Carreira

Cinco dicas para conseguir um emprego no exterior

3 set 2024 Leitura: 6 min

Cinco dicas para conseguir um emprego no exterior. Trabalhar em outro país é uma oportunidade incrível para crescer profissionalmente e se familiarizar com uma nova cultura. No entanto, para conquistar a tão desejada vaga, é importante estar bem preparado e adotar as estratégias certas.

Neste post, você vai aprender como planejar cada etapa da sua jornada rumo ao emprego dos sonhos no exterior. Vamos ensiná-lo a identificar as oportunidades certas, a adaptar seu currículo ao mercado internacional e até mesmo a construir uma rede de contatos que pode fazer toda a diferença no processo seletivo. Já pode começar a arrumar as malas para a nova aventura que está por vir! ✈️🧳

Cinco dicas para conseguir um emprego no exterior.
Foto: Divulgação/Pexels

1) Pesquise o mercado de trabalho local

É essencial entender o mercado de trabalho do país onde você deseja trabalhar. Comece por identificar quais setores estão em alta e quais são as habilidades mais valorizadas. Além disso, procure informações sobre as principais empresas e suas práticas de contratação. Por exemplo: verifique se há alguma certificação ou qualificação específica que possa aumentar suas chances de conseguir um emprego no exterior.

2) Adapte seu currículo e carta de apresentação

Após entender o mercado de trabalho local, o próximo passo é ajustar seu currículo e carta de apresentação para se alinharem às expectativas do empregador estrangeiro. É fundamental garantir que seu currículo esteja formatado de acordo com os padrões do país em questão.

Lembre-se de que cada país tem suas próprias preferências quanto à estrutura e aos conteúdos dos currículos. Portanto, é importante personalizar cada candidatura, destacando as competências mais relevantes para a vaga e eliminando informações que possam ser irrelevantes ou incompreensíveis para o recrutador.

O que colocar no currículo?

Saiba como se destacar e construir um currículo internacional

3) Conecte-se com profissionais da sua área

Além de um currículo bem ajustado, estabelecer uma rede de contatos no país desejado pode ser um diferencial importante. Participe, portanto, de eventos, workshops e feiras de emprego, mesmo que de forma on-line, para começar a se familiarizar com o mercado de trabalho local. Assim você pode se conectar com profissionais da sua área, descobrir novas oportunidades e até mesmo receber recomendações valiosas.

Também considere ingressar em grupos e fóruns de discussão nas redes sociais voltados para profissionais que já estão trabalhando no exterior, pois esses espaços costumam ser repletos de dicas úteis.

5 dicas para bombar no LinkedIn

4) Aprenda o idioma local

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar suas chances de conseguir um emprego no exterior é dominar o idioma local. Mesmo que muitas empresas multinacionais usem o inglês como língua principal, conhecer o idioma do país onde você deseja trabalhar demonstra um interesse genuíno pela cultura local e pode diferenciá-lo dos outros candidatos.

Além disso, falar a língua local facilita a integração no ambiente de trabalho e na vida cotidiana, tornando sua adaptação muito mais rápida e tranquila.

5) Invista nos estudos

Se você deseja aumentar suas chances de conseguir um emprego no exterior, considere fazer cursos que sejam reconhecidos internacionalmente, especialmente aqueles que são valorizados no país onde você quer trabalhar. Experiências de intercâmbio acadêmico também podem ser extremamente positivas, já que proporcionam uma imersão na cultura local e permitem que você desenvolva uma compreensão mais profunda do mercado de trabalho e das práticas profissionais do país.

Fazendo um intercâmbio acadêmico, você conseguirá expandir sua rede de contatos, adquirir habilidades interculturais e demonstrar sua capacidade de adaptação a diferentes contextos. Essa experiência mostrará ao seu empregador que você possui um perfil global e é capaz de enfrentar desafios com resiliência, confiança e determinação.

Cinco motivos para você realizar intercâmbio acadêmico

Partiu explorar o mundão: conheça os programas de intercâmbio acadêmico da Univates!

Os programas de intercâmbio acadêmico da Univates proporcionam aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras em universidades e instituições parceiras ao redor do mundo. E olhe só que legal: para alguns destinos, são oferecidas bolsas de estudo que podem ajudar a cobrir parte das despesas!

Curioso para saber mais sobre os programas de intercâmbio da Uni? Então clique nos links abaixo e descubra como começar sua jornada internacional com o apoio de uma instituição que se preocupa com sua carreira e com seu futuro.

Estudar no exterior com a Univates: entenda como funciona o intercâmbio

Estudar no exterior: veja onde é possível fazer intercâmbio

Intercâmbio acadêmico durante o Curso Técnico?

Fim

Conseguir um emprego no exterior pode ser um processo desafiador, mas é também uma chance fantástica para crescer e explorar novos horizontes. Com um planejamento estratégico, você estará bem preparado para enfrentar essa nova etapa da sua carreira. Mantenha-se motivado, confiante e pronto para aproveitar todas as oportunidades que surgirem. O mundo está cheio de possibilidades – vá em frente e conquiste seu espaço! 🌎💫

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades