Avaliação do comportamento mecânico e durabilidade de blocos de concreto pré moldados com adição de cinza da casca de arroz

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-06
Orientador
Righi, Débora Pedroso
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O arroz é um produto que está presente em grande parte do mundo, com um grande volume de resíduos gerados no processo de produção sendo descartados de forma incorreta no meio ambiente. Existem estudos voltados à utilização da cinza da casca de arroz sendo empregada como agregado aglomerante na composição do concreto. No presente trabalho buscou-se avaliar se este material pode vir a substituir em parte o cimento no processo de produção de blocos de concreto pré moldados, mantendo ou melhorando suas propriedades mecânicas e físicas, relacionando com questões viáveis de acessibilidade e economia. A pesquisa contemplou os ensaios de resistência à compressão axial, índice de absorção e resistência a abrasão. Foram moldados corpos de prova utilizando como base o formato de pavimentos intertravados com traço de 0%, 5%, 10% e 15% de substituição parcial do cimento por cinza da casca de arroz, submetidos a ensaios nas idades de 7, 14 e 28 dias. Os resultados encontrados demonstraram que a substituição parcial de cimento por cinza da casca de arroz pode vir a ser uma oportunidade viável na construção civil, sendo que o traço de 15% foi o que obteve maior destaque entre os demais, se tornando uma possibilidade para que este material tenha uma destinação mais sustentável.
Descrição
Palavras-chave
Cinza da Casca de Arroz (CCA); Concreto; Pavimento intertravado; Ensaios de caracterização
Citação
SOARES, Douglas Bastos. Avaliação do comportamento mecânico e durabilidade de blocos de concreto pré moldados com adição de cinza da casca de arroz. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 jul. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2839.