Educação Física - Licenciatura

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    TRABALHO, FAMÍLIA E PROFISSÃO: COM A PALAVRA OS GUARDA VIDAS CIVIS TEMPORÁRIOS
    (2023-12) Sulzbach, Alan Felipe; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Neuenfeldt, Derli Juliano; Demarco , Jayme Quint Neto
    Este estudo foi elaborado no ano de 2023 como forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Seu objetivo foi compreender como os guarda vidas civis temporárias percebem o trabalho de guarda vidas e as relações com suas vidas pessoais, profissionais e com a Educação Física escolar. Utilizou uma abordagem qualitativa descritiva, explorando e interpretando as percepções e significados atribuídos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os cinco GVCT mais experientes de um dos pelotões do Litoral Norte do Rio Grande do Sul via Google Meet. Esse método oferece praticidade e conveniência aos participantes, permitindo a condução das entrevistas remotamente. As informações foram analisadas por meio do processo de triangulação, buscando compreender melhor os fatores psicossociais que permeiam o cotidiano dos Guarda Vidas e como a Educação Física pode contribuir para a profissão.
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    EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: DIÁLOGOS COM PROFESSORES DA ÁREA DE LINGUAGENS
    (2023-11) Fortunato, Júlia Pelegrini; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Bublitz, Grasiela Kieling; Brod, Alexadra
    Esta pesquisa, um trabalho de conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura, tematiza a Educação Física como componente curricular da área de Linguagens e foi produzida a partir da seguinte questão: como os professores da Área de Linguagens de uma escola pública estadual compreendem a Educação Física escolar e a sua função educativa? Para tal propósito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores da escola que atuam na área de Linguagens, sendo dois professores de Educação Física e duas professoras diplomadas em Letras, as quais atuam nos componentes curriculares Português e Inglês. As informações produzidas foram analisadas por meio do processo de triangulação e deram origem às duas categorias de análise da pesquisa, cuja discussão elaborada permitiu identificar que ainda há dúvidas sobre a presença da Educação Física na Área de Linguagens, expressa tanto por professores de Educação Física quanto os demais professores entrevistados. Também foi possível identificar que essa dúvida está condicionada às maneiras específicas que cada um desses professores percebem função educativa da Educação Física - ora compreendida na sua relação com a formação para a vida, ora como prática de atividades físicas, algo que demonstra a necessidade de um entendimento mais aprofundado sobre o seu campo de conhecimento e seu papel educativo na escola.
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    USO DE ESPAÇOS AO AR LIVRE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES
    (2023-11-13) Arenhardt, Guilherme Vinícius; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rosa, Leonardo De Ross; Rocha, Leandro Oliveira
    Esta pesquisa, de cunho qualitativo e descritivo, aborda o uso de espaços ao ar livre nas aulas de Educação Física escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas escolas municipais do perímetro urbano no município de Venâncio Aires/RS/BRA. Tem como principal objetivo investigar como os professores de Educação Física compreendem o desenvolvimento de aulas de Educação Física ao ar livre e sobre a utilização dos espaços externos próximos à escola nas aulas de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física de escolas públicas municipais de Venâncio Aires/RS. Além disso, também foram mapeadas e realizou-se registros fotográficos de possíveis áreas ao ar livre nas quais poderiam ser realizadas aulas de Educação Física. As análises das respostas foram feitas pelo método denominado de análise textual discursiva e a discussão com o referencial teórico. Constatou-se que os entrevistados utilizam os espaços ao ar livre disponíveis para a realização de suas aulas e sabem da importância da realização dessas práticas nesse meio. Porém, nessas aulas de Educação Física, existe predominância pela realização de esportes como: futebol, voleibol e atletismo, embora se trabalhe também com práticas de aventura. Conclui-se que é importante oportunizar aos alunos vivências também ligadas ao meio ambiente e práticas corporais interligando com outras disciplinas escolares, propondo atividades como: pedaladas, caminhadas, trilhas de conscientização. Por meio delas, os alunos frequentam esses ambientes e podem se conscientizar quanto à questão de preservação desse espaço. Isso contribuirá para que ele crie identidade com esses espaços da cidade.
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    EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE AVALIA
    (2023) Loisen, Gabriel Vinícius; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rocha, Leandro Oliveira; Horn, Claudia Inês
    Este artigo tem como objetivo analisar compreensões de professores acerca da Educação Física Escolar e suas implicações com a avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de um município do Vale do Taquari/RS. É uma pesquisa qualitativa que se utilizou para a coleta de informações de uma entrevista semiestruturada, realizada com sete professores formados em Educação Física, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Constatou-se que o foco do ensino são os esportes, mais especificamente, o vôlei, o futebol e o handebol, os seus fundamentos e a progressão para o jogo, além de outros temas da cultura corporal previstos na BNCC, como ginástica, lutas e atletismo. Quanto à avaliação, os professores de Educação Física têm enfatizado, principalmente, as dimensões atitudinais e conceituais, negligenciando a dimensão procedimental. A observação da participação e do comportamento são os critérios da avaliação atitudinal e os instrumentos de avaliação conceitual são provas, trabalhos e pesquisas. Conclui-se que há uma desconexão entre o que se ensina e o que se avalia, visto que se ensina fundamentos e gestos técnico-esportivos e que a avaliação se foca principalmente na participação dos alunos nas aulas e na dimensão conceitual.
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    Percepções de alunos do Ensino Médio sobre o uso de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física
    (2023-11) Giongo, Gabriela; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Isse, Silvane Fensterseifer; Forneck, Kári Lúcia
    Este artigo tem como objetivo investigar a percepção dos alunos do Ensino Médio de uma escola em relação ao uso de TDICs nas aulas de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem de pesquisa ação, conduzida com uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual. Utilizamos um questionário online para entender as expectativas iniciais da turma em relação com o uso de TD e, em seguida, conduzimos três aulas incorporando tecnologias digitais. Ao término das aulas, promovemos discussões para avaliar a percepção dos alunos e documentamos as observações em um diário de campo. Os resultados foram positivos, demonstrando que o uso de tecnologias permitiu aos estudantes experimentar novas formas de aprender e refletir sobre a interação entre o mundo virtual e o mundo físico, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente. Isso ofereceu uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional. Sendo assim, a partir das experimentações os estudantes destacaram que as aulas foram divertidas e educativas. Portanto, quanto as percepções dos alunos podemos identificar que as aulas que incorporam tecnologias digitais podem proporcionar um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente, mas também oferecem uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional.