Psicologia

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    A NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA EM WINNICOTT: SEUS SENTIDOS E DESDOBRAMENTOS CLÍNICOS
    (2023-11) Bohrer, Bruno Bestetti; Zanelatto, Elisângela Mara; http://lattes.cnpq.br/0187043822478808; Polonio, Denise Fabiane; Pretto, Bernardete
    Muitos comentadores consideram Winnicott como um autor que opera uma verdadeira revolução paradigmática dentro da Psicanálise e que a maneira como pensa a noção de experiência constitui uma de suas principais marcas distintivas. Assim, este artigo buscou compreender a noção de experiência no pensamento winnicottiano, seus sentidos e desdobramentos clínicos, através de revisão bibliográfica na plataforma SciELO e Periódico CAPES, a partir dos descritores “Winnicott” e “experiência”. Da análise dos conteúdos selecionados emergiram as seguintes categorias: Busca pela experiência vivida e/ou a ser vivida; A temporalidade real da experiência humana; A experiência sob o ponto de vista do bebê e do verdadeiro e falso self; e Uma clínica da experiência.
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    A PRESSÃO DA PERFEIÇÃO: IMPACTOS EMOCIONAIS DECORRENTES DA PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS DE BELEZA
    (2026) Dullius, Joana Angélica; Ferrari, Jocieli; http://lattes.cnpq.br/5300618596482913; Franceschini, Erica; Costa, Josiane Andréia Da
    A pressão pela perfeição, bem como a supervalorização do corpo padrão, vêm sendo a causa de adoecimentos psicológicos. Tendo em vista o culto à beleza, o presente estudo buscou compreender os impactos emocionais causados pela participação de mulheres em concursos de beleza do Brasil. A pesquisa possui abordagem qualitativa, em que a produção dos dados foi realizada através de um questionário online em que foram obtidas 33 respostas válidas, todas do estado do Rio Grande do Sul, em que apenas 4 participaram, além das etapas municipais, de concursos de beleza no âmbito estadual. A análise dos dados foi elaborada pela análise de conteúdo (Bardin, 2016), em que as respostas foram vinculadas a categoria impactos emocionais, em que foram discutidos a ansiedade, o estresse e como os fatores sociais e físicos refletem no emocional das candidatas. Além disso, a busca por ajuda de profissionais é uma prática escassa, fazendo com que, muitas vezes, haja um agravamento dos sintomas. Conclui-se que lidar com este processo de maneira saudável se torna um desafio, causando impactos emocionais duradouros e sofrimentos persistentes.
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    RECURSOS E TÉCNICAS EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI
    (2023-06-01) Schneider, Guilherme; Michelle Engers Taube; Oliveira, Michelle Engers Taube De; http://lattes.cnpq.br/4929353272897910; Diehl, Lisiane; Faleiro, Sandro Nero
    O objetivo do presente estudo foi investigar os recursos e técnicas utilizadas pelas empresas do Vale do Taquari no processo de recrutamento e seleção de pessoal. Essa pesquisa se caracteriza como quantitativa e para a coleta dos dados foi utilizada uma entrevista com perguntas abertas e fechadas. O questionário foi encaminhado via google forms aos participantes. A análise de dados foi descritiva. Os resultados acenaram para a utilização de recrutamento baseado na modalidade online e a necessidade de seleção baseada no comportamento.
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    Sintomas de ansiedade, depressão e estresse durante o tratamento de doença renal crônica
    (2023-07) Souza, Maurício De; Bücker, Joana; Ferrari, Jocieli; Schwertner, Rafaela
    Resumo: A doença renal crônica é uma síndrome progressiva e irreversível que compromete as funções renais e leva à uremia. O tratamento da doença inclui a hemodiálise, que pode ser invasiva, exaustiva e desgastante para os pacientes. Além disso, o tratamento também afeta a vida social e econômica, além da sua imagem corporal e sua capacidade de agir com autonomia. Estudos mostram que pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise apresentam alta prevalência de sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Neste estudo, o objetivo será avaliar a prevalência desses sintomas em pacientes em tratamento de hemodiálise, que será realizado por meio da aplicação da escala DASS-21, adaptada para o Brasil, assim como um questionário sociodemográfico. Este é um estudo transversal, quantitativo, observacional e descritivo. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes tinham idade média de 54 e 77 anos, sendo 54,5% do sexo masculino e 45,5% do sexo feminino. A análise estatística revelou que as mulheres apresentam escores mais altos de ansiedade em comparação aos homens, mas não houve diferenças significativas nos escores de estresse e depressão entre os sexos. Além disso, os participantes com diagnóstico psiquiátrico tiveram escores mais altos de ansiedade em comparação aos que não tinham diagnóstico. A trata-se de uma pesquisa transversal, quantitativa, observacional e descritiva.
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    Automutilação não suicida na adolescência: uma compreensão psicanalítica do tratamento
    (2023-06) Modesti, Mariana Galeazzi; Zanelatto, Elisângela Mara; http://lattes.cnpq.br/0187043822478808; Dhein, Gisele; Schwertner, Suzana Feldens
    A adolescência pode ser entendida como um estado de ser, um tempo único do sujeito que vive imerso em elaborações e escolhas vivenciando novas pulsões decorrentes da puberdade. O presente artigo é o resultado de uma pesquisa vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem por objetivo compreender a perspectiva psicanalítica acerca da automutilação não suicida na adolescência. Este estudo se caracteriza pela natureza qualitativa e apoia-se em dados descritivos. Como método de pesquisa utilizou a entrevista semiestruturada a partir de um roteiro abordando o trabalho psicoterapêutico a adolescentes que se automutilam sem intenção de morrer. Participaram do estudo três psicólogas que atuam há mais de cinco anos ancoradas na abordagem psicanalítica com adolescentes entre 12 e 18 anos de idade. Cada entrevista teve a duração aproximada de 45 minutos e foram gravadas. Elas foram realizadas de modo virtual por meio da plataforma Google Meet, e uma aconteceu de modo presencial. Após, as falas foram transcritas na íntegra. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011), a partir da construção de um corpus do qual surgiram as categorias a seguir: 1) Adolescência na contemporaneidade: diferentes modos de ser e adoecer; 2) Corpo: marcas e registros de um tempo; 3) Trabalho psicoterapêutico com adolescentes: desafios e possibilidades e 4) Rede de apoio: com quem contar. Como resultado, constatou-se que a intervenção junto aos adolescentes se faz através de uma perspectiva de vínculo que proporcione a criação de mecanismos de enfrentamento salutares para lidarem com suas dores e sentimentos de desamparo.