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PROTEÇÃO E AVALIAÇÃO DA MARCA


1º de Outubro - Coordenadoras Ma. Thaís Müller e Dra. Cristina Caldeira

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 402
Prédio 16
13h30 Evolução do uso do nome ‘Brasil' em marcas dos setores de cosmético, vestuário e bebidas alcoólicas Elizabeth PEREIRA e Maria Eugênia GALLOTTI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI)
14h Como estão protegidas as marcas mais valiosas do Brasil? Uma análise a partir do Banco de Dados do INPI Danièlé HERVÉ,
Elaine VIANNA e
Elizabeth PEREIRA
(Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI)
14h30 A Tutela Internacional dos Direitos de Propriedade Intelectual: um estudo comparado entre Portugal e o Brasil na ótica do direito autoral. Cristina Maria de Gouveia CALDEIRA
(IADE/Portugal)
15h Marcas negadas por ofenderem a moral e os bons costumes: um estudo de caso Anderson Moraes de CASTRO E SILVA e
Carlos Maurício Pires e Albuquerque ARDISSONE
(Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI)

ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA MARCA


1º de Outubro - Coordenador Dr. Rudimar Baldissera

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 403
Prédio 16
13h30 Branding e a Rede de Organizações por Articulação Conceitual. Me. Geferson Barths (Uniritter) e
Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)
14h Banksy: branding na rua Pamela FALEIRO
(UNIVATES)
14h30 Análise das estratégias de construção e consolidação da marca Vinícola Aurora Betina KOENIG e
Daniela DE LUCAS
(UNIVATES)
15h Brand(ing) Experience: o caso Empório Essenza. Paula Daiana THOMAS,
Mariela Fernanda Portz DORNELES,
Claudine Elisa BECKER e
Anayla Kassia Gasparotto RIZZI
(UNIVATES)

1º de Outubro - Coordenador Me. Marcos Rogério Kreutz

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 404
Prédio 16
13h30 Estratégias de branding da Farm Fernanda OST
(UNIVATES)
14h O discurso da "real beleza" como estratégia de branding: de Dove a Elle. Aline Fröhlich Wenzel
(UNIVATES)
14h30 Branding Dudalina: um caso de amor à camisa e às pessoas. Mariana Heberle REIS
(UNIVATES)

1º de Outubro - Coordenador Dr. Hélio Etchepare

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 405
Prédio 16
13h30 Redesign de marcas de produtos entre atualização e revolução: o caso Vac Freezer Henrique LUZZARDI e
Liana WAICK
(Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS)
14h Branding para micro e pequenas empresas Taiana TRAJANO
(ESPM RJ)
14h30 Estratégia de Co-Branding no Mercado PME Vanessa Veiga VIEIRA
(Agência MITRAH)
15h As marcas de produtos de limpeza e suas estratégias de branding Marceli Denise ARNHOLD
(UNIVATES)

2 de Outubro - Coordenador Dr. Roberto Gondo Macedo

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 403
Prédio 16
13h30 Garibaldi, me conte a sua história. Construção e consolidação da marca através do Storytelling. Ísis Fabiane da Silveira FÜHR,
Tatielle Haussen REIS e
Elizete de Azevedo KREUTZ
(Observatório de marcas e UNIVATES)
14h Comunicação, Organização e Gestão da Marca Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Taís Leite RAMOS,
Thiago MENEGHEL Rodrigues e
Richard Perassi Luiz de SOUSA
(Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
14h30 A Apropriação criativa da marca Coca-Cola como estratégia multissensorial. Jéssica de Oliveira EIDELWEIN
(UNIVATES)
15h Estratégia, entretenimento e comunicação: a trajetória da marca SKOL na consolidação da liderança no mercado brasileiro. Ariane Alves RODRIGUES e
Roberto Gondo MACEDO
(Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo)

2 de Outubro - Coordenador Dr. Daniel Granada

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 404
Prédio 16
13h30 "É no município que tudo acontece": o reposicionamento da marca FAMURS sob o olhar da semiótica. Ariane da Silva XARÃO
(Moove Comunicação Transmídia)
14h Gestão de marca voltada ao design de rótulos: a comparação dos rótulos das cervejarias brasileiras Tupiniquim e Seasons Tiago Nieswald OLIVEIRA e
Jaime Gómez QUEZADA
(UNIVATES/Brasil e OMD Chile)
14h30 Marca Brasil: um panorama sobre as estratégias de construção de imagem Gisele R. RAMOS
(Universidade do Estado de Minas Gerais)

2 de Outubro - Coordenador Dr. Daniel Rodríguez-Valero

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 405
Prédio 16
13h30 A imagem da marca vem de dentro: modelo de aplicação da linguagem publicitária na intranet para o conhecimento da marca nas organizações. Alvaro Roberto DIAS
(UNIVALI/SC)
14h El valor de la tipografía corporativa para el público en edad universitaria en España: un estúdio empírico Daniel RODRÍGUEZ-VALERO
(UNIVERSIDAD DE ALICANTE - Espanha)
14h30 Aspectos fotográficos na construção de marcas: estratégias de aproximação com o consumidor. Márcia CAMPOS,
Carla TEIXEIRA e
Breno CARVALHO
(Universidade Católica de Pernambuco UNICAP)

TENDÊNCIAS DE BRANDING


1º de Outubro - Coordenadora Dra. Elizete de Azevedo Kreutz

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 406
Prédio 16
13h30 A persuasão das Marcas Mutantes por meio do design emocional Anapaula GOTARDI
14h Marca Mutante Jogável: conexões & experiências Breno CARVALHO e
André NEVES
(UNICAP e UFPE)
15h Branding na arena virtual: a cultura participativa e as marcas no e-sport Carla TEIXEIRA ,
Dario BRITO e
Rodrigo LEAL
(Universidade Católica de Pernambuco UNICAP)

2 de Outubro - Coordenadora Dra. Elizete de Azevedo Kreutz

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 406
Prédio 16
13h30 Brand education: a educação formal vinculada à marca Francieli DALDON
(UNIVATES)
14h Zupi, uma marca nascida mutante Camile Naína THOMÉ
(Feevale)
14h30 A Identidade Visual Mutante Poética para representar uma marca jazzística - O Caso do Perseguidor. Joana HECK e
Elizete de Azevedo KREUTZ
(UNIVATES)
15h A Importância do Brand Experience e Marcas Mutantes para a Construção de Marcas. Diogo JACOBY
(FEEVALE)

2 de Outubro - Coordenadora Ma. Márcia Auriani

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 407
Prédio 16
13h30 As Cidades da Cidade: estudo da tendência de uso do storytelling como ferramenta de branding de destino. Laryssa TARACHUCKY ,
Pablo Eduardo FRANDOLOSO,
Marília Matos GONÇALVES e
Luis Salomão Ribas GOMEZ
(UFSC)
14h Sinalização e branding: uma relação intrínseca que gera valor. Giuliana Sanches Cardoso SILVA e
Marcia AURIANI
(Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)
14h30 Place branding como ferramenta de fortalecimento do lugar e articulação da comunidade: reflexões sobre um projeto em andamento. Caio ESTEVES
(CEB+D Agência de branding )
15h Porto Maravilha: estratégias de branding e a (re) invenção da área portuária da cidade do Rio de Janeiro. Maria Helena Carmo dos SANTOS e
Flávio LINS
(Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE


1º de Outubro - Coordenador Dr. Odorico Konrad

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 502
Prédio 16
13h30 Green brand e branding social como estratégias de branding na área da moda: estudo de caso da marca Osklen. Daniela GOMEZ e
Claudia Beatriz Greff FOLETTO
(UNIVATES)
14h A Moda em busca de soluções sustentáveis. Claudia Beatriz Greff FOLETTO e
Odorico KONRAD
(UNIVATES)
14h30 Princípios Éticos e Socioambientais para a Gestão de uma Marca. Felipe VERSATI,
Gabriel MENESES,
Leila RABELLO e
Márcia AURIANI
(Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

2 de Outubro - Dr. Coordenador Odorico Konrad

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 502
Prédio 16
13h30 A responsabilidade social corporativa como vantagem competitiva em branding. Fabiane P. Sasuen
(UNIVALI)
14h O Uso da sustentabilidade como diferencial da marca: análise comparativa de três marcas do Vale do Taquari/RS. Natália COELHO,
Marjorie KAUFFMANN e
Diogo BOTTI
(UNIVATES)

MARCAS E NEGÓCIOS


1º de Outubro - Coordenador Dr. Fernando Olivares

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 503
Prédio 16
13h30 Claves para la creación y gestión de marca en las empresas familiares Alberto PINILLOS LAFFÓN e
Fernando OLIVARES DELGADO
(Universidad de Alicante. Espanha)
14h Percepção de branding por Empresas do Vale do Taquari/RS Nicole MORÁS
(UNIVATES)
14h30 Cocriação como ferramenta para gerar negócios para marcas de veículos de comunicação Ana Flávia HANTT e
Flávio Régio BRAMBILLA
(Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC)
15h Branding: a importância da construção e gestão de marcas para pequenos negócios localizados no Vale do Taquari/RS Gustavo PEZZI
(UNIVATES)

2 de Outubro - Coordenador Dr. Fernando Olivares

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 503
Prédio 16
13h30 Hacia una nueva taxonomía de los nombres corporativos en la empresa actual Alberto PINILLOS LAFFÓN e
Fernando OLIVARES DELGADO
(Universidad de Alicante. España)
14h Branding: alavancando negócios Gabriel dos Inocentes MENESES
(INFOBRANDING)
14h30 Inovação do mercado têxtil: um estudo de caso de como o mercado brasileiro e português recebem as marcas de vestuário ecológico João Paulo Nascimento da SILVA
(Instituto Politécnico de LEIRIA)

MARCAS E PÚBLICOS


1º de Outubro - Coordenador Dr. Roberto Gondo Macedo

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 505
Prédio 16
13h30 A influência das crises na percepção das marcas de alimentos frente às famílias porto - alegrenses das classes A/B e C Júlia MARINÉ e
Iara SILVA
(ESPM Sul)
14h Comunicação e convergência tecnológica: um estudo de marca dos smartphones líderes globais na composição Apple versus Samsung Danilo Zaiatz MIRANDA e
Roberto Gondo MACEDO
(MACKENZIE)
14h30 Infidelidade de marca. Porque a maioria dos consumidores não são leais às marcas. António MENDES,
Kelly van SANTOVOORT e
Aniek STAVAST
(IADE - Creative University, Lisboa, Portugal | Fontys University, Eindoven, Holanda)

2 de Outubro - Coordenadora Ma. Thaís Müller

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 504
Prédio 16
13h30 Gestão de Marcas de Moda: ações de consultoria de imagem e estilo no PDV (ponto de venda) Anna Beatriz Barros CARNEIRO
Leila Rabello de OLIVEIRA
(Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)
14h O design emocional da marca Barbie: de brinquedo a desejo de moda. Josiane Andreia da Costa SCHMITT
(UNIVATES)
14h30 How Consumer Loyalty Reinforces the Power of Private Labels Carla AMORIM
Universidade de Santiago de Compostela
Elizabeth SERRA
Instituto Estudos Superiores Financeiros e Fiscais
Maria DEL RIO
Universidade de Santiago de Compostela
15h As marcas de luxo: e a comunicação mercadológica para os "Novos Ricos" Frank Michael WANDERLEY e Hildeu ANDRADA
(Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

2 de Outubro - Coordenador Dr. Rudimar Baldissera

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 505
Prédio 16
13h30 Imagem-conceito da marca Scania: por trás de todo motorista existe um caminhão; por trás de todo caminhão existe uma marca Artur Afonso CENI
(UNIVATES)
14h Branding governamental e o uso de índices de desempenho no endobranding Mariela Portz DORNELES e
Rudimar BALDISSERA
(UNIVATES/UFRGS)
14h30 A identidade competitiva da marca-cidade Nova Iorque na perspectiva de jovens porto-alegrenses Carolina Araujo FORLÉO
Iara Silva da SILVA
(Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM Sul)

MARCAS E CULTURA


1º de Outubro - Coordenador Dr. Daniel Granada

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 506
Prédio 16
13h30 Motivação regional atrelada à marca: o caso da Caicó Brindes Rafael Gomes da COSTA
(Faculdade Católica Santa Teresinha - FCST)
14h GoPro: a marca de action cam no mercado brasileiro Nayara Amaral ARAÚJO,
Madianne Clemildes De Souza NUNES e
Matheus Pereira Mattos FELIZOLA
(Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, SE)
14h30 Between Europe and Orient: City Branding cases from Turkey: Moving contexts, moving brands Diren BULUT e
Ceren BULUT YUMRUKAYA
(Istanbul University School of Business Dokuz Eylul University)
15h Marcas, cultura e branding : estratégias contemporâneas. Giovana Goretti Feijó de ALMEIDA
(UNISC)
15h30 O caso da marca de BBC One no Reino Unido e suas negociações com um contexto em mudança. Daniel GRANADA DA SILVA FERREIRA
(UNIVATES e Université de Paris Ouest Nanterre La Défense)

2 de Outubro - Coordenadora Dra. Cecília Consolo

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 506
Prédio 16
13h30 MAGAZINE LUIZA - A vivência da cultura, alinhamento e sucesso organizacional Denise CAVALCANTI Araújo
(INFOBRANDING - marcas, ideias e afins)
14h Sobre Design de Identidade e Autoria: Entrevistas revisitadas Lúcia WEYMAR
(UFPEL)
14h30 O design de marcas e símbolos e os aspectos mnemónicos Cecília CONSOLO
(USP)
15h Como a cultura participativa e a cultura de nichos estão influenciando a criação de marcas Isabela ABREU
Faculdades Integradas Hélio Alonso

2 de Outubro - Coordenadora Dra. Cristina Caldeira

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 507
Prédio 16
13h30 A Multisimbologia das Marcas Mascotes dos Jogos Olímpicos. Ení Maria RANZAN, 2/10
Francisco Antonio Pereira Fialho e
Richard Perassi Luiz de SOUSA
(Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
14h O que pode a Arte dizer à Economia? A Arte como Marca. Maria de Loudes RIOBOM
(IADE/Portugal)
14h30 O posicionamento das marcas de moda dentro de um novo panorama de gêneros e padrões de beleza. Tainá GROSS
(UNIVATES)

O DISCURSO DA MARCA E IDEOLOGIA


1º de Outubro - Coordenadoras Dra. Carminda Silvestre e Dra. Josenia Vieira

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 508
Prédio 16
13h30 A Metáfora Contextual Visual como Recurso Semiótico da Marca na Projeção de Valores Carminda SILVESTRE e
Gorete MARQUES
(ESTG-IPLEIRIA/CELGA/ILTEC)
14h O Discurso da marca da comunicação política pública: uma análise discursiva crítica do Parlamento Brasileiro Rosane Queiroz GALVÃO
(Universidade de Brasília -UnB)
14h30 A metáfora contextual nos gêneros anúncio publicitário e carta-corrente: um estudo comparativo. Maria Margarete Fernandes de SOUSA e
Ana Keyla Carmo LOPES
(Universidade Federal do Ceará/UFC)
Carminda SILVESTRE
(Instituto Politécnico de Leiria/IPLeiria - Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada /CELGA-ILTEC/)
15h Os significados representacionais em anúncios publicitários. Ana Keyla Carmo LOPES
(Universidade Federal do Ceará/UFC)
Jorge Tércio Soares PACHECO
(Universidade Estadual do Ceará/UECE)

2 de Outubro - Coordenadora Dra. Carminda Silvestre

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 508
Prédio 16
13h30 Análise da influência do slogan para a valorização da marca Unimed pelo ponto de vista do branding. Lucas Paiva de OLIVEIRA e
Marcelo CORRÊA
(Centro Universitário Metodista do Sul - IPA)
14h A mística cristã e a política mundana. Aryovaldo de Castro AZEVEDO JUNIOR,
Gabriel Alexandre BOZZA e
Fernando CASTRO
(Universidade Federal do Paraná UFPR)
14h30 Harley Davidson: Discurso e Ideologia Pâmela Cristina FALEIRO
Silvana FALEIRO
(UNIVATES)
15h Discurso da marca Gota Limpa em seu site reformulado Camille Bertolini DI GIGLIO e
Nicole Sberse MORÁS
(UNIVATES)
15h30 Narrativa política da mídia global: uma análise semiótica crítica Simone Maria Abrahão SCAFUTO
(UnB)

CONEXÕES DA MARCA


1º de Outubro – Coordenador Me. Rodrigo Brod

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 509
Prédio 16
13h30 A pessoa-marca nas redes sociais através da linguagem audiovisual: gêneros do discurso no storytelling Rosana Vaz SILVEIRA e
Ernani Cesar de FREITAS
(Universidade FEEVALE)
14h Mídias sociais e storyelling no processo de gestão e co-criação da marca Grace Kelly MARCELINO e
Denise Marta Cavalcante ARAÚJO
(Universidade Anhembi Morumbi/Business School São Paulo)
14h30 Redes sociais e colaboração como instrumentos de branding: Estudo da ação "Você na capa do Guia" Lilian Landvoigt da ROSA
Luis Henrique RAUBER
Universidade FEEVALE
15h Analyzing Your Brand on Social Media: Web & Text Mining Diren BULUT,
Umman Tugba GURSOY e
Cemil YIGIT
(Istanbul University School of Business)

2 de Outubro - Coordenador Dr. Hélio Etchepare

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 509
Prédio 16
13h30 O poder e a aura das marcas de luxo em classes mais populares: o caso Louis Vuitton Vonia ENGEL e
Giovana Goretti Feijó de ALMEIDA
(UNISC)
14h O Design de Experiências e o branding: projetando interações emocionais entre marcas e o consumidor Pablo F. M. BEZERRA,
Celso Hartkopf LOPES FILHO e
Amilton J. V. ARRUDA
(Universidade Federal de Pernambuco)
14h30 Branding e brand experience como estratégia de posicionamento e comunicação da marca. Isis Fabiane da Silveira FÜHR,
Paula Daiana THOMAS e
Susana STRÖHER
(UNIVATES
e Observatório de Marcas)
15h A marca do projeto: ação estratégica para o sucesso. Carlos Augusto Monguilhott REMOR e
Gladys Milena Berns Carvalho do PRADO
(Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)

METODOLOGIAS PARA A PESQUISA E PARA A GESTÃO DA MARCA


1º de Outubro - Coordenador Dr. Francisco Dias

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 510
Prédio 16
13h30 O papel do brand equity na avaliação da performance competitiva das marcas de destinos turísticos Francisco Dias
(IPL/Portugal)
14h Os métodos de pesquisa selecionados para estudar a comunicação da marca dos parceiros em eventos. Ení Maria RANZAN e
Richard Perassi Luiz de SOUSA
(Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
14h30 O que é uma marca? Ampliando o rigor teórica na definição do conceito. Carlos Eduardo LOURENÇO e
Henrique de CAMPOS JUNIOR
(FGV-EAESP)
15h O storytelling como metodologia projetual para a construção de uma identidade de marca: o caso do Café de Colômbia. Valéria Casaroto FEIJÓ
Pablo Eduardo FRANDOLOSO
Marília Matos GONÇALVES
Luiz Salomão Ribas GOMEZ
15h30 De que se fala quando se fala de marca? Contributo para uma clarificação do conceito. António MENDES
Diogo FERREIRA e
Maria BARBOSA
(IADE- Portugal)

2 de Outubro - Coordenador Me. António Mendes

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 510
Prédio 16
13h30 Inspire: metodologia para gestão de marcas a partir do seu DNA corporativo Gustavo Hansel
Jaime Andres Gomez Quezada
UNIVATES
14h Novos significados em produtos e serviços Isabel Cristina d'Avila OLIVEIRA
(UNISINOS)
14h30 Análise dos valores de marca: Chanel nº5, de Marilyn Monroe à Gisele Bündchen. Annelena Silva da LUZ e
Juliana PETERMANN
(UFRGS)
15h Modelo Branding Box para Análise das Dimensões da Marca Corporativa: Estudo de Caso do Segmento PET Marco Aurélio PETRELLI,
Marília Matos GONÇALVES e
Sabrina TESSARO
(Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)

PANORAMA DAS MARCAS


1º de Outubro - Coordenador Dr. Gerson Bonfadini

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 512
Prédio 16
13h30 Sabores, Sons, Cores e Odores da Cidade Maravilhosa: uma genealogia da Marca Rio. Cristina Nunes de SANT'ANNA
Anderson Moraes de CASTRO E SILVA
(Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI)
(Universidade Estadual da Zona Oeste -UEZO)
14h A marca do território local para o desenvolvimento do turismo: um panorama do Brasil e do mundo. Carina SCANDOLARA DA SILVA
Luiz Fernando Gonçalves de FIGUEIREDO
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
14h30 O Conhecimento da Marca IFSC - Câmpus Lages Thiago MENEGHEL Rodrigues
Alexandre ZAMMAR
Taís Leite RAMOS
Richard Perassi Luiz de Sousa
(Instituto Federal de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina)
15h Coca-Cola: do American Way Of Life ao jeitinho brasileiro. A comunicação da Coca-Cola com gosto de Brasil. Eduardo DIEB
Eric de CARVALHO
(Faculdade Cásper Líbero)

2 de Outubro - Coordenador Dr. Gerson Bonfadini

Local Horário Artigo Autor(a/es)
Sala 512
Prédio 16
13h30 A evolução da marca MiMi da cooperativa Languiru de Teutonia/RS Silério HAMESTER
Gerson José BONFADINI
Centro Universitário UNIVATES
14h Branding e Design: estado da arte em periódicos brasileiros de design. Daniela SZABLUK
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade Senac Porto Alegre
Paulo Roberto Nicoletti DZIOBCZENSKI
Aalto University School of Art and Design
Júlio Carlos de Souza VAN DER LINDEN
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul)