4 Dicas para Montar um Cronograma de Estudos
Todo mundo já teve aquele momento de se deparar com uma montanha de matérias acumuladas e precisar virar noites tentando recuperar todo o estudo antes de uma prova ou de um trabalho importante. Apesar de ser comum, ninguém gosta quando isso acontece!
Por isso, um cronograma de estudos deve ser adotado como uma ferramenta de organização no dia a dia.
Qual a importância de um cronograma de estudos?
Além de evitar a temida matéria acumulada, o cronograma de estudos é muito importante para você se sentir seguro na hora de encarar alguma avaliação, ajudando a acalmar a ansiedade antes de uma prova, por exemplo. Afinal, essa organização ajuda a começar a estudar muito mais cedo, dando tempo para assimilar o conteúdo e realmente se preparar para os desafios da matéria.
E não é só isso! O cronograma pode ser um verdadeiro salva-vidas para quem trabalha e estuda, porque facilita a divisão do tempo e contribui para a produtividade.
Dicas para preparar seu cronograma de estudos
E então, quer montar seu cronograma de estudos? Aqui vão algumas dicas importantes para começar a pensar em como você irá fazer essa organização. Confira!
1. Separe tempo para o lazer
Cada vez mais ouvimos falar em burnout, não é mesmo? Esse tipo de cansaço extremo acontece quando passamos muito tempo trabalhando e estudando, sem cuidar das nossas outras necessidades. Então, não se esqueça: seu cronograma precisa ter espaço para lazer e relaxamento.
2. Defina metas para o estudo
A motivação é um fator-chave no sucesso do cronograma. O que pode ajudar com isso é estabelecer metas claras para o estudo: passar no vestibular, ingressar no curso de graduação dos sonhos, conseguir uma bolsa… Tudo isso vale, você só precisa encontrar o que faz sentido para você.
3. Não tenha medo de recomeçar
O cronograma de estudos deve acomodar você, e não o contrário.
Isso significa que, se o que foi estipulado não está dando certo, é hora de tentar outra abordagem. Teste cada cronograma por algumas semanas e faça todas as mudanças necessárias. Isso vai te ajudar muito mais no final!
4. Crie uma representação visual
Conseguir visualizar o calendário pode te dar uma noção melhor de quanto tempo você está dedicando a cada uma das matérias e às outras partes da sua vida. Seja uma planilha no Excel, um planner físico ou um quadro branco na parede, procure alguma maneira de representar seu cronograma.
Se você gosta de estudar e quer conhecer mais formas de expandir seu conhecimento, saiba como começar um projeto de pesquisa e encaixe isso no seu planejamento de estudos!
Saiba tudo sobre o mercado de trabalho
Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades
Leia também
6 Diferenças Entre Graduação Presencial E Graduação EAD
Entender as principais diferenças entre a Graduação Presencial e Graduação EAD é fundamental para decidir o rumo da sua trilha profissional. Saiba [...]
Onde posso trabalhar depois de formado no curso Educação Física – bacharelado?
Precisando de ajuda para descobrir onde você poderá trabalhar depois de formado no curso de Educação Física – bacharelado? Se sim, não deixe [...]
Por que estudar Nutrição na nossa Universidade?
O curso de Nutrição foi avaliado em 1º lugar no RS e 3º na região Sul do Brasil conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC), [...]