Univates

Quatro clássicos da literatura brasileira que você precisa conhecer

19 ago 2024 Leitura: 5 min

Quatro clássicos da literatura brasileira que você precisa conhecer
Saiba mais sobre os livros que influenciaram gerações e são relevantes até hoje

Quatro clássicos da literatura brasileira que você precisa conhecer. A literatura brasileira é rica em obras que capturam a essência da nossa cultura, história e identidade. Dessa forma, ao longo dos séculos, autores consagrados criaram narrativas que perduram no tempo, influenciando gerações e moldando o pensamento crítico da nossa sociedade.

Seja para compreender melhor o Brasil, refletir sobre questões universais ou simplesmente apreciar uma boa leitura, mergulhar nesses clássicos é uma experiência fantástica. Por isso, leia o post que preparamos para descobrir livros essenciais que não podem faltar na sua estante e que permanecem tão relevantes hoje quanto no dia em que foram lançados. 📚✍️

Dicas para ler mais: como desenvolver o hábito da leitura

Dom Casmurro (1899) – Machado de Assis

“Dom Casmurro” é um dos romances mais marcantes da literatura brasileira. Assim, a obra é marcada pelo estilo irônico de Machado de Assis, que conduz o leitor por uma narrativa rica em detalhes e complexidade.

A história gira em torno de Bento Santiago, um homem que, ao refletir sobre seu passado, se vê diante de muitas dúvidas e incertezas.

A dúvida central do romance é se Capitu, a esposa de Bento, o traiu com seu melhor amigo, Escobar. Bento apresenta sua versão dos fatos com um olhar crítico sobre a própria vida e sobre as pessoas ao seu redor, o que nos leva a uma análise das relações humanas e da moralidade.

Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) – Machado de Assis

Outro clássico da literatura brasileira é “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, também de Machado de Assis. Publicado antes de “Dom Casmurro”, esse romance tem uma narrativa inusitada: o protagonista, Brás Cubas, conta sua própria história após a morte.

Por meio de uma perspectiva única e satírica, o autor explora a sociedade carioca do século XIX, criticando instituições e convenções sociais. Além disso, a obra introduz uma abordagem narrativa que quebra as convenções tradicionais da época, influenciando a literatura moderna.

Vidas Secas (1938) – Graciliano Ramos

“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, apresenta um retrato cru e realista da vida no sertão nordestino do Brasil. Dessa forma, o romance foca na trajetória de uma família de retirantes, mostrando a luta diária pela sobrevivência em meio à seca e à pobreza.

A escrita de Ramos é direta e poderosa, refletindo a dureza da vida no sertão e a alienação dos personagens em relação à sociedade. Desse modo, além de oferecer uma visão detalhada da realidade brasileira, a obra também critica as estruturas sociais e econômicas que perpetuam a desigualdade e a opressão.

Grande Sertão: Veredas (1956) – João Guimarães Rosa

“Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, é uma obra fundamental para entender a riqueza da linguagem e da cultura brasileira. Ambientado no sertão de Minas Gerais, o romance narra a trajetória de Riobaldo, que reflete sobre sua vida e suas escolhas enquanto busca por redenção e propósito.

A obra é caracterizada por seu estilo inovador e pela construção de um universo linguístico único, que mistura elementos da oralidade regional (ou seja, formas de expressão típicas do sertão) com uma profundidade literária impressionante. O romance se destaca por sua capacidade de capturar a essência do sertão e transformar suas características regionais em um contexto literário universal.

Já pensou como seria se você tivesse a chance de estudar os clássicos da literatura brasileira durante a graduação?

Os livros que citamos neste post são muito mais do que simples leituras obrigatórias: eles são janelas para entender a complexidade e a riqueza da nossa cultura literária. Cada uma dessas obras oferece uma visão única sobre a sociedade, a política e as questões humanas que moldaram e continuam a moldar o Brasil.

No curso de Letras – licenciatura da Univates, você terá a oportunidade de analisar esses clássicos com profundidade, explorando suas características e o impacto que eles tiveram ao longo do tempo. Além disso, desenvolverá habilidades de interpretação e entenderá como as obras dialogam com determinados períodos e movimentos literários. Você não pode perder a chance de conhecer mais a fundo o incrível universo da literatura brasileira!

Curso de Letras da nossa Universidade é o melhor do Brasil
5 motivos para fazer uma licenciatura

Fim

Reserve um tempinho para mergulhar na leitura dos clássicos da literatura brasileira e descobrir como eles refletem a nossa história e identidade. Temos certeza de que você vai se surpreender com a profundidade e relevância dessas obras, e que elas proporcionarão uma nova perspectiva sobre a nossa cultura. Divirta-se explorando esses tesouros literários e permitindo que eles enriqueçam sua visão sobre o Brasil! 👀🇧🇷