Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Biomedicina
Seja por perceber uma possível aproximação com o curso de Medicina, pelo interesse em combater futuras doenças, ou então pela atuação na perícia criminal, os motivos que levam estudantes a ingressarem no curso de Biomedicina são os mais diversos. E isso, claro, não acontece por acaso. Com um grande campo de atuação, a Biomedicina pode se relacionar com diferentes áreas. Se você tem interesse em ingressar nessa nova experiência, confira as dicas que nós listamos abaixo!
Sobre a Biomedicina
A Biomedicina é a área da saúde voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. Como biomédico, você estará apto a assumir responsabilidades técnicas, realizar testes laboratoriais, desenvolver vacinas e reagentes, dominar avanços tecnológicos e participar de programas de promoção e prevenção da saúde, além de atuar como docente no ensino superior e em pesquisa.
(Foto: Tuane Eggers)
Qual a diferença entre Medicina e Biomedicina?
Mesmo que os dois profissionais atuem no mesmo campo da saúde humana, são carreiras diferentes e que exigem qualificações próprias. O biomédico trabalha com ferramentas que auxiliam no diagnóstico por excelência, identifica e estuda os microrganismos causadores de doenças para determinar suas causas e, assim, pesquisar substâncias que poderão tratá-las ou preveni-las. Já o médico atua diretamente em contato com pacientes. Só ele pode diagnosticar doenças, receitar medicamentos e realizar cirurgias.
Mercado de trabalho
Atualmente são 36 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina. É possível atuar em análises clínicas, como consultor, geneticista, citopatologista, sanitarista, biofísico, toxicologista, farmacologista, entre outras especialidades. Pode-se ainda trabalhar em bancos de sangue, análises ambientais, indústrias, análise e comércio de bioderivados (soros e vacinas), serviços de imagem, bioengenharia, análises bromatológicas, acupuntura, auditoria e biomedicina estética.
Como funciona o curso da Univates?
O curso é oferecido na modalidade de Bacharel em Biomedicina e pode ser concluído em quatro anos, devendo, para receber o diploma, o aluno entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado com base em uma pesquisa científica. As aulas acontecem no turno da noite, sendo apenas os estágios (quatro) realizados durante o dia.
Diferencial
Com um conteúdo extenso, o curso da Univates é voltado principalmente para as disciplinas de análises clínicas, biomedicina estética e diagnóstico por imagem (único no RS). O currículo também conta com projetos integradores, que buscam relacionar o conteúdo repassado em sala de aula com o mercado de trabalho e a inserção nas comunidades da região.
(Foto: Elise Bozzetto)
Dupla atuação
Além disso, o curso se preocupa com a carreira profissional do estudante e, por isso, disponibiliza a realização de um estágio extra. “Ao concluir o curso, o estudante precisa escolher apenas uma área de atuação, dentre as 36 possíveis. Para que possa atuar em duas áreas é necessário que ele realize uma pós-graduação, ou então este estágio extra (que se torna mais viável)”, explica a coordenadora do curso, Andrea Horst.
Estrutura
Na Univates o curso possui uma estrutura completa de laboratórios, que proporcionam uma melhor experiência ao aluno. Ao todo, são 14 laboratórios, além de uma sala de balanças. Durante a graduação os estudantes também contam com práticas de atuação no Hospital Bruno Born e no Centro Clínico da Instituição.
Saiba tudo sobre o mercado de trabalho
Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades
Leia também
Por que estudar Fisioterapia na nossa Universidade?
Possibilidade de atendimento a pacientes a partir do quarto semestre A partir do quarto semestre do curso, tendo cursados as disciplinas específicas, o aluno [...]
Onde posso trabalhar depois de formado no Técnico em Serviços Jurídicos?
Precisando de ajuda para descobrir onde você poderá trabalhar depois de formado no Técnico em Serviços Jurídicos? Se sim, não deixe de ler [...]
Quais as vantagens de cursar pós-graduação em regime intensivo?
Se você sempre pensou em seguir a vida acadêmica, mas não quer deixar de estar no mercado de trabalho, nós temos uma ótima notícia! É possível [...]