10 características que o profissional de gestão deve ter
O profissional de gestão é quem planeja e conduz todos os processos dentro de uma empresa. Além disso, ele ajuda as equipes a alcançarem os resultados esperados. Achou interessante? Então confira 10 características que um gestor deve ter para entregar soluções com eficiência e veja se essa área é a sua praia. 🙂
Controlar processos
Capacidade de reunir, processar, interpretar e filtrar as informações contábeis mais importantes para a gestão de uma organização. Isso tudo acompanhando as tendências da economia e da política, que influenciam a estabilidade econômica e, consequentemente, as empresas.
Gestão de equipes e autogestão
Planejar, delegar tarefas e direcionar ações para um objetivo concreto, gerenciando o tempo e entendendo as diferentes formas de trabalho dos colaboradores e de si mesmo.
Planejamento e estratégia
Elaborar e implementar planos em todos os níveis organizacionais, orientando para a condução de atividades e do trabalho em equipe.
(Foto: Tuane Eggers)
Orientação para o mercado
Entendimento de que o mercado é o centro dos negócios e de que a organização depende dele para sua sobrevivência. Logo, é necessário coletar informações sobre o mercado, divulgá-las internamente e responder ao mercado com soluções para suas demandas.
Comunicação
Ter a capacidade de se comunicar e se expressar interagindo com pessoas de diferentes culturas. Essa característica é essencial para negociar com organizações nacionais e internacionais.
(Foto: Elise Bozzetto)
Tomada de decisão e resolução de conflitos
Planejar, tomar decisões, conduzir, analisar e avaliar negociações, considerando os objetivos organizacionais, compartilhando-as com outros colaboradores, e de medir conflitos visando à resolução de problemas diante dos fatos do mundo contemporâneo é uma importante característica do gestor.
Empreender e desenvolver projetos
Gerar, expor ideias e soluções para problemas, propondo projetos, produtos e serviços voltados à geração de valor para determinado público estratégico.
Orientação para resultados
Planejar e viabilizar projetos organizacionais, norteados pela obtenção de resultados econômico-financeiros e de captação e retenção de clientes, visando ao desenvolvimento da organização com foco no longo prazo.
Liderança e proatividade
Habilidade de expor suas ideias, persuadir e argumentar de maneira consistente visando à busca de soluções em conjunto com as equipes e adotar uma postura crítica e proativa na busca de conhecimentos, argumentos, evidências, discursos e interpretações com relação a eventos e processos nacionais e internacionais.
(Foto: Tuane Eggers)
Busca por atualização contínua
Conhecer os detalhes e as novidades não só da sua área de atuação, mas de todas as relacionadas a ela. O profissional deve ter sólidos conhecimentos de base na área da gestão/contabilidade, complementados por cursos nessas áreas e em áreas afins.
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