Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A Administração Pública no Brasil é regida pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, com o propósito de promover o bem coletivo, atendendo as necessidades da população. Todavia, para que a Administração Pública atenda a todas as demandas é imprescindível conhecer os desafios e os anseios de seu povo. Logo, este estudo teve como objetivo identificar os problemas e os anseios da população, segundo um questionário aplicado junto aos moradores de um município de pequeno porte da região do Vale do Taquari; e a definição de ações que podem ser tomadas e priorizadas nesse município. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de levantamento de campo (survey), utilizando o método de pesquisa indutivo, a abordagem quali-quantitativa e as metodologias de pesquisa aplicada e exploratória. A evolução do estudo teve como base a aplicação de um questionário para levantar e conhecer os principais problemas e anseios da população desse município. Após a análise dos dados da pesquisa, aplicou-se as metodologias Diagrama de causa e efeito e 5 Porquês para identificar as causas potenciais e causas raízes dos problemas e a Matriz GUT para priorizar os anseios, mais relevantes, sugerindo assim, ações que compõem uma abordagem estratégica para a Administração Pública municipal. Dessa forma, levantou-se dados sobre a percepção de moradores do município, compreendendo-se as demandas da população e quais seriam as ações prioritárias da gestão pública para que haja um avanço no bem-estar coletivo e no aumento da eficiência na utilização dos recursos públicos.

The Public Administration in Brazil is governed by the principles of legality, impersonality, morality, publicity, and efficiency, with the purpose of promoting the collective good and meeting the needs of the population. However, for Public Administration to meet all demands, it is essential to understand the challenges and aspirations of its people. Therefore, this study aimed to identify the problems and aspirations of the population according to a questionnaire administered to residents of a small municipality in the Vale do Taquari region; and to define actions that can be taken and prioritized in this municipality. To achieve this, a field survey was developed, using the inductive research method, a quali-quantitative approach, and the applied and exploratory research methodologies. The evolution of the study was based on the application of a questionnaire to identify and understand the main problems and aspirations of the population of this municipality. After analyzing the survey data, the methodologies Cause and Effect Diagram and 5 Whys were applied to identify the potential and root causes of the problems, and the GUT Matrix was used to prioritize the most relevant aspirations, thus suggesting actions that comprise a strategic approach for municipal Public Administration. In this way, data were collected on the perception of the municipality's residents, understanding the population's demands and determining which public management actions should be prioritized to improve collective well-being and increase efficiency in the use of public resources.
Palavras-chave
administração pública; problemas de um município; anseios da população; public administration; municipal issues; population aspirations
Citação
HENZ, Raquel. PROBLEMAS E ANSEIOS DA POPULAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO VALE DO TAQUARI. 2024. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 jul. 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4462.