As matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade: um olhar possível para o ensino
Carregando...
Arquivos
Data
2020-11
Autores
Orientador
Del Pino, José Claudio
Banca
Silva, Jacqueline Silva da
Schuck, Rogério José
Salgado, Tânia Denise Miskinis
Boff, Eva Teresinha
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A interdisciplinaridade vem sendo estudada no Brasil desde a década de 60, mas, a partir da década de 1990, esse tema é destacado com maior ênfase, especialmente pela necessidade de se pensar meios de trabalhar o conhecimento diante do contexto globalizador. Nesse sentido, coloca-se em questionamento o processo de formação inicial do professor, buscando-se compreender se esse espaço oportuniza contato, reflexão e estudo em relação à interdisciplinaridade, de maneira a contribuir com o campo de atuação desse profissional. Assim, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura da Univates/RS, identificando espaços e possibilidades para pensar na interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e com ênfase no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir dos documentos dos cinco cursos de licenciatura da Univates homologados em 2014, 2017 e 2018 e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos, tendo sido analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A principal perspectiva teórica para a interpretação dos dados foi o referencial de Fazenda (1992; 2008; 2011; 2013). Os resultados mostraram que os cursos de licenciatura analisados estão organizados de maneira disciplinar e apresentam um conjunto de disciplinas de formação de professores oferecidas de maneira compartilhada. Na percepção dos entrevistados, esse conjunto propicia um espaço para a interdisciplinaridade, contudo, a partir da análise das ementas das disciplinas e da ordem como são ofertadas, observou-se que essas se constituem como disciplinas pedagógicas sem um viés interdisciplinar. Para contribuir com o tema no campo da formação inicial de professores, sugere-se, então, um delineamento nas matrizes curriculares de forma a inserir os temas propostos com abordagem interdisciplinar, bem como destacam-se características importantes do professor que atua nas disciplinas compartilhadas, para a compreensão das ideias propostas: olhar intencionado, atitude motivadora e diálogo edificador.
Interdisciplinarity has been studied in Brazil since the 1960s, but since the 1990s, this topic has been highlighted with greater emphasis, especially due to the need to think about ways of working with knowledge in the global context. In this sense, the process of initial teacher education is questioned, seeking to understand whether this space provides contact, reflection and study in relation to interdisciplinarity, in order to contribute to the field of performance of this professional. Thus, the general objective of this study was to investigate the curricular matrices of Univates / RS undergraduate courses, identifying spaces and possibilities for thinking about interdisciplinarity. It is a qualitative research, of the documentary type and with emphasis on the case study. Data were collected from the documents of the five Univates degree courses approved in 2014, 2017 and 2018 and from semi-structured interviews conducted with the course coordinators, having been analyzed based on Bardin's Content Analysis (2011). The main theoretical perspective for the interpretation of the data was the Fazenda framework (1992; 2008; 2011; 2013). The results showed that the undergraduate courses analyzed are organized in a disciplinary way and present a set of teacher training courses offered in a shared way. In the perception of the interviewed, this set provides a space for interdisciplinarity, however, from the analysis of the disciplines' menus and the order in which they are offered, it was observed that these constitute pedagogical disciplines without an interdisciplinary bias. To contribute to the theme in the field of initial teacher education, it is suggested, then, an outline in the curricular matrices in order to insert the proposed themes with an interdisciplinary approach, as well as highlighting important characteristics of the teacher who works in shared disciplines, for the understanding of the proposed ideas: intent look, motivating attitude and edifying dialogue.
La interdisciplinariedad viene siendo estudiada en Brasil desde la década de 1960, pero a partir de la década de 1990, este tema comienza a ser destacado con mayor énfasis, especialmente por la necesidad de pensar medios de trabajar el conocimiento en un contexto globalizador. En este sentido, se coloca en pauta el proceso de formación inicial del profesor, procurando comprender si ese espacio ofrece una oportunidad de contacto, reflexión y estudio en relación a la interdisciplinariedad para, de esta manera, contribuir con el campo de actuación de estos profesionales. Así, el objetivo general de este estudio ha consistido en investigar las matrices curriculares de los cursos de licenciatura de Univates/RS, identificando espacios y posibilidades para pensar la interdisciplinariedad. Se trata de una investigación de abordaje cualitativo, de tipo documental y con énfasis en el estudio de caso. Los datos fueron recolectados a partir de documentos de los cinco cursos de licenciatura de Univates homologados en 2014, 2017 y 2018, y de entrevistas semiestructuradas realizadas con los coordinadores de los cursos, los datos fueron interpretados con base en el análisis de contenido de Bardin (2011). La principal perspectiva teórica para la interpretación de los mismos fue el referencial de Fazenda (1992; 2008; 2011; 2013). Los resultados mostraron que los cursos de licenciatura analizados han sido organizados de forma disciplinaria y presentan un conjunto de asignaturas de formación de profesores ofrecidas de manera compartida. Según la percepción de los entrevistados, este conjunto propicia un espacio para la interdisciplinariedad, pero a partir del análisis de las enmiendas de las asignaturas y del orden en que son ofrecidas, se observó que se constituyen como asignaturas pedagógicas sin un sesgo interdisciplinario. Para contribuir con el tema en el campo de la formación inicial de profesores se sugiere, por lo tanto, un delineamiento de las matrices curriculares insertando los temas propuestos con un abordaje interdisciplinario, así como se destacan características importantes del profesor que actúa en las asignaturas compartidas para la comprensión de las ideas propuestas: mirada intencionada, actitud motivadora y diálogo edificador.
Interdisciplinarity has been studied in Brazil since the 1960s, but since the 1990s, this topic has been highlighted with greater emphasis, especially due to the need to think about ways of working with knowledge in the global context. In this sense, the process of initial teacher education is questioned, seeking to understand whether this space provides contact, reflection and study in relation to interdisciplinarity, in order to contribute to the field of performance of this professional. Thus, the general objective of this study was to investigate the curricular matrices of Univates / RS undergraduate courses, identifying spaces and possibilities for thinking about interdisciplinarity. It is a qualitative research, of the documentary type and with emphasis on the case study. Data were collected from the documents of the five Univates degree courses approved in 2014, 2017 and 2018 and from semi-structured interviews conducted with the course coordinators, having been analyzed based on Bardin's Content Analysis (2011). The main theoretical perspective for the interpretation of the data was the Fazenda framework (1992; 2008; 2011; 2013). The results showed that the undergraduate courses analyzed are organized in a disciplinary way and present a set of teacher training courses offered in a shared way. In the perception of the interviewed, this set provides a space for interdisciplinarity, however, from the analysis of the disciplines' menus and the order in which they are offered, it was observed that these constitute pedagogical disciplines without an interdisciplinary bias. To contribute to the theme in the field of initial teacher education, it is suggested, then, an outline in the curricular matrices in order to insert the proposed themes with an interdisciplinary approach, as well as highlighting important characteristics of the teacher who works in shared disciplines, for the understanding of the proposed ideas: intent look, motivating attitude and edifying dialogue.
La interdisciplinariedad viene siendo estudiada en Brasil desde la década de 1960, pero a partir de la década de 1990, este tema comienza a ser destacado con mayor énfasis, especialmente por la necesidad de pensar medios de trabajar el conocimiento en un contexto globalizador. En este sentido, se coloca en pauta el proceso de formación inicial del profesor, procurando comprender si ese espacio ofrece una oportunidad de contacto, reflexión y estudio en relación a la interdisciplinariedad para, de esta manera, contribuir con el campo de actuación de estos profesionales. Así, el objetivo general de este estudio ha consistido en investigar las matrices curriculares de los cursos de licenciatura de Univates/RS, identificando espacios y posibilidades para pensar la interdisciplinariedad. Se trata de una investigación de abordaje cualitativo, de tipo documental y con énfasis en el estudio de caso. Los datos fueron recolectados a partir de documentos de los cinco cursos de licenciatura de Univates homologados en 2014, 2017 y 2018, y de entrevistas semiestructuradas realizadas con los coordinadores de los cursos, los datos fueron interpretados con base en el análisis de contenido de Bardin (2011). La principal perspectiva teórica para la interpretación de los mismos fue el referencial de Fazenda (1992; 2008; 2011; 2013). Los resultados mostraron que los cursos de licenciatura analizados han sido organizados de forma disciplinaria y presentan un conjunto de asignaturas de formación de profesores ofrecidas de manera compartida. Según la percepción de los entrevistados, este conjunto propicia un espacio para la interdisciplinariedad, pero a partir del análisis de las enmiendas de las asignaturas y del orden en que son ofrecidas, se observó que se constituyen como asignaturas pedagógicas sin un sesgo interdisciplinario. Para contribuir con el tema en el campo de la formación inicial de profesores se sugiere, por lo tanto, un delineamiento de las matrices curriculares insertando los temas propuestos con un abordaje interdisciplinario, así como se destacan características importantes del profesor que actúa en las asignaturas compartidas para la comprensión de las ideas propuestas: mirada intencionada, actitud motivadora y diálogo edificador.
Descrição
Palavras-chave
Formação Inicial de Professores; Matrizes Curriculares; Interdisciplinaridade; Initial teacher education; Curricular matrices; Interdisciplinarity; Formación Inicial de Profesores; Matrices Curriculares; Interdisciplinariedad
Citação
VIAN, Vanessa. As matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade: um olhar possível para o ensino. 2020. Tese (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 nov. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2929.