A Biblioteca da Univates é um espaço disponível para a disseminação do conhecimento. Fornece estrutura para quem procura um lugar para estudo individual ou em grupo. Além de disponibilizar esse espaço, ela permite que os visitantes também emprestem os livros para realizar sua leitura fora da estrutura da Biblioteca. Pessoas sem vínculo acadêmico ativo com a Instituição que quiserem fazer a retirada de algum exemplar podem realizar inscrição no programa ofertado pela Univates, o Univates & Você. A pesquisa por meio do catálogo on-line pela internet permite efetuar vários filtros de busca e informa se o material desejado encontra-se disponível para retirada, auxiliando os usuários que não podem se deslocar diariamente até a Univates. Além do acervo físico, a Biblioteca possui acervo digital, composto de base de dados, e-books, publicações da Univates e outras fontes de acesso livre.
Com a intenção de possibilitar novas alternativas de desenvolvimento cultural e intelectual aos seus estudantes e corpo funcional, a Univates investe nas relações com instituições de ensino do exterior. No final de 2015, a Instituição mantinha relações de intercâmbio acadêmico com Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Finlândia, Inglaterra, Itália, Marrocos, México, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia, contando com 36 instituições conveniadas que viabilizam a mobilidade internacional.
Saiba mais: www.univates.br/intercambio
Ciência sem Fronteiras (CSF)
A fim de ampliar ainda mais as oportunidades de estudo no exterior aos seus alunos, a Univates participou do programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do MEC. O programa visa a promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
Anualmente são publicados editais para diversos países e, em 2015, quatro alunos da Univates embarcaram para o exterior pelo programa, tendo como destino a Irlanda, a Alemanha e os Estados Unidos.
A equipe de Relacionamento da Univates é responsável pela comunicação com os potenciais alunos da Univates, tendo entre suas atividades a elaboração da Feira de Cursos e a recepção a escolas de Ensino Médio que visitam o campus de Lajeado.
Além de visitar as escolas de Ensino Médio, a Univates se preocupa em receber esses estudantes em suas dependências para que conheçam os laboratórios de ensino, salas de aula e serviços ofertados, aproximando-os do universo acadêmico. Em 2015, foram realizados 42 tours guiados pela Instituição com escolas de várias regiões do Estado, atingindo o total de 1.260 alunos.
O projeto Univates Na Estrada visitou 167 escolas de Ensino Médio em 2015, repassando informações a 4.832 alunos sobre mercado de trabalho, financiamento estudantil, intercâmbio e outros assuntos referentes ao Ensino Superior. Para que o diálogo com esse público seja mantido, o projeto possui página em diversas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Saiba mais: www.univates.br/naestrada
www.facebook.com/naestradaunivates
Para apresentar seus cursos e a estrutura do campus de Lajeado, a Univates programou um dia especial para receber estudantes de Ensino Médio e demais interessados em conhecer a Instituição. No dia 28 de outubro, foi realizada a 14ª edição da Feira de Cursos da Univates, que recebeu, durante os turnos da manhã e da noite, 4.729 alunos e 356 professores de Ensino Médio, oriundos de 94 escolas e 48 cidades do Rio Grande do Sul.
Além de conhecer salas temáticas e laboratórios dos cursos, os participantes também puderam realizar testes vocacionais, conferir oportunidades da Central de Carreiras e possibilidades de intercâmbio.
Saiba mais: www.univates.br/naestrada/feira-de-cursos
Para a Univates, é muito importante manter contato com os alunos já graduados, não apenas para estabelecer políticas de captação de novos estudantes, mas também para avaliar o impacto causado pela Instituição na vida das pessoas que por ela passam. O programa Conexão busca articular a integração desse público com a comunidade acadêmica, incentivando sua participação em cursos, projetos culturais, sociais e esportivos, além de estimular o sucesso dos diplomados em sua carreira profissional, mantendo-os informados sobre o mercado de trabalho e enviando comunicados de vagas de emprego. Com o objetivo de estimular a continuidade dos estudos, os diplomados também recebem incentivo em cursos de educação continuada, de graduação, de pós-graduação e de línguas estrangeiras, além de terem acesso a serviços e infraestrutura da Univates.
Dentre as ações realizadas pelo programa destacam-se o envio mensal de e-clipping com notícias sobre o mercado de trabalho, oportunidades de aprimoramento curricular e profissional, notícias institucionais e demais conteúdos profissionais e sociais; o programa mensal “Momento Conexão” na Rádio Univates FM; a divulgação de disciplinas não ofertadas no currículo do diplomado durante sua vida acadêmica, a fim de aprimorar seus conhecimentos, já que, a cada dois anos, os cursos mudam seu projeto pedagógico e incluem novas disciplinas; e a foto oficial nas provas de toga, iniciando o contato com os diplomados antes mesmo da sua formatura.
Saiba mais: www.univates.br/diplomados
Em 2015
Os fornecedores da Univates são selecionados de acordo com os serviços, produtos, qualidade e preços ofertados. Muitas vezes a Instituição busca referências e indicações de outras empresas que mantêm relações com os fornecedores pretendidos.
As empresas terceirizadas com contratos de médio e longo prazo obrigam-se a manter sua regularidade de constituição, funcionamento, administrativa, trabalhista, contábil e fiscal, assim como a ter todas as autorizações, licenças ou outros documentos necessários ao cumprimento do contrato. Os contratos firmados exigem alguns documentos obrigatórios, que são encaminhados com as respectivas notas fiscais. A falta de algum documento impossibilita o pagamento dos serviços até que a situação seja regularizada.
Em 2016, a Univates pretende aprovar, com o Manual de Compras, o Código de Conduta de Compras, que regulará as relações com seus fornecedores.
Visando a estimular o esporte na sua manifestação participativa, social e inclusiva, a Univates manteve, em parceria com prefeituras municipais da região de abrangência da Instituição, o projeto “Escolas esportivas da Univates”. Por meio de formação de escolas esportivas nas modalidades voleibol feminino e basquetebol masculino, o principal objetivo do projeto foi proporcionar às crianças participantes os benefícios que as atividades física e esportiva trazem e detectar possíveis talentos esportivos, encaminhando-os para as equipes esportivas mantidas ou apoiadas pela Univates.
Com aulas semanais no turno inverso ao escolar e com turmas divididas por faixa etária e sexo, foram desenvolvidos núcleos esportivos em quatro municípios da região, promovendo a cidadania, a socialização e o desenvolvimento psicomotor das crianças e adolescentes participantes do projeto. As aulas foram desenvolvidas nesses núcleos e, quatro vezes por ano, foram realizados encontros de integração entre os núcleos no Complexo Esportivo da Univates. Assim, além de praticar esportes, os alunos puderam conhecer outras crianças e ter contato com alguns atletas e personalidades do esporte já consagrados que puderam repassar a eles suas experiências de vida.
Em 2015, foi realizada a nona edição dos Jogos Escolares do Ensino Médio (Joguem), envolvendo competições de basquetebol, voleibol, natação, ginástica, futebol, handebol e atletismo no Complexo Esportivo e no Estádio Olímpico da Univates. O evento oportunizou um espaço de competições desportivas para escolas de Ensino Médio com o intuito de propiciar a integração de alunos e professores por meio do esporte e, com isso, promover a educação, a integração e a socialização.
O Clube Atlético Ubirajá (Bira) realiza diversas atividades relacionadas ao basquete na cidade de Lajeado. Em 2015, o trabalho do Bira contemplou três diferentes núcleos para o desenvolvimento do basquete: escolinhas de basquete, projeto social da prefeitura de Lajeado e equipes de competição. Com a parceria e o investimento de R$ 20.000,00 da Univates, cerca de 280 crianças e jovens da região do Vale do Taquari foram beneficiados com as atividades do Clube em 2015.
Em 2015, a Univates foi parceira da Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates) apoiando atividades desenvolvidas pela Associação, como projetos sociais, escolinhas de iniciação esportiva e equipes de competição de base, e a equipe adulta tetracampeã estadual. Foram envolvidos 60 atletas nas categorias de base, que disputaram campeonatos de voleibol. Já no projeto social com a prefeitura de Estrela estiveram reunidas em torno de 300 crianças.
Saiba mais: avates.blogspot.com.br
Por meio da utilização do Complexo Esportivo da Univates para a realização de treinamentos e disputas de jogos, a Instituição apoiou a Associação Lajeado de Futsal (Alaf). Com a parceria da Univates, pela qual a Alaf utilizou a quadra de futsal, a academia da Univates etc., a equipe disputou, em 2015, pela primeira vez a Liga Nacional de Futsal.
Com o objetivo de formar novos atletas em diversas modalidades, a Univates mantém, desde 2008, uma equipe de ginástica com atletas vindos das categorias de base. Para isso, são envolvidos alunos de Ensinos Fundamental e Médio da região. Em 2015, a equipe de ginástica contou com 80 atletas, sendo investidos R$ 127.688,00 na equipe.
Em fevereiro de 2015, a pista atlética do Estádio Olímpico da Univates, inaugurado em novembro de 2014, foi liberada para uso da comunidade em geral. Podem usufruir do espaço todos os alunos, professores e funcionários da Instituição e usuários do programa Univates & Você.
No contexto das atividades sociais desenvolvidas ou prestadas pela Instituição durante o ano de 2015, inclui-se o grande investimento realizado na concretização do projeto do Centro Clínico Univates, cujo desenvolvimento teve início autorizado no primeiro semestre de 2014 e aprovação confirmada em agosto de 2015.
O Centro Clínico Univates inicia suas atividades no mês de março de 2016 como um estabelecimento destinado ao atendimento ambulatorial de pacientes moradores da região do Vale do Taquari que necessitam de cuidados em saúde a serem prestados por equipes multiprofissionais especializadas, amplificando a inserção social da Univates por meio da prestação de serviços nos seguintes segmentos: Ambulatório de Nutrição, Clínica-Escola de Fisioterapia, Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), Farmácia-Escola, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Fisiologia do Exercício, Ambulatório de Especialidades Médicas e Clínica de Especialidades Odontológicas.
É fundamental ressaltar que as ações desenvolvidas pelo Centro Clínico ocorrerão de forma articulada com as atividades acadêmicas dos cursos da área da saúde da Univates e que algumas especialidades/serviços já desenvolviam atividades no ano de 2015, as quais, no decorrer desse mesmo ano, passaram a fazer parte do Centro Clínico.
O Ambulatório de Saúde tem a finalidade de prestar atendimentos de enfermagem de baixa complexidade em nível ambulatorial à comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, terceirizados e visitantes. Além de procedimentos de enfermagem, são oferecidas orientações sobre prevenção de doenças e atividades de promoção à saúde, visando a propiciar à população melhor qualidade de vida.
A Univates disponibiliza atendimento nutricional no Ambulatório de Nutrição aos alunos, professores, funcionários da Instituição e filhos destes com até 12 anos de idade. O atendimento é realizado por meio de consulta nutricional, na qual é realizada a anamnese alimentar, a avaliação do estado nutricional por meio do exame físico e prescrita orientação nutricional de acordo com as necessidades e os objetivos de cada usuário. No ano de 2015, foram realizados 839 atendimentos nutricionais, sendo 234 referentes à primeira consulta nutricional, num total de 256 pessoas atendidas.
Saiba mais: www.univates.br/servicos/ambulatorio-de-nutricao
A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde é um serviço-escola que atua por meio da interação entre professores e estudantes da Univates com as equipes de profissionais de saúde, educação, assistência social e outras políticas públicas dos municípios da região com os quais mantém convênio. O trabalho oportuniza, de modo simultâneo, o atendimento às pessoas, a qualificação dos trabalhadores de saúde das equipes municipais e a formação dos estudantes. Todas as ações são desenvolvidas por estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física (bacharelado), Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia, sob a supervisão de docentes desses cursos, procurando integrar ensino, pesquisa e extensão. Em outubro de 2015, foram organizados e realizados pela Cures o V Seminário de Práticas em Educação e Saúde e o IV Simpósio da Cures. Cerca de 800 pessoas participaram desses eventos, com inscrições gratuitas para todos. O público-alvo foram docentes e estudantes da Univates, profissionais de saúde, educação e assistência social da região do Vale do Taquari.
Saiba mais: www.univates.br/servicos/clinica-universitaria-regional-de-educacao-e-saude
A Clínica-Escola de Fisioterapia presta atendimentos fisioterapêuticos à comunidade de Lajeado e de outros municípios do Vale do Taquari mediante o encaminhamento médico de Unidade Básica de Saúde via Sistema Único de Saúde (SUS). Além da comunidade externa, foram beneficiários do espaço os funcionários da Univates encaminhados pelo médico do trabalho da Instituição e os atletas de equipes esportivas ligadas à Univates.
Saiba mais: www.univates.br/servicos/clinica-escola-de-fisioterapia
A Farmácia-Escola é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Lajeado e a Univates que tem por objetivo prestar atendimento humanizado à população, ofertando serviços qualificados na área da assistência farmacêutica. Também realiza atividades voltadas à promoção da saúde, direcionadas à comunidade, além de contribuir para a formação de profissionais farmacêuticos. A Farmácia-Escola atende exclusivamente munícipes de Lajeado, usuários do SUS.
Saiba mais: www.univates.br/esporte-e-saude/farmacia-escola
O curso de Farmácia da Univates e a Farmácia-Escola promoveram, em 2015, três edições da ação “Farmacêutico no Shopping: a saúde vai ao seu encontro”, no Shopping Lajeado. A iniciativa visou a aproximar docentes, profissionais e estudantes do curso de Farmácia da população, objetivando a realização de práticas em farmácia.
Tema | Data | Número de pessoas atendidas |
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Um reencontro com a saúde | 25/04/2015 | 230 pessoas |
Promovendo o uso racional de plantas medicinais | 11/07/2015 | 176 pessoas |
Conhecimento e segurança na atenção à saúde | 14/11/2015 | 304 pessoas |
Visando a qualificar os profissionais que atuam na rede de atenção às pessoas com condições crônicas e a apoiar o planejamento e a execução de ações de cuidados a essas pessoas no Vale do Taquari, a Univates realizou em 2015 o projeto “Apoio matricial e institucional para a qualificação da atenção básica no enfrentamento às condições crônicas”, investindo R$ 36.586,36. A partir dos processos de trabalho e de planejamento em saúde identificados nos municípios da região, foram constituídas equipes de referência, compostas por pesquisadores e estudantes da Univates, para a implementação de ações de apoio matricial e institucional.
Vive-se em uma época em que o aumento da população idosa é progressivo e na qual o que antes era uma exceção, ser idoso, hoje é parte do cotidiano da sociedade.
Consequentemente, existe preocupação crescente com a qualidade de vida dos idosos. O projeto “Ações sociais e de saúde em gerontologia” nasceu do interesse em conhecer melhor as inter-relações entre saúde, qualidade de vida e envelhecimento, visando a suprir as necessidades locais e regionais em relação ao envelhecimento. Para isso, buscou identificar o perfil de saúde e social dos idosos da região, além de promover a educação para o envelhecimento por meio de oficinas, palestras e cursos, de acordo com o perfil e as características dos idosos avaliados, beneficiando a comunidade idosa regional com ações educativas para o envelhecimento saudável e autônomo. O projeto também oportunizou aos participantes momentos de lazer, baterias de avaliações físicas, cognitivas e sociais e orientação individual aos idosos quanto às suas necessidades assistenciais, encaminhando casos mais graves, como câncer de pele, por exemplo, para atendimento médico específico via prefeitura municipal que trouxe esse idoso.
Em 2015 também foi realizada a 4ª edição do Encontro Regional de Idosos, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Unimed, com a participação de 180 idosos na parte da manhã e de 178 no turno da tarde.
Iniciado em 2009, o projeto “Ações interdisciplinares de cuidados em saúde no bairro Santo Antônio, Lajeado, RS” tem o objetivo principal de promover ações de cuidado em saúde no bairro de Lajeado que possui o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No entanto, além das ações relacionadas à saúde, o projeto pretende atender a demandas das diferentes entidades representativas do bairro, ampliando as oportunidades de inclusão social dos moradores, implementando ações de sustentabilidade e contribuindo na formação continuada dos agentes comunitários de saúde.
Dentre outros benefícios proporcionados à comunidade no ano de 2015, destacam-se o atendimento interdisciplinar prestado às famílias encaminhadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) local e o acompanhamento de cerca de 12 famílias que possuem pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, totalizando 276 atendimentos. Além dessas ações, realizaram-se atividades com as entidades representativas do bairro, por meio de oficinas que buscam ampliar as ações de autocuidado em saúde dos moradores da comunidade.
Ao final da atividade, 186 pessoas foram beneficiadas com o projeto e R$ 70.028,84 foram investidos pela Univates.
O apoio à cultura é parte das ações de responsabilidade social da Univates, que busca promover a difusão das diversas manifestações artístico-culturais, a preservação do patrimônio cultural, histórico e artístico e o desenvolvimento da cultura. A Univates soma a realização de mais de 600 exposições de arte e de mais de 500 eventos nos últimos 10 anos, contemplando as comunidades interna e externa da Instituição.
A história do teatro é rica e única. Sua trajetória é importante por reforçar a união do pensamento que produz com o público, criando, assim, perfeita conciliação do texto com o espetáculo, da arte com a expressividade, da história com a vida. As atividades enquadradas na categoria, as oficinas, o Grupo de Teatro e as exibições de peças teatrais na Univates objetivaram permitir acesso a esse universo tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa. Em 2015, foram realizados 12 espetáculos, com público de 7.547 pessoas, cabendo destaque às peças teatrais “Doidas e Santas” e “Nem mesmo todo o oceano” e também à estreia da peça teatral “O Vale dos Infortúnios”, do Grupo de Teatro da Univates.
O Grupo de Teatro da Univates produziu durante o ano de 2015 sua nova peça teatral, intitulada “O Vale dos Infortúnios”, que deverá permanecer em cartaz para apresentações dentro e fora do campus por pelo menos dois anos.
A estreia da peça, com figurinos produzidos pelas alunas do curso de Design de Moda, aconteceu no dia 29 de setembro, com público superior a 750 espectadores, que contribuíram com a doação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa.
Além das diversas apresentações realizadas, o Grupo de Teatro da Univates foi novamente agraciado com os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Figurino no Festival de Artes Cênicas do Sesc.
As artes plásticas fazem uso dos mais variados elementos com o intuito de representar fatos reais ou imaginários de maneira compreensível ou não. Como forma de incluir a arte no cotidiano dos alunos e da comunidade, foram realizadas exposições das diferentes áreas, como pintura, cerâmica, desenho, escultura, fotografia, caricaturas, maquetes e arte têxtil, que proporcionaram grande variedade de obras e técnicas para serem apreciadas pelas comunidades acadêmica e regional. As exposições artísticas foram realizadas nos seis Espaços Arte existentes no campus, sendo estes pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas.
Em 2015, foram realizadas 54 exposições, que foram apreciadas por 4.174 pessoas, considerando-se apenas os registros nos cadernos de assinaturas.
A Univates promoveu quatro eventos relacionados à dança em 2015, envolvendo mais de 2.000 pessoas. A 8ª Mostra de Dança Univates oportunizou a participação de crianças, jovens e adultos de diversos municípios da região e proporcionou à comunidade assistir gratuitamente a espetáculo da Cia de Dança de Porto Alegre. Merecem ainda destaque as apresentações, realizadas por intermédio de parcerias com produtoras externas, do Russian State Ballet e da tradicional escola de tango argentina Esquina Carlos Gardel.
Enquanto manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região, a música é um veículo usado para expressar sentimentos. Dentre os vários eventos realizados no ano de 2015, cabe destacar as apresentações da Orquestra de Câmara e Coro da Universidade de Santa Cruz do Sul, o Grupo de Choro da Universidade de Passo Fundo, os shows de tributos a grandes lendas da música internacional, como Bee Gees, Elvis Presley e U2, e das bandas brasileiras 14 Bis e Renato e seus Blue Caps.
Como forma de apoiar a manifestação musical, a Univates mantém o incentivo ao Coral Vocalize. Em 2015, o coral realizou oito apresentações, prestigiadas por mais de 3.000 pessoas.
Além dessas apresentações eventuais, a Univates mantém projetos permanentes na área musical que buscam incentivar os artistas da região, como:
Festival de Música Univates: realizado a cada dois anos, não teve edição em 2015;
Festival Barulhinho Bom: em sua primeira edição, buscou revelar talentos musicais entre o público interno da Instituição (alunos, funcionários técnico-administrativos e professores). Os candidatos foram votados via Youtube e os classificados apresentaram sua arte, em palco montado na parte externa do Centro Cultural Univates, com a presença de público superior a 600 pessoas;
Café & Cultura: realizado na segunda quinta-feira do mês, na cafeteria do Prédio 9, manteve a tradição de abrir espaço para artistas da região exporem seu trabalho. Em 2015, foram realizadas seis edições, colocando ainda mais na vitrine o trabalho de diferentes músicos da região. Participaram das edições do Café & Cultura de 2015: Banda La Roots; Felipe Pollo; Gustavo Matje e Maurício Mallagi; Alexandre Weissheimer e Jerônimo Schul; Lucas Piccinini e Tiago Kirst; e Conrado Vier e Banda.
Em 2015, a Univates apoiou novamente o lançamento do Livro “Os Jovens Poetas de Lajeado”. A Instituição fez-se novamente presente na Feira do Livro de Lajeado, levando para os visitantes da feira não apenas o incentivo para o desenvolvimento do gosto pela leitura, mas também o acompanhamento do evento pela Rádio Univates FM, as exposições do Museu de Ciências Naturais e a circulação de obras literárias pelo programa Troca-troca de Livros da Univates.
Voltada para promoção da leitura e marcando a passagem do Dia Mundial do Livro (23 de abril – morte de Cervantes e Shakespeare), a Univates realiza anualmente a Semana do Livro. Nela também é realizado o Troca-troca de Livros, com o objetivo de estimular a leitura, a reutilização e a partilha de livros. No período, os participantes levam livros usados, em bom estado, e os trocam por outros de seu interesse, de acordo com o material exposto, sobre os mais variados temas. Em 2015, a atividade do Troca-troca de Livros também foi realizada durante a Feira do Livro do município de Lajeado e numa edição especial, em comemoração ao aniversário de um ano das novas instalações da Biblioteca da Univates e do Museu Regional do Livro.
O Museu Regional do Livro (MRL), que tem como objetivo recuperar, restaurar e preservar material de leitura da região do Vale do Taquari, armazena materiais que compuseram a história de leitura da região do Vale do Taquari desde o século XIX até 1961, data da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O espaço é um convite para conhecer um pouco do que os nossos antepassados liam e apreciavam. O acervo contém almanaques, dicionários, revistas de moda e de cinema dos anos 1940 e 1950 e livros sobre assuntos variados. Sobressaem-se textos em Língua Alemã, mas é evidente a influência que o francês e o latim tiveram na educação tradicional.
O Museu desenvolve programas de visitação e exposição.
Saiba mais: www.univates.br/biblioteca/museu-regional-do-livro
Ciente da importância de aproximar as demais artes da literatura, a Univates ofertou o projeto de extensão “Formas de leitura: dizer, escrever e olhar” no ano de 2015. Pretendeu-se com esse projeto propiciar às comunidades acadêmica e regional o acesso ao texto literário, ao debate sobre a relação da literatura com outras linguagens e à experiência artístico-literária a partir das práticas de olhar, dizer e escrever a literatura, tendo em vista uma proposta intertextual e interdisciplinar. Essas experiências de fruição, reflexão e criação pretenderam, ainda, irradiar debates acerca do ensino da literatura, colaborando, desse modo, para a reflexão docente. Foram beneficiadas com a atividade 239 pessoas. O investimento da Univates foi de R$ 31.963,12.
Compreendendo diferentes atividades e projetos culturais que envolvam memória, patrimônio, cultura e tradições regionais, em 2015, o programa “Imaginários Gauchescos” teve como proposta ampliar o conceito da população sobre patrimônio e tornar conhecidos os mais diversos aspectos da cultura gauchesca.
No intuito de divulgar e valorizar a cultura tradicionalista gaúcha no ambiente acadêmico, promovido durante uma semana no mês de setembro, o programa “Imaginários Gauchescos” contou com programação variada composta de apresentações de dança do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, e do CTG Querência, de Arroio do Meio, e também de apresentações musicais de Gustavo Matjje, Alex Franz e da dupla Claiton e Daniel.
O Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates (CMDPU) possui enfoque na história do Vale do Taquari, acondicionando e organizando fontes documentais, iconográficas, bibliográficas e orais que tratam sobre o referido tema. Mantém sob sua guarda acervo histórico institucional e regional, assegurando a preservação da memória histórica e buscando, por meio de ações educativas, despertar o interesse pelo tema na sociedade.
Obtido a partir de transferências internas ou doações feitas pela comunidade, o material está disponível para atividades de pesquisa, ensino e extensão.
217 pessoas foram atendidas no CMDPU em 2015
41.071 materiais no acervo do CMDPU
Saiba mais: www.univates.br/espaco-academico/centro-de-memoria-documentacao-e-pesquisa-da-univates-cmdpu
A Programação Especial de Natal promovida pela Univates, no período de 30 de novembro a 12 de dezembro, buscou envolver as comunidades acadêmica e regional no verdadeiro espírito natalino, convidando-as para reflexão aprofundada a respeito dos valores e da verdadeira mensagem a ser compreendida nesse período do ano.
A programação do evento contou com a presença de corais, orquestras, grupos musicais e intervenções teatrais e com a realização de um culto ecumênico no Teatro Univates. Mais de 2.000 pessoas passaram pelo campus para prestigiar a decoração e a programação natalina elaborada.
Vivem hoje aproximadamente 3.000 estrangeiros no Vale do Taquari, estando a maioria deles inserida no mercado de trabalho. No entanto, há sérios problemas de adaptação às comunidades locais, principalmente pelos imigrantes não dominarem o idioma oficial, o que dificulta o acesso a serviços básicos, como educação, saúde, entre outros. A Univates, sensível a essa demanda social e comprometida com sua missão, buscou promover a inserção social de profissionais, intercambistas e imigrantes em geral à cultura brasileira por meio da aprendizagem da Língua Portuguesa como língua adicional. Foram ofertadas aos imigrantes haitianos aulas de português no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco ministradas por alunos e intercambistas da Univates, além de profissionais da área de Letras já graduados.
O Repositório de Objetos de Aprendizagem da Univates objetiva socializar com a comunidade o conhecimento produzido pela Instituição na forma de materiais digitais e pode ser acessado pelo link https://www.univates.br/roau, gratuitamente.
Em dezembro de 2015, o Roau contava com acervo de 61 objetos de aprendizagem, cadastrados nas seguintes áreas de conhecimento: probabilidade e estatística, matemática, ciências da computação, educação física, engenharia civil, comunicação, educação, linguística, letras e psicologia.
A Editora Univates, criada em 1996, dedica-se a publicar a produção científica de professores e acadêmicos da Univates. Além disso, presta serviços a empresas, prefeituras, outras instituições de Ensino Superior e escritores em geral. Os materiais produzidos também podem ser publicados em formato eletrônico, possibilitando o acesso gratuito e irrestrito das comunidades acadêmica e geral aos títulos publicados. Os autores ou organizadores são responsáveis pelo conteúdo publicado e têm plenos direitos sobre a obra.
Saiba mais: www.univates.br/editora
No mês de julho de 2015, a Univates deu início à campanha institucional “#eucolaboro”, que envolveu diversas ações educativas de temas como a redução do consumo de copos plásticos; pedido de silêncio e cuidado com o consumo de alimentos e bebidas nas salas de estudos da Biblioteca; retirada das reservas de materiais da Biblioteca; além de economia de energia e limpeza em todo o campus.
A Univates, visando a oportunizar a disseminação do conhecimento para além dos muros institucionais, com o intuito de atender às demandas dos municípios e qualificar o ensino em sua totalidade, prestou assessoria pedagógica aos docentes da educação básica por meio de cursos, oficinas e palestras, objetivando promover sua formação continuada e a consequente qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas.
Qualificar a educação básica na região tem sido uma das metas da Univates. Tendo como referencial teórico o pensamento da diferença a partir de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Roland Barthes, entre outros, o projeto “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade” teve por objetivo problematizar a formação pedagógica ancorada em pressupostos normativos, por meio dos quais o pensamento em educação permanece estratificado. Desse modo, por meio de pedagogia comprometida com a criação e a experimentação e com o exercício de novas maneiras de agir e pensar, o projeto propôs espaços de formação pedagógica estético-artística e cultural com a oferta de palestras, oficinas, grupos de estudos, cursos, saraus para alunos de licenciaturas e demais interessados, professores e gestores das redes pública e privada, professores da Univates e comunidade em geral.
Em 2015, a Univates deu continuidade ao projeto “Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa”, promovendo a quinta edição do evento, que teve por objetivo despertar nos alunos de ensino básico o interesse pela atividade científica, despertando também vocações e revelando capacidades empreendedoras. Além disso, durante o ano de 2015, os alunos que se destacaram na quarta edição do projeto puderam frequentar as dependências e pesquisas da Univates, estimulando a socialização de conhecimentos científicos com escolas da região.
A 5ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa, que ocorreu em outubro de 2015, oportunizou a apresentação de resultados de estudos de investigação científica, possibilitando descobrir alunos de ensino básico com efetivo potencial para a pesquisa.
No total, 102 projetos foram expostos, envolvendo cerca de 270 estudantes e 60 professores oriundos de 31 escolas, pertencentes a 16 diferentes municípios do Vale do Taquari e arredores, resultando na circulação de, aproximadamente, 2.000 visitantes e investimento de R$ 60.412,68 por parte da Univates.
Atualmente, percebemos cada vez mais que o ensino precisa ser contextualizado e relacionado com a realidade da escola e, principalmente, do aluno, buscando não só trazer o cotidiano para a sala de aula, como também aproximar o dia a dia dos estudantes do conhecimento científico. Sendo as disciplinas no âmbito das Ciências Exatas complexas, esse tipo de ação é extremamente importante na busca do ensino significativo e de qualidade. Baseado nessa premissa, o projeto “Experimentando em Ciências” teve como objetivo desenvolver ações vinculadas ao ensino de Ciências Exatas, com ênfase na experimentação, nas escolas de ensino básico do Vale do Taquari. Por meio de oficinas temáticas a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio, visando a oportunizar a experimentação das teorias abordadas em sala de aula, promoveu aprendizagem significativa e contextualizada dos estudantes, despertando o interesse e as habilidades individuais de cada aluno no que se refere ao trabalho prático, possibilitando desenvolver seu espírito crítico e investigativo. Em 2015, o projeto beneficiou 845 pessoas de 18 escolas, sendo investidos R$ 34.474,75.
Muitos alunos de ensino básico não têm a oportunidade de utilizar equipamentos científicos nas suas escolas, já que elas não dispõem de laboratório de ensino de Ciências com equipamentos adequados para realizar atividades experimentais. O projeto “Viagem ao mundo invisível” buscou preencher essa lacuna ao desenvolver atividades de alfabetização científica com alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e Médio do Vale do Taquari, aproximando-os do mundo microscópico por meio de atividades experimentais nos Laboratórios de Luparia, Microscopia e Microbiologia da Univates.
Além dos estudantes, foram beneficiados professores de Ciências e Biologia das escolas de educação básica, que participaram de rodas de conversa com o objetivo de problematizar a prática docente no que tange às concepções de ciência, evolução do conhecimento científico, pesquisa e tecnologias de informação e comunicação na educação básica.
A Astronomia é uma ciência que geralmente encanta públicos dos mais variados perfis, constituindo-se em uma área de conhecimento que integra diferentes campos do saber. Os temas de Astronomia, especialmente a observação do céu e a busca pela sua compreensão, são aspectos que mobilizam o público em geral, movendo as pessoas de uma curiosidade ingênua para uma curiosidade epistemológica. O projeto “Desvendando o céu: Astronomia no Vale do Taquari” está consolidado como um projeto de amplo alcance comunitário e com forte inserção regional no que diz respeito à divulgação científica e ao ensino de Astronomia. No ano de 2015, ele buscou contribuir para a formação e prática profissional dos professores para a inserção de temas de Astronomia nos diferentes níveis da educação básica. Também foram realizadas sessões de observação do céu com telescópio, binóculos e a olho nu, exposições de fotografias astronômicas e oficinas com estudantes da educação básica, visando a consolidar conceitos e a estimular os participantes a terem gosto pela ciência da Astronomia.
No contexto atual de avanço tecnológico, tem se notado um crescimento de ambientes de aprendizagem abertos a visitações que abrangem diversos conceitos científicos por meio da tecnologia. Um desses ambientes é o planetário, espaço de ensino não formal para a aprendizagem de alunos, professores e da população em geral. Baseado nessa perspectiva, o projeto “Mostra Científica Itinerante – percorrendo o Vale, desvendando o céu” promoveu, por meio do planetário móvel, o estímulo às aprendizagens múltiplas, produzindo ensinamentos, despertando curiosidades e encantando quem passa por ele na região do Vale do Taquari.
O objetivo principal deste projeto foi difundir o conhecimento e a cultura científica em Astronomia, além de estimular o gosto por essa ciência. A MCI caracteriza-se como um recurso de ensino não formal e o caráter itinerante facilita o acesso e o envolvimento das pessoas da comunidade em geral. A Mostra atendeu principalmente a 18 escolas e aos principais eventos culturais e feiras da região, além de outros espaços pedagógicos e culturais adequados para esse fim, disseminando conhecimentos e conceitos básicos de Astronomia, estimulando o gosto pela contemplação do céu e contribuindo para a formação continuada de professores da educação básica. Por meio de investimento de R$ 35.186,35 foram beneficiadas 3.285 pessoas em 131 sessões.
Percebendo a existência de afastamento social dos bens patrimoniais, ambientais e culturais por parte da comunidade e dos indivíduos envolvidos com a educação local, a Univates realizou o projeto “Arqueólogo por um dia”, a fim de ampliar e difundir o conhecimento sobre o patrimônio pré-histórico e histórico e de valorizar a memória, o ambiente e a cultura regional. Sob a ótica da pesquisa arqueológica e histórica, o projeto promoveu com escolas e estudantes de educação básica atividades de educação patrimonial, discutindo questões sobre patrimônio cultural, preservação, salvaguarda, valorização, memória, ambiente e cultura. Por meio de diálogos e reflexões acerca de temas como o papel social da arqueologia, dos significados da cultura material e imaterial das sociedades, conceitos contemporâneos de patrimônio e aspectos gerais da história regional, estadual e nacional, buscou-se a valorização do patrimônio por parte do aluno, tentando dar significação e, consequentemente, valor aos bens patrimoniais que rodeiam sua vida, tentando, assim, uma futura preservação e reconhecimento deles. No ano de 2015, foram realizados 18 encontros divididos entre seis instituições de ensino municipais, quatro privadas e três estaduais. Passando por 12 municípios, o projeto atendeu o total de 379 alunos. O valor investido pela Univates foi de R$ 15.492,22.
O projeto de extensão “4º Arquitetando” desenvolveu ações com alunos de escolas de Ensinos Fundamental e Médio dos Vales do Taquari e Rio Pardo, objetivando fazer com que eles suscitem novos sentidos para os conteúdos que estão aprendendo e percebam as diferentes aplicabilidades e a importância desses assuntos para a vida cotidiana que, muitas vezes, são desconhecidos. A aprendizagem ocorreu por meio de técnicas diferenciadas, que envolveram jogos lúdicos, maquetes, montagem de quebra-cabeças, entre outras, contribuindo para a qualificação da educação básica, que antecede o Ensino Superior.
O projeto “Interarte” concentrou-se em realizar atividades na área de artes com alunos dos Ensinos Fundamental e Médio em escolas da região do Vale do Taquari. Os objetivos do projeto mediaram duas questões: a primeira voltada ao aluno da escola, cujo intuito foi desenvolver potencialidades criativas por meio da experimentação e contato com materiais alternativos, como jornal, fita adesiva e cola à base de água e farinha; e a segunda voltada ao estudante da Univates, em que se buscou contribuir para o desenvolvimento de competências nos âmbitos social, pessoal e interpessoal por meio da interação dialógica com realidades diversas. A metodologia compreendeu desenvolver trabalhos práticos por meio de oficinas lúdicas. As ações foram realizadas em escolas, nas quais foi possível desenvolver diferentes valores pela interação dos estudantes com realidades diversas, assim como a interação com a arte por meio de técnicas e materiais alternativos.
O projeto “Desafios de inovação tecnológica” consistiu na execução de duas competições dentro do Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (9° CCTEC) e do Congresso de Ciência e Tecnologia do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) – 1° ComungTEC. O projeto teve como objetivo principal motivar os alunos participantes a desenvolverem habilidades na área das engenharias. A primeira competição foi a elaboração do projeto e a construção de uma ponte de espaguete, testada por meio de carga estática até sua ruptura. A segunda competição consistiu no desenvolvimento de um carrinho de papelão que deveria carregar uma pessoa, mantendo a integridade do veículo. O projeto permitiu a aplicação prática de conhecimentos vistos em sala de aula, além de exercitar as habilidades técnicas e o desenvolvimento interpessoal dos graduandos da Univates, de outras instituições de Ensino Superior e também de alunos de Ensino Médio. As duas competições envolveram o total de 246 participantes e arrecadaram alimentos para doação a entidades. O investimento da Univates foi de R$ 22.904,00.
A robótica é uma área tecnológica de grande importância na sociedade atual, e disseminar esse conhecimento é um dos grandes desafios na educação brasileira. No entanto, o ensino básico raramente oferece ao estudante a oportunidade de atuar no planejamento e na construção de equipamentos que utilizem a tecnologia da robótica. Com a intenção de permitir o acesso de alunos de ensino básico a essa área, a Instituição manteve, em 2015, o projeto “Competição de robótica da Univates”. A oitava edição do projeto consistiu de um conjunto de ações, dentre elas uma competição de robótica entre estudantes de Ensinos Fundamental (a partir do 8º ano) e Médio, ampliando seu conhecimento nessa área e possibilitando novas práticas pouco exploradas ou desconhecidas pelos estudantes desses níveis de ensino.
Foram realizadas visitas em oito escolas da região do Vale do Taquari, apresentando a 900 alunos os conceitos básicos de robótica, imagens, vídeos e demonstrações com um robô construído especificamente para o momento. A atividade uniu tecnologia e competição, valorizando o potencial de raciocínio criativo dos alunos, o trabalho em grupo e a cooperação, e promoveu o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. O valor investido pela Univates foi de R$ 15.604,27.
Os recursos tecnológicos podem ser considerados parte do cotidiano das pessoas, caracterizando a pós-modernidade como a era da informatização. É possível perceber que um grupo significativo de discentes e de docentes tem acesso às inovações tecnológicas, fazendo uso do computador com mais frequência tanto no âmbito escolar quanto no familiar. Parte desse grupo conhece as funções desse equipamento, mas não o compreende como possível ferramenta pedagógica aliada aos processos de ensino e de aprendizagem. A Univates considera importante aproveitar esses recursos no contexto da Matemática e da Física e, nesse sentido, o projeto “Explorando aplicativos matemáticos e físicos com alunos da educação básica”, que vem sendo desenvolvido desde 2007, visou a proporcionar aos alunos da educação básica a inserção no contexto tecnológico por meio da manipulação de atividades elaboradas a partir de aplicativos on-line, para auxiliá-los na aprendizagem. O projeto também buscou organizar, sistematizar e produzir materiais para o ensino de tópicos de Matemática e de Física na educação básica, utilizando tecnologias e contribuindo para a melhoria do ensino dessas disciplinas na região.
Aproveitar o gosto natural dos jovens pelas competições e estimulá-los a um aprendizado menos burocrático, resolvendo problemas novos e desafiantes, fez com que a Univates realizasse, em 2015, a 18ª Olimpíada Matemática da Univates (OMU), vinculada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). As edições anteriores comprovam que os estudantes mostram-se interessados na construção da solução de problemas, buscando o melhor desempenho e também valorizando a experiência adquirida a cada etapa. Com isso, buscou-se estimular os estudantes para o trabalho em equipe voltado para a organização, o esforço, a criatividade, a dedicação e o espírito competitivo.
A Univates entende que o empreendedorismo e a educação empreendedora são considerados um movimento educacional que se preocupa com o social. Dessa forma buscou, por meio do projeto “Empreendedor por um dia”, promover oficinas que objetivaram despertar e desenvolver nos estudantes de Ensino Médio o saber aprender, o saber fazer, o saber ser, o saber conviver e o aprender a empreender. O projeto buscou aproximar a teoria do empreendedorismo dos jovens, estimulando-os para o desenvolvimento de sua capacidade empreendedora, na busca de oportunidades, na geração do autoemprego e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na vida pessoal e profissional. Por meio da educação empreendedora, buscou-se transformar cada jovem em indivíduo que consiga introjetar em sua vida atitudes, comportamentos, formas de percepção do mundo e de si mesmo, voltado para a capacidade de inovar, de perseverar e de conviver em harmonia com o outro.
A má gestão das finanças pessoais é motivador percebido em grande parte dos conflitos familiares e entre pessoas de nossa sociedade. Essa deficiência decorre da inexistência de um processo de educação voltado às finanças pessoais, tanto no seio das famílias como no processo de educação formal no Brasil. Dessa forma, com o objetivo principal de introduzir o tema educação financeira pessoal aos jovens do Vale do Taquari, a Univates manteve o projeto “Educação financeira pessoal para alunos do Ensino Médio”. Operacionalizado por meio de um curso sobre finanças pessoais, os alunos concluíram-no tendo adquirido conhecimentos básicos sobre receitas, despesas, juros, investimentos, controles financeiros e planejamento financeiro pessoal e familiar, estimulando o uso dos instrumentos de gestão das finanças não apenas no seu orçamento pessoal, mas também no de sua família. O projeto tem importância por levar formação em finanças aos jovens, proporcionando-lhes a oportunidade de melhor gerenciar seus recursos patrimoniais quando adultos, a fim de minimizar os efeitos sociais negativos que sua má gestão provoca.
O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) é disponibilizado desde 2003 à comunidade carente da Comarca de Lajeado. As atividades do Sajur mantêm estreita relação com os direitos humanos, a justiça e a área da saúde. Por meio dele são ofertados, gratuitamente, atendimentos jurídicos e atividades de apoio às famílias e às vítimas de violência doméstica, realizados por alunos dos cursos de Direito e Psicologia, respectivamente, com orientação de professores de ambos os cursos. A parceria entre Direito e Psicologia contribui para a formação interdisciplinar, concretizada em várias ações realizadas em conjunto, proporcionando apoio jurídico e psicológico a dois grupos específicos: o Recomeçar, destinado às vítimas de violência doméstica, tendo realizado 36 encontros e feito contato com 21 participantes, e o de Cuidadores(as), iniciado em 2015/B, destinado a pais, mães e cuidadores(as) que passaram ou estão passando por processos relacionados à dissolução conjugal e à disputa de guarda de menores, sendo realizados seis encontros e acolhidas seis famílias.
Objetivando refletir e interagir com estudantes da Instituição e com a comunidade local sobre os direitos humanos e contribuir para a construção de cidadania solidária, visando ao envolvimento das comunidades regional e acadêmica em atividades educacionais, culturais e de qualidade de vida, a Univates manteve, no ano de 2015, o projeto “Observatório de Direitos Humanos”. A concretização das metas ocorreu por meio da realização de palestras, rodas de conversa, oficinas, visitas técnicas, viagens de estudo, ciclo de palestras com debates contemporâneos internacionais, participações nos veículos de comunicação da Univates e debates. Desse modo, o projeto possibilitou discutir e repassar informações à comunidade, ampliando a informação e a formação sobre direitos humanos. Considerando que as atividades do projeto são realizadas desde o ano de 2013, a continuidade dos trabalhos oportuniza o enfrentamento mais efetivo do tema, conduzindo os envolvidos a refletirem sobre a temática e a superar a crise de percepção que paira sobre a sociedade.
O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) é uma iniciativa da Univates com o apoio de entidades públicas e privadas do Vale do Taquari. Oferece às empresas espaço físico e laboratorial, assim como recursos humanos capacitados, para realização de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos alimentícios, tecnologias de proteção ao meio ambiente e energias alternativas.
Em 2015, o Tecnovates abrigou empresas em busca de desenvolvimento tecnológico em produtos, serviços e processos; realizou a incubação de novas ideias, para transformá-las em negócios por meio de sua Incubadora Tecnológica; prestou serviços laboratoriais em microbiologia, físico-química, leites e ensaios em produtos diversos por meio do Unianálises e do Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos (CTPPA); e desenvolveu atividades de P&D em biotecnologia e micropropagação de plantas por meio dos laboratórios do CTPPA e do Laboratório de Propagação de Plantas.
Seguem alguns eventos/atividades realizados, gratuitamente, pelo Tecnovates no ano de 2015 relacionados às áreas de inovação e empreendedorismo:
Saiba mais: www.univates.br/tecnovates
Em novembro de 2015, o Tecnovates sediou a segunda edição do Startup Weekend Lajeado. O evento visou a incentivar os estudantes do Vale do Taquari a ingressarem no mercado digital e desenvolverem seus próprios negócios. Ao longo de três dias de trabalho, os participantes criaram, validaram e executaram seus modelos de negócio.
A Incubadora Tecnológica da Univates possui estrutura preparada para atender e orientar, da melhor forma, todas as iniciativas de novos negócios de empreendedores da região do Vale do Taquari. Empresas incubadas na Inovates possuem uma série de apoios, como infraestrutura, monitoria prestada por profissionais com larga experiência de mercado e capacitação em todas as áreas de gestão de negócios.
A Inovates contou, em 2015, com 11 incubadas, sendo nove internas e duas externas. No total, 16 empresas graduadas já passaram pela incubadora e estão atuando no mercado, tendo quatro sido graduadas em 2015.
Saiba mais: www.univates.br/inovates
Em 2015, a Univates articulou a criação de um Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (Crie). O Núcleo, com previsão de instalação para o ano de 2016, está sendo implementado para articular as ações empreendedoras no âmbito acadêmico da Instituição, fomentando o empreendedorismo e a inovação.
Em parceria com a Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura – Isaec/Daí/Comin, a Univates realizou o projeto "História e cultura Kaingang em territórios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas". Por meio do estudo da história e das condições de sustentabilidade, meio ambiente, saúde e educação das famílias Kaingang, o projeto buscou viabilizar o diálogo entre essas famílias e a sociedade não indígena do Vale do Taquari, assim como registrar e divulgar a história de traços culturais dos Kaingang na região. Além de proporcionar melhor visibilidade da comunidade indígena pela população, o projeto contribuiu para a mediação de diálogos entre indígenas e agências oficiais e permitiu realizar ações de apoio, como o encaminhamento de demandas colocadas pelos Kaingang visando à revitalização de traços culturais e a melhorias em sua qualidade de vida.
Dentro da importância que a Univates dá à área da acessibilidade e para agregar e aprimorar as questões pertinentes, foi instituído, em 2015, o Núcleo de Acessibilidade, que objetiva contribuir para a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na vida acadêmica, científica e cultural da Instituição, eliminando barreiras e propiciando segurança e autonomia.
O Núcleo de Acessibilidade da Univates, com representatividade das diferentes áreas da Instituição, centraliza e orienta as ações de inclusão voltadas ao acesso, à permanência e à participação das pessoas com deficiência nas atividades desenvolvidas pela Univates. Também opina e sugere ações que promovam a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica, digital e nas comunicações.
Com o objetivo de promover a qualificação de pessoas com deficiência, levando em consideração as dimensões ética, cognitiva, social e cultural, buscando o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes, a Univates ofertou, gratuitamente, o Curso de Aprendizagem – Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência. Esse curso proporciona formação profissional inicial que subsidia o início de um itinerário formativo que poderá ter continuidade em cursos de Educação de Jovens e Adultos ou em cursos técnicos, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada aluno.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O Projeto Rondon – Operação Jenipapo ocorreu, de 18 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015, no município de Cajapió, no Maranhão. Oito alunos da Univates, acompanhados de dois professores, participaram da iniciativa. Foram desenvolvidas ações nas quatro áreas principais: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. Os rondonistas da Univates ofereceram 123 atividades em 29 temáticas, atingindo público de 2.295 pessoas, entre crianças, adolescentes, moradores da cidade e líderes comunitários do município. O investimento da Univates foi de R$ 7.370,65.
Saiba mais: www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/
A atividade de pesquisa está atrelada ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo e vem sendo desenvolvida e estimulada nas mais diversas áreas do conhecimento científico. Durante o ano de 2015, estiveram envolvidos diretamente nas atividades atreladas à pesquisa 68 professores doutores e 224 alunos com bolsas de iniciação científica.
Além das 10 pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ambiente e Desenvolvimento, das sete ligadas ao PPG em Biotecnologia, das cinco relacionadas aos PPGs em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas e das quatro pesquisas vinculadas a programas de pós-graduação em implantação, totalizando 26 pesquisas institucionais aprovadas pelo Conselho Universitário (Consun), a Instituição ainda conta com 50 subprojetos vinculados aos 26 projetos de pesquisa por meio de apoio financeiro externo de órgãos de fomento como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Capes, CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre outros. Outrossim, a Univates ainda possui 15 subprojetos vinculados aos 26 projetos supracitados.
Os projetos de pesquisa ofereceram bolsas de iniciação científica ou tecnológica oriundas da Univates, de agências de fomento, de convênio com empresas etc. O aluno de graduação interessado pode ingressar na atividade por meio de bolsa, a ser obtida via processo seletivo. Ser bolsista de iniciação científica ou tecnológica é uma oportunidade de aprendizagem, pois proporciona aos estudantes a possibilidade de conhecimento e desenvolvimento de técnicas e métodos de pesquisa, além de estimular o pensar cientificamente e a criatividade, despertando potenciais talentos para a pesquisa. A experiência como bolsista também permite ao estudante desenvolver habilidades de expressão oral e escrita, além do trabalho em grupo, contribuindo para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
A 14ª edição do Salão de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Sicti) reuniu, no dia 16 de outubro de 2015, cerca de 250 pessoas, entre acadêmicos e docentes. Foram 133 trabalhos apresentados ao público pelos bolsistas vinculados a projetos de pesquisa desenvolvidos na Univates e em outras instituições de ensino no contexto da graduação e da pós-graduação. A atividade objetivou a divulgação de resultados das pesquisas, o estímulo à produção de trabalhos de cunho científico, tecnológico e cultural em todas as áreas do conhecimento, além de promover um espaço para a troca de experiências entre bolsistas, pesquisadores e orientadores.
Saiba mais: http://www.univates.br/evento/semana-integrada/xv-sicti
Com a finalidade de desenvolver as iniciativas necessárias para a manutenção da coerência das atividades de pesquisa e dos trabalhos de conclusão, especialmente os que envolvem seres humanos, com os princípios e valores que norteiam a Instituição e com os requisitos e as condições éticas estabelecidos em Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que trata de pesquisas envolvendo seres humanos, a Univates mantém, desde 2005 e devidamente registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, o Comitê de Ética em Pesquisa (Coep). Formado por um colegiado multiprofissional, o Coep possui caráter consultivo, deliberativo e educativo e busca defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, reconhecendo as pesquisas como eticamente adequadas.
A Univates mantém, desde 2011, a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Univates. Formada por um colegiado interdisciplinar e independente, a Ceua possui caráter consultivo, deliberativo e educativo e busca defender e contribuir para que os direitos dos animais utilizados em pesquisa, ensino e extensão estejam dentro dos padrões éticos e legais.
A extensão viabiliza a interação entre a Univates e a comunidade por meio da geração e da socialização do conhecimento. A manutenção de atividades e projetos de extensão, que compreende diferentes áreas de conhecimento, permitiu à Univates responder às demandas sociais do Vale do Taquari contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que promoveu a articulação com atividades de ensino e de pesquisa, impactando na formação dos alunos.
Durante o ano de 2015, a Univates desenvolveu 28 projetos de extensão, mediante apoio financeiro a projetos que visaram a contribuir significativamente para a qualificação acadêmica e a inserção regional da Instituição.
Saiba mais: www.univates.br/extensao/projetos-de-extensao
No dia 06 de novembro, aconteceu o IX Salão de Extensão da Univates. O evento representou um importante momento para a divulgação de resultados e ações decorrentes de projetos de extensão realizados na Univates e em demais instituições de Ensino Superior. Esse evento teve como tema “Conhecimento para Transformar o Mundo” e proporcionou a troca de conhecimentos e de experiências entre bolsistas, extensionistas e orientadores.
Foram 44 trabalhos apresentados pelos bolsistas vinculados a projetos desenvolvidos na Univates e em outras instituições de ensino.
Saiba mais: www.univates.br/extensao/salao-de-extensao-se
No período de 05 a 09 de outubro, aconteceu a XVII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, no campus de Lajeado. O evento visou a estimular a produção de trabalhos de cunho científico e cultural e também a promover a troca de conhecimentos e de experiências, proporcionando a integração de professores, estudantes e demais pessoas envolvidas.
Saiba mais: www.univates.br/evento/semana-integrada/mostra-de-ensino
Além das atividades e dos projetos de extensão, a Univates oferece cursos de educação continuada nas áreas de gastronomia, informática, idiomas e diversas outras, buscando a formação continuada da comunidade do Vale do Taquari.
Saiba mais: www.univates.br/extensao