Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 15
  • Item
    Acesso Aberto
    Sexo, algemas e netnografia: um estudo de caso sobre a imagem do Valen Bar 18+ no Facebook e Instagram
    (2015-12-04) Rabaioli, Gabriela; Durayski, Juliana; http://lattes.cnpq.br/3301366924457502
    A busca por experiências singulares e novos contextos faz com que o ramo do entretenimento também seja instrumento de comunicação, levando as pessoas a conhecer lugares diferenciados. O artigo tem como objetivo compreender como o Valen Bar 18+ da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, gerencia identidade e imagem no facebook e instagram da organização. Para tanto, utilizou-se de conceitos de comunicação, identidade, imagem e ferramentas de relações públicas. O método de pesquisa adotado foi de inspiração netnográfica a fim de investigar comportamentos e interações sociais dos informantes. Os resultados obtidos asseveram que o Valen Bar 18+ tem a identidade e a imagem alinhadas, oferecendo experiências diferentes no ramo do entretenimento, incitando o público pelas redes sociais e utilizando-se também de algumas ferramentas de relação públicas em seu planejamento e suas ações.
  • Item
    Acesso Aberto
    Marketing Jurídico: estratégias de Relações Públicas aplicadas ao advogado
    (2017-04) Zanotelli, Francine; Kirst, Sandro Luís; http://lattes.cnpq.br/4735082733651145
    O trabalho a seguir analisa as estratégias de Relações Públicas possíveis de serem aplicadas aos escritórios de advocacia, identificando como o Marketing Jurídico é afetado pelo código de ética da OAB. Avalia como o relações públicas contribui na construção da imagem do advogado, apontando a comunicação interna como articuladora entre empregadores e empregados a fim de atingir seus objetivos. Para tanto, foi feita uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando livros e artigos científicos sobre os temas abordados. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo através de entrevistas a escritórios que apontou a falta de preocupação com a área de marketing. Concluiu-se, com isso, que há uma necessidade de maior conhecimento das ferramentas de comunicação e suas finalidades por parte dos profissionais da área jurídica.
  • Item
    Acesso Aberto
    O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
    (2017-04) Garcia, Elisa Saatkamp; Kirst, Sandro Luís; http://lattes.cnpq.br/4735082733651145
    Este trabalho tem como objetivo verificar como e quais são as ações de Marketing Interno/Endomarketing promovidas nas organizações estudadas e quais são os setores envolvidos na gestão desta ferramenta. A intenção desta pesquisa é fazer uma observação sobre a importância do endomarketing nas organizações e verificar o quanto as mesmas sentem os impactos das ações promovidas. Para tanto, foram aplicadas entrevistas em profundidade, semiestruturadas e abertas, com gestoras de duas empresas, uma de médio e outra de grande porte. Após feita a análise, foi possível notar que as duas organizações trabalham com ações promocionais e as identificam como importantes para a integração dos colaboradores. A organização que faz pesquisa de clima sente-se mais satisfeita com os resultados das ações e percebe mais fortemente a importância delas. Também destaca-se a importância da comunicação interna nas duas empresas, e, por último, nota-se que não há nenhum profissional de Relações Públicas ligado à gestão desta área nas organizações.
  • Item
    Acesso Aberto
    Inbound Marketing: análise do lançamento de um produto digital
    (2017-04) Zart, Douglas Cardoso; Durayski, Juliana; http://lattes.cnpq.br/3301366924457502
    O trabalho tem como objetivo analisar o lançamento do Curso On-line de Cavaquinho do integrante do Grupo Sambô, Julio Fejuca. A pesquisa apresenta os resultados obtidos com a prática do Inbound Marketing aliada às atividades exercidas pelo profissional de Relações Públicas, especialmente nas redes sociais. A estratégia de pesquisa adotada foi um estudo de caso único e os dados foram coletados através de técnica inspirada na Netnografia. Os resultados demonstraram a importância da utilização deste novo modelo de Marketing Digital — também conhecido como Marketing de Atração — que ainda é pouco conhecido e praticado no Brasil, e que apresenta uma eficácia maior quando comparado ao modelo tradicional de se fazer Marketing.
  • Item
    Acesso Aberto
    Interação marca/público: uma análise da estratégia de digital branding da Fruki Guaraná no Facebook
    (2017-01) Dadalt, Verônica; Kreutz, Elizete De Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543
    Diante da consolidação da era digital, as marcas têm percebido a necessidade de estarem presentes nas redes sociais digitais a fim de interagirem com seus públicos. Entretanto, muitas marcas ainda não sabem como utilizá-las de forma estratégica para agregar valor e fortalecer a imagem das mesmas. O presente artigo busca analisar a eficácia da estratégia de digital branding utilizada pela Fruki Guaraná no Facebook, na campanha de Verão 2015/2016. A pesquisa justifica-se pelo fato de que o uso das redes sociais digitais vem crescendo de forma acelerada no âmbito social, empresarial e dos negócios, e as marcas precisam se adaptar a esse novo cenário, inovando suas estratégias de comunicação e branding. Optamos pela pesquisa qualitativa-exploratória, aliada aos instrumentos metodológicos das pesquisas bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso, (GIL, 2012), pesquisa de internet (YAMAOKA, 2006), análise de discurso (MANHÃES, 2006), e pesquisa de focusgroup (COSTA, 2006). Como resultados, esperamos que o estudo permita aos gestores refletir sobre suas práticas na área do digital branding, e faça uso da mesma de forma estratégica para beneficiar a marca, bem como possa aprimorar o conhecimento dos profissionais de Comunicação, em especial as Relações Públicas.