Confira 5 dicas para ser mais criativo
➡ Nos dias de hoje, quem não tem imaginação fértil corre o risco de ficar para trás. Pense, por exemplo, na famosa e horrível máxima de que “nada se cria, tudo se copia”: provavelmente ela foi inventada por um Illuminati alguém muito inteligente que não queria ver seus insights concorrendo com os de outras pessoas (enfim, a hipocrisia). Como não somos egoístas e acreditamos que o compartilhamento de boas ideias pode mudar o mundo (para melhor, obviamente), reunimos neste post cinco dicas que, se postas em prática, farão você ser mais criativo do que Bill Gates, Steve Jobs e Elon Musk juntos. Confira:
1) Não tenha medo de experimentar coisas novas ✈
Como sua mente não é a porta da sua casa, ela não precisa ficar o tempo todo fechada, concorda? Para ser mais criativo, a dica é encarar o medo de experimentar coisas novas. Não tenha receio de, por exemplo, formular ou considerar ideias inéditas e de pensar em soluções não tão usuais para resolver os problemas do dia a dia. Sua inspiração tende a aumentar quando você entra em contato com tudo aquilo que é diferente.
2) Siga o conselho do 👽 Bilu e busque conhecimento
Chocolate e conhecimento: estão aí coisas essenciais à sobrevivência humana. Nem é preciso dizer (mas a gente reforça mesmo assim) que, para ser criativo, você deve demonstrar interesse contínuo em aprender. A dica é fazer viagens (e, se possível, nos convidar para ir junto), ler livros (os da Marian Keyes são ótimos), assistir a filmes e frequentar museus e teatros. Também vale se dedicar ao estudo de áreas da sua preferência. Lembre-se de que quanto mais informações obtiver, mais bagagem de mundo terá. Arrume sua malinha com carinho e leve-a consigo para todos os lugares!
3) Fique um pouco sozinho 🙏
Relaxe, meninx: ninguém aqui está dizendo para você permanecer por dias e dias trancafiado em uma cabana decrépita e cheia de goteiras localizada entre as divisas das cidades de Lugar Nenhum e Recanto Perdido. Buscar conhecimento cansa e, às vezes, nosso cérebro precisa de um descanso para processar todas as informações retidas e não pirar na batatinha. Ficar sozinho e em silêncio por algum tempo pode ajudá-lo a colocar seus pensamentos em ordem. Falam por aí que a solidão é a mãe das grandes ideias. Quem somos nós para interferirmos na criação de seus rebentos?
4) Seja um Questionador com Q maiúsculo 🤔
Neste mundo que não é o de Alice, infelizmente, existem pessoas e organizações que, para conseguirem o que querem, passam por cima de tudo e todos feito um grande rolo compressor. É por isso que você deve ser um Questionador com Q maiúsculo e, como uma criancinha do jardim de infância, sempre se perguntar o motivo de as coisas estarem ocorrendo. Quem adota uma postura crítica em relação ao que acontece aprende a pensar fora da caixinha, se torna mais criativo e, claro, raramente é tirado para bobo. De trouxa já basta a de roupas que habita a lavadora, concorda?
5) Tente outra vez ♫
Quando as coisas dão errado, o que é necessário fazer? Trancar-se em um quarto escuro e chorar até os olhos ficarem tão secos quanto o deserto ou levantar, sacudir a poeira e entrar no páreo novamente? Você, se não nasceu na pele da Rihanna ou da Lady Gaga, provavelmente já fracassou alguma vez na vida. E está tudo bem, de verdade. Nessas circunstâncias, quem dá a dica é Raul Seixas: tente novamente e continue firme em busca de seus objetivos. Os erros que cometemos podem nos inspirar a pensarmos de forma mais criativa e a agirmos de modo diferente em situações futuras, sabia?
Conheça cursos capazes de estimular sua criatividade 💡
Dê play nos vídeos abaixo para descobrir como funcionam cinco graduações da área da Economia Criativa:
1) Jornalismo 🎤
2) Publicidade e Propaganda 📺
🤔 Será que você gostaria de ser um comunicador?
3) Design 🎨
🎨 Aluno de Design cria proposta de sinalização para deficientes visuais
🎨 Cerveja alemã tem identidade visual criada por professores e alunos da nossa Universidade
🎨 Design e sustentabilidade: uma iniciativa que dá certo
🎨 Design: um presente inclusivo
🎨 9 livros de design para você curtir
4) Marketing 💼
5) Arquitetura e Urbanismo 🏘
🏘 Conheça 7 construções que desafiam a lógica da Engenharia e da Arquitetura
❓ Arquitetura e cavernas: você sabe qual a relação entre elas?
Saiba tudo sobre o mercado de trabalho
Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades
Leia também
Onde posso trabalhar depois de formado no curso de História – licenciatura?
Precisando de ajuda para descobrir onde você poderá trabalhar após se formar no curso de História – licenciatura? Se sim, não deixe de ler [...]
Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Farmácia?
Precisando de ajuda para descobrir onde você poderá trabalhar depois de formado no curso de Farmácia? Se sim, não deixe de ler este post, que [...]
Empresa júnior: como ela pode preparar você para o mercado de trabalho?
Empresa júnior: como ela pode preparar você para o mercado de trabalho?Conheça as vantagens de participar de um projeto que alia teoria e prática Empresa júnior: [...]