Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
A Univates, mantida pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), é uma Instituição Comunitária de Ensino Superior surgida em 1964 e que hoje se consolida como uma das principais Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul. Fruto da necessidade, do trabalho e do anseio da comunidade do Vale do Taquari, a Univates é ciente do seu papel para com o Vale, sendo mantida pela comunidade da região para a região.
Atualmente, atende mais de 10 mil alunos que enxergam a Instituição como uma forma de transformação das suas vidas e que por ela são vistos como um meio de transformação social, pois a Univates acredita que a educação é elemento imprescindível para o desenvolvimento da sociedade, estando associada, também, à formação cidadã. Para isso, por meio de ações e projetos que beneficiam a comunidade, busca formar não apenas profissionais, mas pessoas com senso crítico, reflexivo e comprometidas com o desenvolvimento da região onde está inserida.
Como forma de atender às demandas sociais, culturais, econômicas e tecnológicas do Vale do Taquari por meio da socialização do conhecimento, oferta cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, técnicos e de educação continuada, visando a atingir a sua missão – a expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida – e ser um instrumento transformador da realidade.
A história da Univates teve início com a união da comunidade do Vale do Taquari que fez com que, em 1964, fosse dado o primeiro passo do Ensino Superior na região: a criação, como extensão da Universidade de Caxias do Sul, da Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari. Com o passar dos anos ocorreram diversas alterações no nome e na constituição jurídica dessa instituição, até que, em 1999, a Univates foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC) e, em 2014, qualificada como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices).
Fundação da Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat)
Autorização do MEC para criação de extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Lajeado
Criação da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat). Desvinculação da Fates junto à UCS
Alteração do nome da Felat para Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari (Feclat)
União da Feclat e da Faceat em uma única IES, criando a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES), mantida pela Fates
Substituição da Fates pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates)
Credenciamento da Univates para oferta de cursos superiores na modalidade a distância. Qualificação do Centro Universitário UNIVATES como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices)
Gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional, inseridas no contexto universal, com vistas à expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida.
Ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico.
Localizada em Lajeado, a cerca de 100 km de Porto Alegre, a Univates também possui um campus no município de Encantado, no Rio Grande do Sul.
O campus de Lajeado pode ser visitado no site da Univates, por meio do tour virtual.
Acesse: www.univates.br/tourvirtual
Área total: 566.262,59 m²
Área construída: 78.645,09 m²
Área total: 176.172,00 m²
Área construída: 3.116,89 m²
Apesar de estar localizada fisicamente no Vale do Taquari, a Univates está presente em outras partes do mundo por meio de convênios ou outras parcerias internacionais. Esses acordos buscam estender o leque cultural de discentes, docentes e funcionários da Univates por meio de mobilidade acadêmica, cursos de dupla diplomação, pesquisa, entre outras. Em 2015, a Univates manteve 36 acordos internacionais com os seguintes países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Finlândia, Inglaterra, Itália, Marrocos, México, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.
A Univates é mantida pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), uma entidade de ensino e assistência social de direito privado e sem fins lucrativos que possui quatro órgãos em sua estrutura: Assembleia Geral, Conselho de Administração, Presidência e Conselho de Curadores. Comprometida com a manutenção da responsabilidade administrativa e com a gestão democrática, a Assembleia Geral é formada por 12 representantes do Poder Público do Vale do Taquari, 81 da comunidade acadêmica e 29 de instituições e organizações de caráter regional e ex-presidentes da entidade. A cada quatro anos, cabe à Assembleia eleger os integrantes do Conselho de Administração, seu órgão executivo. Já o Conselho de Curadores, órgão de fiscalização, possui representantes do Conselho Regional de Contabilidade, da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, da Subseção da Ordem dos Advogados de Lajeado e da Assembleia Geral.
À Fuvates compete definir o Estatuto e acompanhar e supervisionar a administração da mantida, apreciar e votar o orçamento anual e a prestação de contas da Univates, assim como nomear o seu reitor e vice-reitor. Em eventual irregularidade ou situação anormal da mantida, a mantenedora é instância de recurso e tem o poder de intervenção.
Presidente: Carlos Cândido da Silva Cyrne
Vice-Presidente: Ney José Lazzari
Conselheiros:
Presidente: Carlos Cândido da Silva Cyrne
Vice-Presidente: Ney José Lazzari
Cláudio Pedro Schumacher
Flávio Antônio Ferri
Gilberto Antônio Piccinini
Italo Reali
Roque Danilo Bersch
Suplentes:
Bruno Pivatto
Cláudio André Klein
Dalor Roberto Heberle
Eloni José Salvi
Ervino José Scheeren
Conselheiros:
Presidente: Valmor Arsildo Kappler
Vice-Presidente: Ari Künzel
Dalva da Silva Pohren
Giuvan Rotta de Azambuja
Roberta Salvini
Suplentes:
Adalberto Schnorrenberger
Adriano José Azeredo
Cézar Antoniazzi
Dani José Petry
Ito José Lanius
Já a Univates possui autonomia administrativa e acadêmica assegurada pelo Estatuto e repassada por delegação do Conselho de Administração da mantenedora, não havendo influência da Fuvates nessas áreas. Sua estrutura organizacional preza pelo caráter colegiado das decisões, pela administração e trabalho participativos e pela transparência. Priorizando a gestão democrática e a participação da comunidade na sua administração, seu conselho superior, o Conselho Universitário, é composto por representações da comunidade externa regional, da comunidade acadêmica e da Fuvates.
Conselho Universitário (Consun) Conselheiros: |
|
---|---|
Presidente: Ney José Lazzari | Luísa Moraes Arenhart |
Adriane Pozzobon | Magali Teresinha Quevedo Grave |
Ana Lucia Abujamra | Manfred Costa |
Angélica Vier Munhoz | Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
Ari Künzel | Maria Madalena Dullius |
Carlos Cândido da Silva Cyrne | Merlin Janina Diemer |
Carlos Rafael Mallmann | Micael Gustavo Auler |
Cíntia Agostini | Mouriac Halen Diemer |
Derli Juliano Neuenfeldt | Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha |
Edí Fassini | Oto Roberto Moerschbacher |
Eloni José Salvi | Rogério José Schuck |
Evania Schneider | Roque Danilo Bersch |
Fernanda Pinheiro Brod | Temis Regina Jacques Bohrer |
Ito José Lanius | Valmor Arsildo Kappler |
Júlia Elisabete Barden | William Alexander Seelig |
Luciana Carvalho Fernandes |
Reitor: Prof Me Ney José Lazzari
Vice-Reitor: Prof Dr Carlos Cândido da Silva Cyrne
Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação: Profª Dra Maria Madalena Dullius
Pró-Reitora de Ensino: Profª Ma Luciana Carvalho Fernandes
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional: Profª Dra Júlia Elisabete Barden
Pró-Reitor Administrativo: Prof Me Oto Roberto Moerschbaecher
Saiba mais sobre a Univates: www.univates.br/institucional
Devido à necessidade de estabelecer alguns pontos de consenso e de orientar a conduta de seus colaboradores e usuários de seus serviços, a Univates elaborou um documento com os pontos de balizamento da conduta ética. Visto como um instrumento de orientação, é um recurso de auxílio sobre situações que eventualmente possam ocorrer ou que devam ser evitadas, a fim de evitar prejuízos morais contra a Instituição ou até mesmo contra o indivíduo envolvido.
Considerando a história, a cultura e a prática da Instituição inseridas no contexto social e tendo presente que a Univates não está imune a atos que atentem contra a integridade, a ética, a governança e a imagem da Instituição, está em implantação o Programa de Integridade (Pro-i). Esse programa objetiva aperfeiçoar a cultura de integridade e conformidade, em consonância com as normas, políticas e diretrizes institucionais e as normas legais externas, detectando, prevenindo e buscando resolver desvios ou inconformidades que possam ocorrer. Para a efetivação do Pro-i, busca-se reforçar a cultura ética, associar os marcos normativos existentes e estabelecer a instância procedimental do programa. Em virtude disso, o Conselho Universitário, em setembro de 2015, referendou o desenvolvimento desse programa. A comissão de instalação do Pro-i foi nomeada e durante os anos de 2015 e 2016 deve trabalhar no planejamento das ações a serem desenvolvidas.
Como resultado da sua atuação social e no ensino, a Univates, seus alunos e seus colaboradores receberam diversos reconhecimentos e alcançaram várias conquistas no ano de 2015, trazendo valorização para o trabalho realizado.
Veja todas as conquistas em www.univates.br/premiados2015