Nenhuma miniatura disponível
ISSN
Título do Volume
Resumo
A cafeína é um estimulante utilizado por estudantes universitários com a finalidade de retardar o cansaço e obter melhor rendimento acadêmico. Com a alimentação e o sono comprometidos, os universitários sofrem com problemas na aprendizagem, buscando substâncias psicoativas para melhorar estado de vigília, atenção e concentração. Objetivo: Avaliar o consumo de cafeína por estudantes universitários da área da saúde, e relacionar com a frequência do consumo com a qualidade do sono, rendimento acadêmico e estado nutricional. Metodologia: Estudo transversal e quantitativo de caráter exploratório descritivo, com estudantes universitários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 60 anos, matriculados em cursos da área da saúde de uma Universidade privada do Rio Grande do Sul, no período de março a abril de 2023. Resultados: A amostra total foi de 142 indivíduos, 16,9% do sexo masculino em 83,1% do sexo feminino, sendo 27,5% do curso de medicina. A fonte de cafeína mais utilizada foi o café (88,7%), seguido de chocolate (38,7%) e energéticos (36,6%). Em relação ao consumo de cafeína, 66,2% respondentes afirmaram que sentem melhora na concentração, 59,2% sentem melhora no raciocínio e 69% na redução do sono. Sendo que 69% afirmaram consumir de 5 a 7 vezes por semana. Com relação a qualidade do sono 44% dos estudantes afirmaram ter um sono regular, 18% um sono ruim e 37% afirmaram ter um bom sono, sendo que 54,9% dormem mais do que 6 horas e 45,1% menos que 6 horas diárias. Sobre o índice de massa corporal, tivemos uma maior prevalência de indivíduos eutróficos 69,7%, seguido de 22,5% com sobrepeso. Conclusão: O consumo de cafeína é elevado nesta população e contribui para a melhora no rendimento através da diminuição do sono, melhora do raciocínio e concentração. Porém, ressalta-se a importância de avaliar a quantidade e os momentos deste consumo já que podem afetar a qualidade do sono dos indivíduos. A qualidade do sono é relevante para a consolidação da memória, disposição na rotina diária e até mesmo na imunidade, podendo refletir no desempenho nos estudos também.
bebidas estimulantes; estudantes; graduação; efeitos
Citação
HUBLER, Crystian Alex. Avaliação do consumo de cafeína por estudantes universitarios dos cursos da área da saúde. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3571.
Licença
Coleções