes Rafael Gomes da COSTA
(Faculdade Católica Santa Teresinha - FCST)
7. Between Europe and Orient: City Branding cases from Turkey Diren BULUT e
Ceren BULUT YUMRUKAYA
(Istanbul University School of Business
Dokuz Eylul University)
8. Moving contexts, moving brands:
O caso da marca de BBC One no Reino Unido e suas negociações com um contexto em mudança.
Daniel GRANADA DA SILVA FERREIRA
(UNIVATES
Université de Paris Ouest Nanterre La Défense)
9. A Multisimbologia das Marcas Mascotes dos Jogos Olímpicos. Ení Maria RANZAN,
Francisco Antonio Pereira Fialho e
Richard Perassi Luiz de SOUSA
(Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
10. GoPro: a marca de action cam no mercado brasileiro Nayara Amaral ARAÚJO,
Madianne Clemildes De Souza NUNES e
Matheus Pereira Mattos FELIZOLA
(Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, SE)
11. MAGAZINE LUIZA - A vivência da cultura, alinhamento e sucesso organizacional Denise CAVALCANTI
(INFOBRANDING - marcas, ideias e afins)
12. Branding Cultural: empresa Jans Concept Theresa LOBO (Ph.D. D.Sc.)
(Unidcom IADE-CREATIVE UNIVERSITY/ LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES)
13. Como a cultura participativa e a cultura de nichos estão influenciando a criação de marcas Isabela ABREU
Faculdades Integradas Hélio Alonso

O Discurso da marca e ideologia

Artigo Autor
1. Discurso da marca Gota Limpa em seu site reformulado Camille Bertolini DI GIGLIO e Nicole Sberse MORÁS
(UNIVATES)
2. A mística cristã e a política mundana. Aryovaldo de Castro AZEVEDO JUNIOR, Gabriel Alexandre BOZZA e Fernando CASTRO
3. Narrativa política da mídia global: uma análise semiótica crítica Simone Maria Abrahão SCAFUTO
(UnB)
4. A Metáfora Contextual Visual como Recurso Semiótico da Marca na Projeção de Valores Carminda SILVESTRE e
Gorete MARQUES
(ESTG-IPLEIRIA/CELGA/ILTEC)
5. A diferença entre bom design e o Raio Gourmetizador Paula Langie ARAUJO
(Néktar Design)
6. Análise da influência do slogan para a valorização da marca Unimed pelo ponto de vista do branding. Lucas Paiva de OLIVEIRA e
Marcelo CORRÊA
(Centro Universitário Metodista do Sul - IPA)
7. Enjoei e estudei: uma análise do discurso utilizado nas vendas do site Enjoei.com Márcia Ceci Melz
(UNIVATES)
8. O Discurso da marca da comunicação política pública: uma análise discursiva crítica do Parlamento Brasileiro Rosane Queiroz GALVÃO
(Universidade de Brasília -UnB)
9. A Marca-País como Instrumento de diplomacia: o caso da Argentina Viviane BISCHOFF e
Maria Susana Arrosa SOARES
(UFRGS UNIVATES)
10. Os significados representacionais em anúncios publicitários. LOPES, Ana Keyla Carmo (Universidade Federal do Ceará/UFC)
PACHECO, Jorge Tércio Soares (Universidade Estadual do Ceará/UECE)
11. A metáfora contextual nos gêneros anúncio publicitário e carta-corrente: um estudo comparativo. SOUSA, Maria Margarete Fernandes de (Universidade Federal do Ceará/UFC)
LOPES, Ana Keyla Carmo (Universidade Federal do Ceará/UFC)
SILVESTRE, Carminda (Instituto Politécnico de Leiria/IPLeiria - Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada /CELGA-ILTEC/)
12. Harley Davidson: Discurso e Ideologia Pâmela Cristina FALEIRO
Centro Universitário UNIVATES

Conexões da marca (Transmídia, Storytelling , Mídias Sociais, Experiências, outras)

Artigo Autor
1. O poder e a aura das marcas de luxo em classes mais populares: o caso Louis Vuitton Vonia ENGEL e
Giovana Goretti Feijó de ALMEIDA
(UNISC)
2. Hotel Urbano: estratégias de marca online e offline Jackson De SOUZA,
Luiz Magno Silva LIMA ,
Madianne Clemildes De Souza NUNES,
Nayara Amaral ARAÚJO,
Sebastiao Brito Costa OLIVEIRA,
Tulio Silva FARIAS e
Matheus Pereira Mattos FELIZOLA
(Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, SE)
3. A pessoa-marca nas redes sociais através da linguagem audiovisual: gêneros do discurso no storytelling Rosana Vaz SILVEIRA e
Ernani Cesar de FREITAS
(Universidade FEEVALE)
4. O Design de Experiências e o branding : projetando interações emocionais entre marcas e o consumidor Pablo F. M. BEZERRA e
Amilton J. V. ARRUDA
(Universidade Federal de Pernambuco)
5. Analyzing Your Brand on Social Media: Web & Text Mining Diren BULUT ,
Umman Tugba GURSOY e
Cemil YIGIT
(Istanbul University School of Business)
6. Mídias sociais e storyelling no processo de gestão e co-criação da marca Grace Kelly MARCELINO e
Denise Marta Cavalcante ARAÚJO
(Universidade Anhembi Morumbi/Business School São Paulo)
7. A construção de marcas através da comunicação em canais online. Frederico Reis PACHECO
(Universidade Federal de São Paulo)
8. Branding e brand experience como estratégia de posicionamento e comunicação da marca. Isis Fabiane da Silveira FÜHR ,
Paula Daiana THOMAS e
Susana STRÖHER
(UNIVATES
e Observatório de Marcas)
9. A marca do projeto: ação estratégica para o sucesso. Carlos Augusto Monguilhott REMOR e
Gladys Milena Berns Carvalho do PRADO
(UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
10. Redes sociais e colaboração como instrumentos de branding: Estudo da ação “Você na capa do Guia” Lilian Landvoigt da ROSA
Luis Henrique RAUBER
Universidade FEEVALE

Metodologias para a pesquisa e para a gestão da marca

Artigo Autor
1. O storytelling como metodologia projetual para a construção de uma identidade de marca: o caso do Café de Colômbia. Valéria Casaroto FEIJÓ
Pablo Eduardo FRANDOLOSO
Marília Matos GONÇALVES
Luiz Salomão Ribas GOMEZ
2. Inspire: metodologia para gestão de marcas a partir do seu DNA corporativo. Gustavo Hansel
Jaime Andres Gomez Quezada
UNIVATES
3. Os métodos de pesquisa selecionados para estudar a comunicação da marca dos parceiros em eventos. Ení Maria RANZAN e
Richard Perassi Luiz de SOUSA
(Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
4. O que é uma marca? Ampliando o rigor teórica na definição do conceito. Carlos Eduardo LOURENÇO e Henrique de CAMPOS JUNIOR
(FGV-EAESP)
5. Novos significados em produtos e serviços. Isabel Cristina d'Avila OLIVEIRA
(UNISINOS)
6. Análise dos valores de marca: Chanel nº5, de Marilyn Monroe à Gisele Bündchen. Annelena Silva da LUZ e
Juliana PETERMANN
(UFRGS)
7. Destinos favoritos de todo o mundo: uma abordagem revolucionária na investigação das imagens de destino e do branding de destinos a nível mundial. Francisco Dias
(IPL/Portugal)
8. Branding para micro e pequenas empresas
Modelo Branding Box para Análise das Dimensões da Marca Corporativa: Estudo de Caso do Segmento PET .
Taiana TRAJANO,
Marco Aurélio PETRELLI,
Marília Matos GONÇALVES e
Sabrina TESSARO
(Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
9. Modelo Branding Box para Análise das Dimensões da Marca Corporativa: Estudo de Caso do Segmento PET Marco Aurélio PETRELLI
Marília Matos GONÇALVES
Sabrina TESSARO
Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Panorama das marcas - A evolução das marcas numa perspectiva histórica.

Artigo Autor
1. A Gênese das Marcas. Marco A. A. Rezende (Marcar Branding)
2. Branding e Design : estado da arte em periódicos brasileiros de design. Daniela SZABLUK - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade Senac Porto Alegre
Paulo Roberto Nicoletti DZIOBCZENSKI - Aalto University School of Art and Design
Júlio Carlos de Souza VAN DER LINDEN - (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
3. A construção de marcas fortes no cenário pós-moderno. Ivy Francielle Higino MARTINS
Sérgio Antônio SILVA
4. O registro de marcas em Lajeado, Rio Grande do Sul, no início do século XX. Marcos Rogério KREUTZ
(UNIVATES)
5. Sabores, Sons, Cores e Odores da Cidade Maravilhosa: uma genealogia da Marca Rio. Cristina Nunes de SANT'ANNA
Anderson Moraes de CASTRO E SILVA
(Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI)
(Universidade Estadual da Zona Oeste -UEZO)
6. O Conhecimento da Marca IFSC - Câmpus Lages. Thiago MENEGHEL Rodrigues
Alexandre ZAMMAR
Taís Leite RAMOS
Richard PERASSI Luiz de Sousa
(Instituto Federal de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina)
7. Coca-Cola: do American Way Of Life ao jeitinho brasileiro. A comunicação da Coca-Cola com gosto de Brasil. Eduardo DIEB
Eric de CARVALHO
(Faculdade Cásper Líbero)
8. A marca do território local para o desenvolvimento do turismo: um panorama do Brasil e do mundo. Carina SCANDOLARA DA SILVA
Luiz Fernando Gonçalves de FIGUEIREDO
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC