Abuso sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes: rede de atenção e cuidado em município da região do Vale do Taquari

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-03-18
Orientador
Moreira, Lisandra Espíndula
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O abuso sexual é uma forma de violência difícil de ser identificada e enfrentada, além de ter uma dinâmica complexa, que envolve aspectos psicológicos, sociais e legais. Compreende-se que há diferentes modos de se conceber a violência sexual intrafamiliar e, conforme essas diferentes concepções, serão produzidas formas distintas de atendimento às vítimas. Este é um estudo qualitativo, realizado com quatro instituições localizadas em um município da região do Vale do Taquari/RS, onde profissionais responsáveis pelo atendimento às crianças e adolescentes, vítimas de abuso sexual intrafamiliar atuam. O ponto de partida da pesquisa, através do mapeamento da rede, foi um serviço de assistência social. O tema da violência sexual intrafamiliar, do qual trata este trabalho, é bastante atual, sendo reconhecido atualmente como grave problema de saúde pública, exigindo preparo tanto dos profissionais quanto das instituições de saúde para atuarem junto à população. Nesse sentido, procurou-se investigar que concepções de abuso sexual, infância/adolescência e família são acionadas pelos profissionais que compõem a rede de atenção à vítima, buscando mapear os serviços de atenção e cuidado que essas vítimas têm acesso. Propôs-se, para isto, uma análise inspirada na noção de genealogia definida por Foucault (1979). Através dessa perspectiva, os materiais produzidos na pesquisa são analisados, buscando entender os diferentes regimes de verdade acerca de alguns conceitos, através do discurso dos profissionais, ressaltando que o discurso produz subjetividades, na medida em que é tomado como verdadeiro e legítimo. Os discursos destes profissionais são utilizados para a produção dos materiais de análise, possibilitando a problematização de alguns enunciados, como maternidade, família, abuso sexual, infância e adolescência e vulnerabilidade social.
Descrição
Palavras-chave
Genealogia; Abuso sexual intrafamiliar; Discurso; Rede de atenção
Citação
FERRARI, Jocieli. Abuso sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes: rede de atenção e cuidado em município da região do Vale do Taquari. 2014. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/347.
Coleções