Arquitetos e cavernas: você sabe qual a relação entre eles?
Você já deve ter aprendido nas aulas de História que o ser humano era nômade, ou seja, passava semanas em um lugar, do qual saía quando acabava a comida. Com o passar dos anos, os homens aprenderam a plantar e cultivar seu próprio alimento. Isso foi revolucionário, porque, a partir daquele momento, não precisavam mais se mudar quando a comida acabasse.
Mas o que isso tem a ver com Arquitetura e Urbanismo? É simples: por não precisar mais fazer a mudança com frequência, o homem pôde definitivamente se abrigar em um lugar. Como uma caverna não era mais suficiente, passou a construir a sua própria casa, sendo esses os primórdios da arquitetura e da construção civil.
Da representação gráfica à efetividade da obra, o arquiteto projeta e coordena a construção, organizando casas, prédios, edificações, espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Ele faz a planta, obedecendo aos regulamentos legais e às normas técnicas.
Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil: entenda a diferença
Os dois profissionais trabalham na construção de casas, prédios, edifícios comerciais e obras públicas. No entanto, atuam de forma diferente, pois o engenheiro está habilitado a lidar com questões técnicas, como os cálculos estruturais ou o estudo de resistência dos materiais. Já o arquiteto tem uma formação mais humanística que o capacita para apresentar soluções estéticas e de funcionalidade dos espaços.
Tradicionalmente, enquanto o arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço e sua funcionalidade, o engenheiro implanta o projeto, executando as obras estruturais, elétricas e hidráulicas.
Profissionalização na Univates
Com metodologia de aprendizagem em formato de Ateliers Integrados, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates contempla a cada semestre temas diversos vinculados à prática do profissional. “Esse alinhamento nos Ateliers, integrando conteúdos e planejamento docente, potencializa a formação das habilidades e competências do futuro profissional, pois, ao desenvolver o projeto integrado, o estudante passa a pensar em mais variáveis que incidem nas decisões projetuais”, explica a professora Jamile Maria da Silva Weizenmann. Além disso, o coordenador do curso, Cristiano Zluhan Pereira, destaca a aproximação dos conteúdos passados em aula com demandas reais da sociedade. “Exemplo disso ocorre na disciplina Atelier de Projeto, na qual, a partir de demandas dos municípios da região, são elaboradas ideias e conceitos que ajudam no desenvolvimento das cidades”, conta.
Experiência no exterior
Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Univates também realizam visitas periódicas que permitem a observação e aprimoração do olhar perante a sua área profissional. Dentre os destinos destacam-se viagens internacionais e, em âmbito nacional, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina, além de diferentes destinos do Rio Grande do Sul.
Saiba tudo sobre o mercado de trabalho
Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades
Leia também
Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia da Computação?
Precisando de ajuda para descobrir onde você poderá trabalhar depois de formado no curso de Engenharia da Computação? Se sim, não deixe de ler [...]
Confira os motivos para fazer um curso técnico na nossa Universidade
Os cursos técnicos são de curto prazo e favorecem rápida inserção no mercado de trabalho, mas isso você já sabe, não é mesmo? O que [...]
Conheça três curiosidades sobre o corpo humano que irão te surpreender
➡ Steve Jobs que nos perdoe, mas precisamos encarar os fatos como eles são: graças às suas particularidades, o corpo humano é, de longe, a máquina mais [...]