Univates

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Química da Univates

5 set 2024 Leitura: 4 min

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Química da Univates. Está em busca de uma carreira que una ciência, inovação e sustentabilidade? O curso de Engenharia Química da Uni pode ser a escolha ideal para você! Formando profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, essa graduação vai além da teoria, capacitando seus alunos a desenvolverem soluções práticas que  impactem positivamente o meio ambiente.

Continue lendo este post para conhecer todos os diferenciais do curso (são muitos!) e entender como a formação oferecida pela Univates pode impulsionar sua carreira. 👨‍🔬👩‍🔬

Conheça o perfil do estudante de Engenharia

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia Química?

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Química da Univates.
Foto: Divulgação Univates

O curso de Engenharia Química da Uni

A Univates acredita que a concepção e a melhoria de processos e produtos podem ser transformadoras na sociedade. Por isso, oferece um curso de Engenharia Química que forma profissionais capazes de transformar matérias-primas e aprimorar processos para beneficiar o meio ambiente. Ao longo de toda a graduação, que dura 5 anos, os estudantes são incentivados a utilizarem a criatividade e a inovação e a serem protagonistas da sua aprendizagem.

O curso de Engenharia Química da Uni é tão diferenciado que chegou a ser classificado pelo Ministério da Educação (MEC) como o quarto melhor entre todas as universidades privadas do Brasil. Dá para acreditar? Isso mostra que a formação oferecida pela Instituição é reconhecida pela sua excelência e pelo compromisso de capacitar profissionais que se destacam pela competência técnica e pela capacidade de implementar soluções criativas e eficazes.

Componentes curriculares (disciplinas)

O currículo do curso de Engenharia Química da Univates foi estruturado para fornecer uma formação sólida e abrangente. No decorrer da graduação, os estudantes têm a oportunidade de cursar disciplinas como:

• Estruturas e Propriedades dos Materiais: essa disciplina foca no estudo das relações entre materiais cerâmicos, polímeros, metálicos e compósitos, considerando as propriedades, a microestrutura e o processo de fabricação;
  • Engenharia Econômica: essa disciplina foca no estudo da ciência econômica, das teorias microeconômica e macroeconômica e da matemática financeira;
  • Design de Processos Químicos Industriais: nessa disciplina os estudantes aprendem a planejar processos para transformação física ou química de materiais e matérias-primas;
  • Sistemas Produtivos: essa disciplina foca no estudo das teorias organizacionais e das técnicas e ferramentas de gestão de sistemas de produção.

Corpo docente

Os professores do curso são incríveis! Eles têm vasta experiência no campo da Engenharia Química, combinando conhecimentos acadêmicos e práticos que enriquecem os processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, os docentes estão atualizados com as últimas tendências e avanços da área, proporcionando aos alunos uma formação alinhada com as demandas do mercado de trabalho.

Espaços de aprendizagem

Lembra que comentamos que, no curso de Engenharia Química da Univates, os alunos são protagonistas dos seus processos de aprendizagem? Isso ocorre em parte porque a Universidade oferece espaços onde os estudantes podem aplicar a teoria na prática.

Nos Laboratórios de Microbiologia, Análise Sensorial, Bioquímica, Energia Solar e Física Avançada, por exemplo, os acadêmicos têm a oportunidade de realizar experimentos e desenvolver projetos que simulam situações reais do mercado de trabalho. Dessa forma, conseguem vivenciar desafios concretos e desenvolver habilidades práticas essenciais para sua formação.

Fotos: Divulgação Univates

Fim

Se você está em busca de uma formação sólida e inovadora, que alie ciência e sustentabilidade, o curso de Engenharia Química é uma excelente opção. Com um currículo abrangente, professores experientes e espaços de aprendizagem que incentivam a prática, você estará preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para um futuro mais sustentável. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre a graduação e venha estudar com a gente! 🍃🎓

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho