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Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoRevelações visuais: como a representação de dados e comunicação de conteúdos sensíveis impulsionam mudanças no contexto do design social e ativista(2024-12) Becker, Marina Sartori; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Lohmann, Renata; Werlang, Luís André RibasEste estudo explora a interseção entre design social, design ativista e visualização de dados como ferramentas para abordar questões sociais contemporâneas. Partindo da crítica ao uso comercial do design, investiga-se como estas práticas podem promover mudanças positivas e engajamento social. Por meio de estudos de casos, que incluem desde visualizações históricas até projetos contemporâneos que utilizam dados para promover transparência e conscientização, demonstra-se a maneira que aspectos como humor, especulação e estética são apresentados como estratégias para fomentar empatia e engajamento, dentro do design social e ativista. Neste contexto, o estudo da comunicação de conteúdos sensíveis fornece o entendimento necessário para que mudanças possam ocorrer. A pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, pois trata da realização prática dos conhecimentos adquiridos por meio da compreensão da representação de dados, visando futura aplicação. O método é o dedutivo e o estudo define-se como exploratório, adotando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica/documental. Conclui-se que o design, quando orientado por princípios éticos, inclusivos e focado em práticas projetuais conscientes, tem o potencial de transformar realidades complexas e promover mudanças sociais significativas, destacando o papel da representação de dados na amplificação de vozes e na comunicação de temas sensíveis.
- ItemAcesso AbertoGamificação como elemento a favorecer o engajamento na formação de alunos no ensino virtual(2024-07-08) Bazzo, Gabriele Mocellin; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Brod, Rodrigo; Werlang, Luís André RibasEste trabalho busca explorar, diante da crescente relevância dos ambientes virtualizados de aprendizagem (AVAs), as vantagens que a gamificação pode gerar ao ser aplicada em processos de ensino. Para cumprir esse objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica para estabelecer relação com quais fatores são importantes nos processos de aprendizagem e, ao levarmos estes fatores para dentro do ensino virtualizado, quais elementos acabam se perdendo. Este trabalho busca como objetivo geral, diante da crescente relevância do ensino virtualizado, encontrar na gamificação ferramentas que possam auxiliar no engajamento dos alunos no ambiente digital. Para reforçar as evidências encontradas em pesquisa, foi realizada pesquisa cases de sucesso em AVAs onde há o emprego de gamificação, identificando quais ferramentas de gamificação foram usadas como estratégia. Como resultado, se apresentam diversos mecanismos provenientes do universo dos jogos e que se mostram promissores na solução da problemática levantada pela pesquisa.
- ItemAcesso AbertoSkate como ferramenta criativa(2024-07-01) Duarte, Thales Rosa; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Zarpellon, Vagner; Rosselli, Bruno SoutoEste trabalho explora a ligação entre skate e criatividade, destacando como o skate surgiu e como foi sua chegada no Brasil, deixando de ser somente um esporte para se tornar um estilo de vida para os praticantes e como ele tem grande influência na forma de expressão artística e cultural. Ele aborda a história do skate, desde sua origem com a desmontagem de patins até as evoluções contemporâneas nas manobras e na cultura visual. O skate é retratado como uma prática que fomenta a inovação e a resiliência, ensinando habilidades valiosas como solução de problemas e pensamento criativo. O artigo destaca depoimentos de skatistas que explicam como o skate enriqueceu suas vidas artísticas e ampliou suas perspectivas culturais. Vídeos e documentários são citados, demonstrando a importância da estética e da produção audiovisual na cultura skatista. Iniciativas como o aplicativo 360skate exemplificam como a tecnologia está sendo utilizada para promover a criatividade e a conectividade entre skatistas. O skate é apresentado como uma ferramenta de empoderamento pessoal e comunitário, com um impacto significativo na cultura popular, influenciando todos os meios artísticos.
- ItemAcesso AbertoFotografia gestacional- influência na percepção feminina(2024-07-22) Schmitt, Bruna Thayne; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Zarpellon, VagnerA gestação não é apenas um processo físico, mas também uma jornada emocional e psicológica intensa para as mulheres. A preparação para a maternidade envolve o desenvolvimento do instinto maternal e é influenciada por fatores como suporte social, familiar e o contexto psicológico da gestante. O presente estudo se dedica ao tema da fotografia gestacional, para isso foi necessário entender os desafios emocionais da maternidade, durante os diferentes estágios da gestação. A pesquisa apresenta dados sobre a maternidade e explora a representação dessa etapa na vida, de algumas mulheres, na história da arte, destacando como artistas internacionais e nacionais ao longo dos séculos retratam a figura da gestante; a pesquisa também apresenta uma revisão de literatura sobre a história da fotografia com enfoque na fotografia gestacional. Em complemento a revisão de literatura, com a intenção de entender as motivações e experiências relacionadas aos ensaios fotográficos gestacionais, foi feito um levantamento de dados com profissionais da fotografia, que desenvolvem o seu trabalho com gestantes, e também com gestantes que já realizaram e que pretendem realizar seus ensaios fotográficos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários físicos e online.
- ItemAcesso AbertoCritérios para o desenvolvimento de uma interface digital eficiente no segmento B2B de semijoias personalizadas(2024-07-24) Brugnera, Laura Silva; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Amaral Filho, Lúcio SiqueiraO mercado B2B, caracterizado pela intensa competição e pelas crescentes exigências dos consumidores, demanda que as empresas adotem estratégias inteligentes para garantir lucratividade e eficácia operacional. No segmento de joias personalizadas, a empresa Lumiara enfrenta desafios na gestão e na interação com os clientes, especialmente devido à singularidade de cada peça. Este estudo tem como objetivo estabelecer critérios para o desenvolvimento de uma interface digital que otimize os processos internos e aprimore a experiência do consumidor em todas as etapas do ciclo de compra, com o intuito de aumentar a eficiência dos serviços oferecidos pela Lumiara. Esta pesquisa é de natureza aplicada, cujo método científico é o indutivo e o viés é exploratório. O trabalho incorpora uma visão abrangente dos desafios enfrentados pela empresa, integrando perspectivas de colaboradores e clientes por meio da aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Possui abordagem qualitativa, buscando proporcionar uma visão geral aproximativa sobre um tema pouco explorado, incorporando as perspectivas e experiências dos participantes envolvidos. Os resultados destacam a necessidade de uma interface eficiente para simplificar a gestão de pedidos personalizados e fortalecer o relacionamento com clientes, oferecendo diretrizes para seu desenvolvimento.