Engenharia da Computação

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    ARQUITETURA DE MICROSSERVIÇOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS ESCALÁVEIS E RESILIENTES
    (2023-11) Silva, Lucas Michel da; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564; Wolf, Alexandre Stürmer; Schneiders, Luis Antônio
    Este estudo explora a relevância e a dinâmica da arquitetura de microsserviços como fundamento para a criação de sistemas informáticos que sejam ao mesmo tempo escaláveis e dotados de alta disponibilidade. A pesquisa avança por meio de um exame meticuloso dos desafios e vantagens que caracterizam a implementação e a gestão dessa arquitetura. Combinando métodos qualitativos e quantitativos, e valendo-se de análises de literatura e casos práticos relevantes, o trabalho propõe um compêndio de diretrizes práticas e fundamentação teórica visando facilitar a transição para ou a adoção de microsserviços. Propõe-se a criação de uma arquitetura de microsserviços voltada para a integração com o ChatGPT, abrangendo os conceitos e tarefas necessários para atingir os objetivos estabelecidos. As conclusões deste estudo destacam a eficácia da arquitetura de microsserviços em termos de escalabilidade e resiliência. Fazendo utilização da abordagem científica, foram explorados os desafios práticos e teóricos, fornecendo percepções tanto para o meio acadêmico quanto profissional. Os desafios enfrentados durante a pesquisa revelaram oportunidades para investigações e desenvolvimentos futuros na área de microsserviços.
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    CONTROLE DE ACESSO A EVENTOS UTILIZANDO RECONHECIMENTO FACIAL
    (2023-11) Audibert, João Pedro Basso; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476; Diemer, Mouriac Halen; Wolf, Alexandre Stürmer
    O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma aplicação de reconhecimento facial para dispositivos móveis para controle de acesso e reconhecimento automatizado de pessoas. A justificativa do desenvolvimento do sistema se deve à comum existência de filas em eventos sociais. Soma-se isso, a possibilidade de falsificação de documentos e a perda dos métodos garantidores de acesso. A autenticação é a base para o desenvolvimento da pesquisa e é feita por biometria, neste caso identificação facial. O estudo, conduzido de forma exploratória, se direciona à procura de técnicas para a implementação de uma ferramenta acessível e de código aberto. Focou-se na área de reconhecimento facial para controle de acesso. Foi criada uma solução utilizando as linguagens de programação Python, para o processamento, a qual apoia se na biblioteca face_recognition para realizar o reconhecimento. Para o mobile, foi utilizado React Native com auxílio do framework Expo para detecção de faces e estruturação do aplicativo. Com o desenvolvimento completo, realizaram-se testagens piloto e de campo, as quais apontaram as falhas iniciais e posteriormente, corrigidas, os resultados. Esses, por sua vez, são muito satisfatórios, o algoritmo reconheceu corretamente cerca de 90% das vezes e em tempo hábil, de aproximadamente cinco segundos.
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    Adobe Commerce: Sistema de Business Intelligence para acompanhamento de E-commerce
    (2023-11-24) Tolazzi, Edson Junior Da Rosa; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564; Diemer, Mouriac Halen; Schneiders, Luis Antônio
    O comércio eletrônico tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, resultando em um aumento grande e significativo na competitividade do setor. O ambiente digital é capaz de proporcionar um maior volume e facilidade no acesso a informações muito importantes para o processo decisório de um negócio, desde dados de pedidos até cliques na loja. Nesse âmbito, a utilização de um sistema e práticas de Business Intelligence torna-se indispensável para o monitoramento e geração de indicadores que garantem um diferencial competitivo. Este trabalho tem como objetivo abordar a importância e aplicação de um BI no contexto e-commerce, com foco na plataforma Adobe Commerce, a fim de melhorar a eficiência e competitividade no mercado digital. É proposto o desenvolvimento de um BI, contemplando conceitos e atividades a serem estudadas e realizadas para alcançar os objetivos. Os resultados alcançados estão ligados ao entendimento dos conceitos de comércio eletrônico e BI, definição dos indicadores que agregam valor ao negócio e sobre o desenvolvimento de uma solução de BI para a plataforma Adobe Commerce (antigo Magento), além disso o software foi testado e avaliado. Pode-se concluir que a aplicação de técnicas e ferramentas de BI no e-commerce é capaz de trazer indicadores e fornecer informações essenciais para o bom andamento de um e-commerce.
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    PROPOSTA DE SOLUÇÃO DE TV CORPORATIVA DE BAIXO CUSTO BASEADA EM IOT
    (2023-12) Scheid, Cristian; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564; Schneiders, Luis Antônio; Dertzbacher, Juliano
    A comunicação é essencial para o sucesso de organizações, tanto no setor privado quanto no público. Com o avanço tecnológico, surgiram diversas ferramentas para aprimorar essa comunicação, abrangendo desde a intranet até as redes sociais e a TV corporativa. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar, implementar, testar e avaliar uma solução de TV corporativa baseada nos princípios da Internet das Coisas (IoT), com enfoque na viabilidade econômica e na otimização da gestão do tráfego de rede. Entretanto, a implementação de um sistema de TV corporativa enfrenta desafios, como custos elevados e falta de infraestrutura adequada. Diante disso, foram analisadas as variáveis que poderiam causar lentidão na rede, junto com opções acessíveis de hardware e software. Isso resultou na proposição e implementação de um sistema de TV corporativa que utilizou o software gratuito PiSignage em conjunto com computadores pessoais e placas Raspberry Pi como hardware para gerenciar e reproduzir conteúdos. As placas Raspberry Pi se destacaram como a opção mais econômica de hardware, alinhando-se com a proposta de desenvolver um sistema de baixo custo. Posteriormente à implementação, foram conduzidos testes de consumo de largura de banda do sistema, revelando a capacidade de utilizá-lo com baixo impacto no tráfego de rede ao qual está integrado. Esse resultado reforça a eficácia da solução proposta, demonstrando sua habilidade em operar de maneira eficiente e sustentável, minimizando interferências no ambiente de rede em que está inserido.
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    TIME TO RACE: APLICATIVO ANDROID PARA CRONOMETRAR VOLTAS EM CIRCUITOS OFF ROAD
    (2023-06-19) Lenz, William Daniel; Schneiders, Luis Antônio; http://lattes.cnpq.br/9565031104393434; Schorr, Maria Claudete; Pretto, Fabrício
    Atualmente temos algumas soluções em aplicativos de smartphones para verificar os tempos cronometrados durante o treinamento, mas destes, nenhum é específico para o off-road de motociclismo. Com um número crescente de adeptos, o velocross tem se popularizado na região do Vale do Taquari, onde encontramos diversos circuitos que fazem parte do cenário de competições de nível estadual e até nacional. O esporte exige muito do físico e mental do praticante e o treino é o principal método para se sobressair dos demais praticantes. Entende-se que uma ferramenta de cronometragem de volta torna-se indispensável para melhorar sua técnica e aperfeiçoar seu rendimento dentro da pista. Buscando auxiliar no desenvolvimento dos pilotos, o presente trabalho apresenta uma solução de aplicativo mobile para cronometragem e gestão dos tempos realizados durante o treinamento em circuitos de velocross. Para a compreensão do aplicativo, o presente trabalho apresenta um estudo sobre o esporte a motor, técnicas de localização e tecnologias. Por meio de outros trabalhos e produtos relacionados ao tema já existentes no mercado. Por fim, explica a forma e locais de realização dos testes, bem como as perguntas respondidas pelos entrevistados cuidadosamente selecionados de acordo com a finalidade da aplicação, demonstrando os resultados obtidos sendo favoráveis à validação do aplicativo.