Processos de comunicação e educação ambiental na formação de multiplicadores em resíduos sólidos no CIPAE G8 do Vale do Taquari-RS
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Data
2020-11
Autores
Orientador
Mazzarino, Jane Márcia
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Resumo
O G8 é um consórcio de pequenos municípios do Rio Grande do Sul que atua coletivamente para o enfrentamento de questões da gestão pública e através do Programa Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos – PIGIRS atende às exigências previstas, para o âmbito municipal, na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual prevê e aponta para a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e gestão integrada dos resíduos. Com a necessidade de ações que contribuam para a construção de sociedades sustentáveis e com a cobrança do Ministério Público para o cumprimento do PIGIRS (2013) pelo G8, no que se refere à educação ambiental, se dá início a um processo de formação, o qual segue as prerrogativas propostas pelo Ministério do Meio Ambiente quando cria a metodologia dos Coletivos Educadores. Os coletivos são constituídos por instituições e grupos que passam por processos formativos permanentes, participativos, continuados e voltados à diversidade de habitantes de um território, caso do G8. O Coletivo Educador está articulado ao que está posto no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). Para tanto, problematiza-se a metodologia de formação, a apropriação do conhecimento pelos participantes e os modos de multiplicação em cada um dos municípios onde ocorreram formações. O objetivo do estudo é investigar processos de intervenção para a formação de multiplicadores em comunicação e educação ambiental em ambiente não-formal, voltados para a área de resíduos sólidos domésticos no âmbito do G8. O estudo atrela-se a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, especificamente à meta de, até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, estudo de caso e, quanto aos fins a pesquisa é exploratória, descritiva e aplicada, baseada no estudo bibliográfico, documental e de campo, essa de caráter intervencionista. O tratamento de dados apoia-se na análise textual. Como resultados apresenta-se a análise das categorias de apropriações metodológicas e apropriações da formação nas quais é possível evidenciar que a formação de multiplicadores por meio de práticas colaborativas é potente, gera possibilidades de apropriação diversas pelos multiplicadores, o que se pode visualizar nas intervenções viabilizadas pela formação, além disso verificou-se suas possibilidades de potencializar a criação de Coletivos de Educação Ambiental. No entanto, esta possibilidade diferencia-se em cada município, já que em alguns a motivação foi maior que em outros, ademais a situação de pandemia dificultou a continuidade das ações, desfavorecendo a criação efetiva dos Coletivos Educadores. Mas evidenciou-se que o processo de formação de multiplicadores em resíduos sólidos do CIPAE G8 resultou na capacitação dos multiplicadores em educação ambiental e esses realizaram práticas de intervenção, as quais passaram a constituir parte de sua experiência de vida. Depois da formação estão mais próximos da formação de Coletivos Educadores que antes, considerando-se que, ao menos temporariamente e com o apoio dos pesquisadores, organizaram-se como tal.
The G8 is a consortium of small municipalities in Rio Grande do Sul that works collectively to face public management issues and through the Intermunicipal Program for Integrated Waste Management - PIGIRS meets the requirements foreseen, for the municipal scope, in the National Policy for Solid Waste, which provides for and points to shared responsibility for the life cycle of products and integrated waste management. With the need for actions that contribute to the construction of sustainable societies and the collection of the Public Ministry for the fulfillment of PIGIRS (2013) by the G8, with regard to environmental education, a training process begins, which it follows the prerogatives proposed by the Ministry of the Environment when it creates the methodology of Collective Educators. The collectives are made up of institutions and groups that undergo permanent, participatory, continuous training processes and focused on the diversity of inhabitants of a territory, as in the case of the G8. The Educative Collective is linked to what is included in the National Environmental Education Program (ProNEA). To this end, the training methodology, the appropriation of knowledge by the participants and the multiplication modes that in each of the municipalities where training took place are problematized. The objective of the study is to investigate intervention processes for the formation of multipliers in communication and environmental education in a non-formal environment, focused on the area of domestic solid waste within the scope of the G8. The study is linked to one of the Sustainable Development Goals, SDG 11: Making cities and human settlements inclusive, safe, resilient and sustainable, specifically to the goal of, by 2030, reducing the negative environmental impact per capita of cities, including paying special attention to air quality, municipal waste management and others. The methodology is characterized as qualitative, case study and, as for the purposes, the research is exploratory, descriptive and applied, based on bibliographic, documentary and field study, this is of an interventionist character. Data processing is supported by textual analysis.
The G8 is a consortium of small municipalities in Rio Grande do Sul that works collectively to face public management issues and through the Intermunicipal Program for Integrated Waste Management - PIGIRS meets the requirements foreseen, for the municipal scope, in the National Policy for Solid Waste, which provides for and points to shared responsibility for the life cycle of products and integrated waste management. With the need for actions that contribute to the construction of sustainable societies and the collection of the Public Ministry for the fulfillment of PIGIRS (2013) by the G8, with regard to environmental education, a training process begins, which it follows the prerogatives proposed by the Ministry of the Environment when it creates the methodology of Collective Educators. The collectives are made up of institutions and groups that undergo permanent, participatory, continuous training processes and focused on the diversity of inhabitants of a territory, as in the case of the G8. The Educative Collective is linked to what is included in the National Environmental Education Program (ProNEA). To this end, the training methodology, the appropriation of knowledge by the participants and the multiplication modes that in each of the municipalities where training took place are problematized. The objective of the study is to investigate intervention processes for the formation of multipliers in communication and environmental education in a non-formal environment, focused on the area of domestic solid waste within the scope of the G8. The study is linked to one of the Sustainable Development Goals, SDG 11: Making cities and human settlements inclusive, safe, resilient and sustainable, specifically to the goal of, by 2030, reducing the negative environmental impact per capita of cities, including paying special attention to air quality, municipal waste management and others. The methodology is characterized as qualitative, case study and, as for the purposes, the research is exploratory, descriptive and applied, based on bibliographic, documentary and field study, this is of an interventionist character. Data processing is supported by textual analysis.
Descrição
Palavras-chave
Educação Ambiental; Comunicação Ambiental; Resíduos Sólidos; Formação de Multiplicadores; Coletivos Educadores Ambientais; ODS 11; Environmental Education; Training of Multipliers; Solid Waste; Environmental Communication; Environmental Educative Collectives; SDG 11
Citação
SCHNEIDER, Janaína Kollet. Processos de comunicação e educação ambiental na formação de multiplicadores em resíduos sólidos no CIPAE G8 do Vale do Taquari-RS. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2957.