Engenharia de Produção

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    APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SMED NO SETUP DO CONJUNTO DE INJEÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO PLÁSTICA
    (2023-12) Mattie, Mariana; Izquierdo, Rafael Crespo; http://lattes.cnpq.br/6632171988832435; Costa, Manfred; Delwing, Eduardo Becker
    O cenário atual das indústrias demanda cada vez mais soluções que visam a redução de perdas e a melhoria de eficiência em seus processos. Uma das áreas que mais vem sendo evidenciada, é o uso de diferentes estratégias para a redução do tempo de troca de ferramentas em equipamentos, visto que se tratam de operações que não agregam valor ao produto. O presente estudo tem como objetivo aplicar a SMED (Single Minute Exchange of Die) para melhorar o tempo de setup do conjunto de injeção de uma empresa transformadora de plástico. A metodologia proposta é composta por 4 etapas. São elas: 1) levantamento das atividades realizadas no setup; 2) divisão das atividades em setup interno ou externo; 3) desenvolver melhorias nos equipamentos e nos processos para transformar os setups internos em externos; e, por fim, 4) analisar o processo de setup de forma macro a fim de propor melhorias. Os resultados obtidos mostram que foi possível reduzir o tempo de setup de matéria-prima em aproximadamente 20% entre os meses de janeiro e maio de 2023, o que reforça o uso dessa metodologia em problemas que envolvem o setup de conjuntos de injeção.
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    APLICAÇÃO DE METODOLOGIA SCRUM E MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR NA REDUÇÃO DE PERDAS DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
    (2023-11) Schmidt, Luiz Henrique; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Neide, Italo Gabriel
    O avanço da tecnologia e o processo de globalização resultam em um mercado com um ambiente cada vez mais competitivo e exigente. Na busca por uma base sólida nesse mercado e a consequente obtenção de lucros, não basta desenvolver a capacidade de vendas e a geração de volume necessário para o atendimento da demanda, mas também é crucial realizar o melhor gerenciamento dos recursos disponíveis, que influenciam diretamente nos indicadores de produtividade e eficiência, e na margem de custo de cada produto. Sendo assim, este estudo tem como objetivo desenvolver e analisar uma metodologia de redução de desperdícios de uma linha produtiva de uma empresa do ramo alimentício. O estudo caracteriza-se como dedutivo, com objetivo descritivo, sendo o modo de abordagem classificado como quali-quantitativo, e os procedimentos técnicos adotados são classificados como pesquisa-ação e estudo de caso. Trata-se da construção de uma metodologia, que inicia pelo mapeamento do fluxo de valor da linha produtiva, o que permite a identificação dos desperdícios mais expressivos na geração de valor do processo produtivo; bem como da aplicação da metodologia ágil Scrum. Ao final do estudo, o trabalho apresenta os resultados obtidos nos indicadores de perda de matéria-prima, perda orgânica e geração de retrabalho da empresa, sinalizando pequena melhora observada na linha de produção, e um feedback positivo da equipe envolvida a respeito da aplicação da metodologia Scrum, para fins de gestão e estrutura organizacional.
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    LOGÍSTICA REVERSA EM UMA EMPRESA DE COMÉRCIO DE ACESSÓRIOS PARA SEGURANÇA DE CARGAS: UM ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA COM BASE EM SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS
    (2023-11) Paoli, Joana Fachinelli De; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Delwing, Eduardo Becker; Giongo, Ieda Maria
    Inspirada nos conceitos de Economia Circular, a Logística Reversa apresenta alternativas para auxiliar na redução de recursos descartados inadequadamente. Com objetivo de otimizar o fluxo do bem, o retorno dos produtos acabados ou seus componentes aos ciclos produtivos é uma opção para maximizar o aproveitamento dos recursos naturais. Para isso, esta monografia aborda um estudo de viabilidade técnico-econômica do processo de Logística Reversa em uma empresa de comércio de acessórios para seguranças de cargas, localizada na cidade de Garibaldi-RS. O estudo visa analisar quão viável é a efetivação do retorno das mercadorias já utilizadas, mas que hoje perderam sua funcionalidade principal, de forma a manter em seu processo produtivo uma destinação final ambientalmente adequada. À vista disso, foram desenvolvidas neste trabalho a análise e validação de três cenários distintos, levando em consideração os sistemas de reuso, desmanche e reciclagem separadamente. O método de análise baseou-se na simulação de eventos discretos, com posterior verificação da viabilidade econômica. O software de simulação utilizado foi o FlexSim e foi relevante por permitir o levantamento de custos de transporte. Adicionalmente, a análise de viabilidade exibiu os resultados de cada cenário desenvolvido, demonstrando serem viáveis técnica e economicamente. Com um investimento inicial estimado em R$188.561,88, o VPL variou entre R$ 111.949,50 e R$ 6.524.784,14 no período de sete anos analisados, bem como a TIR, que pode ser percebida entre 24,40% e 356,92% nesse período de tempo. O tempo de payback pode ser esperado em torno de quatro meses para o sistema de reuso; cinco anos e um mês para o sistema de desmanche; e quatro anos e oito meses para o sistema de reciclagem. Espera-se que os fundamentos deste trabalho sirvam de base para o desenvolvimento e constituição do processo de Logística Reversa na empresa MAVE Comércio de Acessórios, visto que os resultados gerados mostram que cada cenário construído retorna valores positivos de VPL, demonstrando perspectivas economicamente viáveis em cada um dos sistemas.
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    GESTÃO DE CLIENTES APLICANDO A METODOLOGIA RFV: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE ALIMENTOS
    (2023-11-24) Souza, Gabriel Silva De; Rosário, Cláudio Roberto Do; http://lattes.cnpq.br/3309090166138333; Lagemann, Carlos Henrique; Costa, Manfred
    RFV (Recência, Frequência e Valor) é uma metodologia que se concentra na análise do comportamento do cliente em relação às suas compras. A pesquisa aborda a aplicação e como essa técnica pode ser utilizada para aprimorar as estratégias de marketing e vendas das empresas. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o RFV, suas origens, evolução e principais conceitos. O método científico empregado no presente trabalho será o dedutivo, em uma abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo também conta com as metodologias exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Também são apresentadas as diferentes formas de coleta de dados, armazenamento e análise. A pesquisa identifica as principais vantagens do uso da técnica de RFV em empresas, bem como os desafios encontrados na implementação e manutenção da metodologia. Entre as principais vantagens, estão a identificação dos clientes mais valiosos e a criação de estratégias personalizadas de marketing e vendas. O estudo concluiu que a técnica é uma ferramenta valiosa para as empresas que desejam compreender melhor o comportamento do cliente e criar estratégias de marketing e vendas mais eficazes e direcionadas. Além disso, o RFV pode ajudar as empresas a aumentar a lealdade do cliente e a maximizar o valor de cada interação, resultando em maior lucratividade e sucesso no mercado.
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    Restrito
    DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES EM POWER BI PARA ANÁLISE DA GESTÃO DE UM SALÃO DE BELEZA COM BASE NAS PREMISSAS DO BALANCED SCORECARD
    (2023-06-19) Faller, Gabriel Sehn; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Rosário, Cláudio Roberto Do
    Este trabalho busca analisar a gestão de uma empresa de pequeno porte de acordo com a metodologia Balanced Scorecard, bem como definir indicadores para auxiliar o processo tomador de decisão da empresa através da construção de um dashboard interativo desenvolvido no software Microsoft Power BI. Para tanto, quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e o método utilizado foi descritivo e exploratório, elucidando os principais pilares do BSC e adequando-os ao sistema de gestão de uma empresa de pequeno porte. Além disso, a utilização de abordagens de análise de dados e business intelligence foram base para a extração, tratamento e validação dos dados. A partir da definição de indicadores e o desenvolvimento de análises integradas entre diferentes áreas da empresa, foi desenvolvido o estudo de caso buscando atender ao objetivo estratégico definido pela diretora da empresa. A partir deste trabalho, foi possível modelar indicadores interativos para serem utilizados no dia a dia pela gestão e facilitar o processo de tomada de decisão de uma empresa de pequeno porte. Inicialmente focando nos quatro pilares do BSC, podem ser agregados novos indicadores aos ambientes interativos do Power BI conforme novas demandas apareçam. Foi possível notar um grande impacto e satisfação por parte da gestão da empresa a partir deste novo olhar advindo da implantação do BSC aliado ao Power BI.