Pluralidade corporal e ginástica: o contexto escolar e materiais alternativos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2012-12-11
Orientador
Machado, Neli Teresinha Galarce
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo analisou as possibilidades do desenvolvimento do conteúdo ginástica e da confecção de materiais alternativos para as aulas de Educação Física de quatro escolas com diferentes representações e localidades dentro do Município de Lajeado. Nesta pesquisa foram identificados os espaços e a infraestrutura onde as aulas de Educação Física ocorrem, como também a formação dos professores e a sua compreensão sobre as práticas das ginásticas utilizadas. Foi foco deste estudo a importância que o conteúdo ginástica apresenta historicamente nas aulas de Educação Física no Brasil e a representatividade do conteúdo para os escolares no desenvolvimento motor, pluralidade corporal, cognitivo e social. O estudo é de caráter qualitativo descritivo e utilizou observações e entrevistas semiestruturadas para a coleta das informações. Os participantes investigados foram os professores de Educação Física do Ensino Fundamental. Este estudo pretende repercutir com a qualificação do conteúdo na formação e no desenvolvimento das práticas educativas e no seu impacto no ambiente educacional. Podemos considerar que este estudo se localiza na perspectiva de aproximação entre um contexto de desenvolvimento corporal e suas particularidades, e a cultura na realização de determinadas práticas corporais, como é o caso da ginástica, o que, no âmbito da Educação Física, denomina-se cultura corporal.
Descrição
Palavras-chave
Ginástica; Educação Física Escolar; Pesquisa Qualitativa; Rede Municipal de Ensino de Lajeado/RS
Citação
OTSUKA, Marcos Minoru. Pluralidade corporal e ginástica: o contexto escolar e materiais alternativos. 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 out. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/286.