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Indicadores de Desempenho Ambiental

Balanço Social

2015

Resíduos e meio ambiente

Em decorrência de um sistema de produção e consumo cada vez mais competitivo, a humanidade produz diariamente milhões de toneladas de resíduos de diversas origens. Ao contrário da maioria dos resíduos produzidos pela natureza, os que são gerados pelo homem têm velocidade de produção muito maior que a de decomposição, sendo a forma de eliminá-lo o primeiro problema na sua administração.

A Univates possui Plano de Gerenciamento de Resíduos que contempla cinco grupos de resíduos: Seco, Úmido+Rejeito, Infectante, Químico e Perigoso, sendo os dois primeiros considerados resíduos comuns. O lixo comum é assim chamado por sua característica doméstica e de baixo potencial de poluição. Esse lixo comum, após seu recolhimento nas lixeiras, é encaminhado à Central de Triagem da Univates, onde uma cooperada da Cooperativa de Recicladores do Vale do Taquari (Coorevat) é responsável por sua triagem. Cerca de 62 toneladas de resíduos comuns (entre seco e úmido+rejeito) foram recolhidas na Univates em 2015.

Além desses, no ano de 2015, a Equipe de Gestão Ambiental recebeu e encaminhou resíduos gerados nas dependências da Instituição a empresas de transformação, conforme tabela a seguir:

Resíduos gerados nas dependências da Instituição em 2015 e enviados para destino final adequado
ResíduoDestinação finalQuantidade enviada
Resíduo Infectante - RSS sólidos / grupo A e ETratamento específico para Resíduos de Serviço de Saúde (RSS)2.200 litros
Resíduo Aquoso Ácido - efluente armaz. BB de 30 LEstação de tratamento de efluentes14.183 litros
Resíduo de Leite - tanque de Leite 1,35 m³Estação de tratamento de efluentes6 m³
Resíduo Aquoso Neutro/Alcalino - efluente armaz. BB de 30 LEstação de tratamento de efluentes16.015 litros
Solvente Orgânico não Halogenado - teor de umidade < 30% e teor de solventes orgânicos recuperados > 50%Reciclagem640 litros
Resíduo de Leite - efluente oriundo de sobras de amostras de leite e produtos lácteos pastosos não contaminados, armaz. tanque 2,5 m³ Compostagem34,4 m³ 253 litros 1.175 kg
Resíduo Sólido - resíduo oriundo de sobras de amostras de leite em pó e produtos similares não contaminados, armaz. a granel Compostagem4.805 kg
Resíduo Sólido - embalagens plásticas e metálicas contaminadas (p. ex. frascos de leite, reagentes, bombonas e latas de tinta), armaz. a granelDescontaminação e reprocessamento37,9 m³
Resíduo Sólido - resíduo contaminado com produtos químicos oriundos dos laboratórios (incluindo vidrarias), das obras civis, EPIs e produtos similares, armaz. em contêiner de 4 m³Aterro industrial8 m³
Resíduo Especial: Eletroeletrônico - resíduo sólido, incluindo CDs, DVDs, disquetes, eletrodos, fios e lumináriasReciclagem625 kg
Resíduo Especial: Isopor - resíduo sólido, armaz. em sacos plásticos de 100 L (Abrigo Temporário de Resíduos)Reciclagem7 m³
Resíduo Especial: Vidro - resíduo sólido não contaminado, armaz. em bigbags (Abrigo Temporário de Resíduos)Reciclagem1.950 kg

Fonte: setor de Engenharia e Manutenção/Equipe de Gestão Ambiental, 2015.

Todas as empresas envolvidas nos procedimentos descritos acima possuem licenciamento ambiental no momento de sua contratação e contratos específicos.

Reciclagem e redução no uso de papel

Com o objetivo de diminuir o uso de papel e reaproveitar os materiais utilizados no cotidiano da Instituição, grande parte de suas publicações, inclusive o caderno com o qual os estudantes são presenteados anualmente, é feita com papel reciclado. Em 2015, pensando na questão da sustentabilidade, a Instituição aprovou, por meio da Resolução 055/Reitoria/Univates, a entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em formato digital, disponibilizados no ambiente virtual. Também, a Biblioteca da Univates recebe folhas de papel rascunho dos setores, sendo estas reaproveitas para confecção de blocos de anotações, os quais são distribuídos aos setores que os solicitam.

240 kg de papel recebidos pela Biblioteca em 2015

Desde o mês de maio de 2014, os estudantes matriculados nos cursos de graduação, técnicos e pós-graduação recebem somente por e-mail seus boletos para pagamento da mensalidade. Também são enviados por correio eletrônico os boletos das atividades de extensão frequentadas por esses alunos. Com a iniciativa, os alunos têm a opção de imprimir ou não o boleto, resultando na diminuição do número de impressões a cada mês. Para efetuar o pagamento, o estudante também pode optar por débito em conta ou internet banking.

Green IT

A Instituição participa, desde o ano de 2010, por intermédio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), do programa Green IT, objetivando racionalizar a utilização de recursos não renováveis com o tratamento de resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado. Por meio da permuta de sobras de cabos eletrônicos e de energia (independente do fabricante) por cabos novos da marca responsável pelo programa, Furukawa, matérias-primas recicladas foram reaproveitadas por outras indústrias, com larga economia de recursos naturais e redução da emissão dos gases de efeito estufa.

Seguem abaixo as quantidades de materiais enviados por ano para reciclagem por meio do programa Green IT:

  • 2010 = 560 kg
  • 2011 = 385 kg
  • 2012-2013 = 414 kg
  • 2014-2015 = 327 kg

Até o final de 2015, a Univates havia enviado 1.686 kg de material para reciclagem.

Descarte correto de medicamentos

A campanha “Descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso” iniciou no ano de 2013 e teve continuidade nos anos seguintes. Foi confeccionada e disponibilizada lixeira coletora na Farmácia-Escola, havendo também orientação aos usuários sobre o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso durante o processo de dispensação, contribuindo para a promoção do uso racional de medicamentos, além de cooperar com o meio ambiente.

Além disso, em 2015, foi realizada pelo curso de Farmácia e a Farmácia-Escola a campanha “Sobrou? Venceu? Descarta na farmácia, é o melhor para sua saúde!”, sendo disponibilizada lixeira coletora para descarte de medicamentos na área de convivência do Prédio 9 da Univates, durante a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, ocorrida de 04 a 08 de maio de 2015.

Sacolas ecológicas

Em 2012 a Biblioteca da Univates iniciou a substituição de sacolas plásticas pelas sacolas ecológicas. A ação foi pensada com o intuito de facilitar o transporte de livros de maneira ecologicamente correta, evitando gerar mais resíduo para o meio ambiente. A novidade do ano de 2015 é que, após dois anos da primeira retirada, pode ser obtida nova sacola.

9.899 sacolas distribuídas desde o início do projeto

2.757 sacolas distribuídas em 2015

Reutilização de garrafas PET para confecção de espaçadores

Pensando que a sustentabilidade não é um fim a ser alcançado e sim um contínuo caminho a ser seguido, a Farmácia-Escola incentiva a reutilização de garrafas PET para confecção de espaçadores, que são distribuídos à população que necessita, e, ainda, ensina os usuários a confeccionar seu próprio espaçador em casa. Os espaçadores são dispositivos que são acoplados ao inalador de spray antiasmático para facilitar seu uso e melhorar o aproveitamento da medicação. É ainda mais importante quando se trata de crianças, pois elas não conseguem seguir a orientação de coordenar a respiração durante o uso de bombinhas.

Tratamento de efluentes

Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais que podem ser causados pelas suas atividades, a Univates implantou, em 2011, uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) compacta, tendo, em 2015, contado com seis ETEs distribuídas pela área do campus.

Áreas de Preservação Permanente

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) presentes no campus de Lajeado são motivo de constante monitoramento e proteção. Por isso, foi realizada a demarcação dos limites das APPs com postes de concreto e realizado seu adensamento com plantio de árvores. Além disso, a sanidade das espécies vegetais de relevante interesse biológico é monitorada.

Em 2015

5 APPs no campus de Lajeado

88.994,04 m² de área demarcada

Controle de vetores

O controle de vetores é uma das atividades da Equipe de Gestão Ambiental da Univates. Dentro dessa ação está a eliminação contínua de pontos de acúmulo de água e o uso de produto inseticida de origem microbiana para o controle da população das Famílias Culicidae (pernilongos) e Simuliidae (borrachudos).

Respeito ao relevo

O campus da Univates respeita a geografia do terreno desde que os primeiros prédios começaram a ser erguidos: alguns prédios são mais altos que os outros e a forma acidentada do solo foi mantida. Já a vegetação está mapeada, registrada e, em alguns pontos, preservada.

Utilização de paralelepípedos ou bloco de concreto

A pavimentação de todas as ruas internas do campus é feita com a utilização de paralelepípedos ou bloco de concreto, permitindo que a água da chuva seja absorvida mais facilmente.

Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH)

O Centro de Informações Hidrometeorológicas atua na área de meteorologia e hidrologia, sendo o responsável pelo registro de temperatura, radiação solar, precipitação, entre outros. Além da comunidade acadêmica, que utiliza esse serviço para as atividades de pesquisa e extensão, a população regional também se beneficia com o CIH, pois as informações coletadas são divulgadas no site da Univates e repassadas para órgãos de imprensa, podendo ser utilizadas para o planejamento na agricultura, para alertas de tempestades e inundações.

No ano de 2015, foi fornecida para a comunidade previsão do tempo, além de terem sido prestados atendimentos e assessorias diversas, disponibilizados dados meteorológicos e realizadas palestras sobre os temas ligados à meteorologia.

Saiba mais: www.univates.br/servicos/centro-de-informacoes-hidrometeorologicas

Sistema de previsão e alerta de enchentes

A Univates, por intermédio do CIH, coordena o Sistema de Previsão e Alerta de Enchentes do Vale do Taquari. A Instituição monitora a quantidade de chuva precipitada na bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas por estações pluviométricas e o nível do referido rio e afluentes por estações linimétricas. A cada 30 minutos, as informações de chuva e do nível dos rios são transmitidas de forma automática e em tempo real para um portal web, no qual as informações são disponibilizadas para a sociedade e são veiculadas em jornais e rádios da região. Essas informações são utilizadas pela Univates e pela Defesa Civil para a gestão de desastres naturais, com ênfase para a adoção de ações de prevenção e de contingência de inundações.

Bicivates

Com a intenção de reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, em maio de 2014 foi implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas chamado Bicivates, com 120 bicicletas distribuídas em quatro pontos de autoatendimento pelo campus de Lajeado. Trata-se de uma alternativa sustentável e saudável, não havendo restrição de trajeto, dentro e fora das dependências da Univates. Para possibilitar mais compartilhamentos entre os usuários, o tempo de utilização gratuito para cada usuário é de seis horas a cada 24 horas.

Saiba mais: www.univates.br/transporte/bicivates

Em 2015

3.141 usuários cadastrados

5.570 empréstimos

Projeto Carona

A Univates oferece à comunidade acadêmica, desde 2009, o Projeto Carona. A iniciativa consiste em um sistema de busca e cadastro de caronas que oportuniza às pessoas encontrarem quem percorre o mesmo trajeto que elas e estabelecerem contato. A iniciativa busca reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, um dos principais causadores do efeito estufa, além de ampliar a interação entre estudantes, professores e funcionários.

Saiba mais: www.www.univates.br/carona

Em 2015
112 cadastros
6.309 acessos ao projeto no site da Univates

Dia sem carro

Em 2015, foi realizada a segunda e a terceira edições do Dia sem Carro, que tiveram como objetivo incentivar o uso de transportes sustentáveis e a prática de exercícios físicos, além de proporcionar um momento de integração com a comunidade. Em ambas as ocasiões, a rua Avelino Tallini foi fechada para veículos automotivos, garantindo a segurança e a tranquilidade dos participantes do evento. Diversas atrações foram oferecidas nessas duas edições do evento, como oficinas de saúde, gastronômicas e de terrários, distribuição consciente de mudas de plantas, aferição de pressão arterial, além da apresentação de uma banda animando os participantes.

Água

A Univates utiliza cisternas em alguns prédios, visando à irrigação de gramados, assim como a atender não só aos espelhos d'água, mas também a todos os sanitários do Centro Cultural.

Consumo de água

40.488 m³
2014
35.074 m³
2015

Preocupada com a disponibilidade de recursos hídricos e com a conscientização das novas gerações sobre o seu gerenciamento, a Univates realizou, com alunos de Ensino Médio da região do Vale do Taquari, o projeto ”Sustentec – sustentabilidade ambiental e o uso consciente da água”. O principal objetivo do projeto foi conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral acerca do uso consciente e racional da água no cotidiano, por ser um recurso natural finito e imprescindível à existência humana e das demais espécies. Por meio da conscientização sobre o impacto das pequenas ações diárias e do estudo dos benefícios do uso adequado da água, a comunidade participante pôde refletir sobre o uso dos recursos naturais na satisfação da vida presente sem comprometer a condição de vida das gerações futuras, contribuindo para a solução de problemas ambientais considerados críticos, sendo um deles a escassez de água potável. Foram atendidos 399 alunos de seis escolas da região. O investimento da Univates foi de R$ 34.215,63.

Energia

A Univates é consumidora do mercado livre de energia desde outubro de 2011, tendo como regra de consumo somente a aquisição de eletricidade oriunda de fontes de energia renováveis. A Instituição é a primeira entre as de Ensino Superior do Rio Grande do Sul a fazer uso de energia 100% renovável, o que lhe permite a utilização de recursos hídricos sem agredir o meio ambiente.

Os prédios do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) abrigam a Usina Solar da Univates, composta por 912 painéis solares fotovoltaicos instalados em 1.504,81 m² de cobertura, gerando um total de 24.800 kW/mês. Concluída em abril de 2015, a Usina produz o equivalente a 5,5% do consumo total de energia da Instituição.

Desde agosto de 2012, dez painéis solares fotovoltaicos, instalados no Prédio 17 da Instituição, já atendiam à geração de energia. Mensalmente, o equipamento gera aproximadamente 250 kWh. Dessa forma, o sistema supre parte da energia consumida pelo Prédio 17.

Consumo de energia elétrica em 2015:
5.417.778 kW

Outro projeto inovador na área de energia é a árvore solar fotovoltaica, uma estrutura em formato de araucária, árvore símbolo do sul do Brasil, que transforma a energia do sol em energia elétrica limpa e renovável, permitindo a recarga de baterias de celular, notebooks e câmeras fotográficas digitais. A estrutura também pode ser utilizada como sistema de sinalização, ponto de iluminação local e até mesmo como ponto de acesso à internet sem fio. A ação foi desenvolvida pelas empresas LLBC e OZ Engenharia, de Porto Alegre, em parceria com a Univates e a Secopa.

Projeto GNVerde

A Univates está envolvida com o projeto de criação de um combustível alternativo e renovável que já está sendo testado em veículos, denominado GNVerde. A parceria entre a Univates e a Companhia de Gás do Estado (Sulgás) busca pesquisar as propriedades do gás biometano e seu comportamento em veículos automotores, visando a realizar análises técnicas e físico-químicas, além da qualificação e quantificação dos dados referentes à economia, emissão de gases para o meio ambiente, eficiência, desempenho e durabilidade.

Conforto térmico

O conforto térmico é uma saída para minimizar o uso de condicionador de ar e pode ser destacada como um viés sustentável da Univates, pois utiliza técnicas de conforto térmico para fazer com que os prédios sejam menos quentes no verão, como ventilação cruzada, Sistema Roberts de Ventilação, tela solar automatizada, telhas de isolamento térmico, entre outras.

A Univates também utiliza a vegetação entre os prédios para reduzir a incidência de calor: a utilização da sombra é fundamental para auxiliar na manutenção da temperatura interna das construções.

Outras Ações

Museu de Ciências Naturais (MCN)

O Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates, criado em 2000, atende a várias áreas, dentre elas: arqueologia, acarologia, botânica e paleobotânica, ecologia e evolução, genética e biologia molecular, propagação de plantas e zoologia de vertebrados, nas quais são realizadas pesquisas científicas que visam ao desenvolvimento regional e contribuem para a preservação ambiental e patrimonial. Ainda, sua infraestrutura permite visitas guiadas de estudantes e comunidade em geral. Também, o Museu participa de projetos como “Naturalista por um dia” e “Arqueólogo por um dia”.

O MCN mantém coleções didáticas e científicas, sendo 27.674 arqueológicas, 4.604 botânicas, 596 paleontológicas e 14.245 espécimes zoológicos, e é construído a partir de coletas em atividades de campo, intercâmbios e/ou doações feitas pela comunidade. Anualmente também organiza atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente e ao Dia da Criança, realizando oficinas e debates com crianças e adolescentes, buscando a conscientização ambiental.

Tendo o entendimento sobre a importância das coleções para a ciência, buscou-se, no ano de 2015, o registro das coleções zoológicas de herpetologia e ictiologia no Sistema Brasileiro de Biodiversidade (SIBBR) e na Plataforma Global de Biodiversidade (GBIF). O SIBBR, que está on-line, é um projeto governamental, gratuito e busca reunir dados sobre a biodiversidade brasileira. Já a GBIF trabalha buscando os mesmos resultados, porém de forma global.

Os registros do Herbário do Vale do Taquari (HVAT) estão completamente digitalizados e, além de estarem disponíveis no sistema Splink, também encontram-se na GBIF, tendo sido o HVAT registrado nessa plataforma também em 2015.

Saiba mais: www.univates.br/mcn

Em 2015

1 exposição de longa duração

2 exposições de curta duração

1.160 alunos atendidos em oficinas

1.838 pessoas da comunidade visitaram a sala de exposições e assinaram o livro de registro de presenças

5.850 estudantes atendidos nas visitas guiadas à sala de exposições

89 escolas atendidas

Comunicação para educação ambiental

O projeto “Comunicação para educação ambiental” teve como objetivo gerar sensibilização ambiental a partir de estratégias de comunicação. Por meio de ações de educomunicação socioambiental, aproximaram-se os sujeitos sociais da comunidade em que se inserem a fim de provocar a sensibilização, a adoção de atitudes e comportamentos sustentáveis no cotidiano e o exercício da cidadania ambiental.

As ações foram realizadas por meio de oficinas de educação ambiental em escolas, palestras e videodebates sobre a problemática ambiental voltados para universitários e a comunidade em geral, produção de audiovisuais, divulgação científica e midiática, além da articulação com organizações públicas e privadas para propor ações e legislação para o trato dos resíduos sólidos domésticos em Lajeado.

Em 2015

3.832 pessoas beneficiadas

61 entidades beneficiadas

R$ 26.554,59 investidos

Naturalista por um dia

O projeto “Naturalista por um dia” buscou o desenvolvimento da consciência ambiental com atitudes que levem em conta a preservação do meio ambiente aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio de escolas do Vale do Taquari. Por meio de minicursos, o projeto possibilitou aos alunos o gosto pelas ciências naturais, pela arqueologia e por estudos sobre o meio ambiente; o reconhecimento dos principais grupos da fauna e da flora regionais; o conhecimento de aspectos históricos e arqueológicos regionais; e o estímulo à prática da educação ambiental no dia a dia do aluno, com o intuito de promover sua formação como cidadão.

Além desse olhar ambiental, outros fatores também foram evidenciados nesse projeto, sendo um deles possibilitar aos estudantes o acesso aos laboratórios em que são desenvolvidos estudos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, já que a maioria das escolas em que esses alunos estudam não possui laboratórios. Também ofereceu atividades práticas de conservação, manipulação de organismos e visitações ao Museu de Ciências Naturais, buscando desenvolver a consciência ambiental e a adoção de atitudes que priorizem a preservação do meio ambiente.

Em 2015

446 alunos beneficiados

11 entidades atendidas

R$ 12.311,63 investidos