A concepção do erro como uma estratégia de revisão do processo de ensino e aprendizagem em matemática nível fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
2010-11-09
Autores
Orientador
Auth, Milton Antonio
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho caracteriza-se por um estudo exploratório, de cunho qualitativo, estruturado a partir de um quadro teórico conceitual envolvendo aspectos relativos ao erro, à avaliação, à educação matemática e que possam trazer implicações à formação dos professores. Seu objetivo geral consiste em identificar, classificar e analisar erros cometidos por alunos de oitava série do Ensino Fundamental na resolução de provas de Matemática e seus objetivos específicos buscam utilizar a análise dos referidos erros como instrumento investigativo, enfatizar a importância de se analisar o “processo” e não apenas o produto, bem como conceber o erro enquanto uma ferramenta de metodologia de ensino. A utilização do método científico, numa pesquisa de cunho qualitativo, possibilita ao pesquisador pensar criticamente e proceder a uma reflexão a fim de identificar condições que definam a realidade pesquisada. Assim, através da aplicação de um instrumento de pesquisa, foram identificados, analisados e classificados os erros cometidos pelos alunos. Nas conclusões, são apresentadas algumas considerações sobre a pesquisa realizada e sobre o uso dos erros no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Análise de Erros; Ensino Fundamental; Geometria Plana
Citação
ESPINDOLA, Nederson Antonio. A concepção do erro como uma estratégia de revisão do processo de ensino e aprendizagem em matemática nível fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 jan. 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/116.