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Os canais de comunicação são instrumentos indispensáveis para o diálogo entre a Univates e todas as suas partes interessadas. Prezando pela ética e a transparência, assim como pelo aperfeiçoamento constante desses canais, a Univates atua em algumas frentes que contribuem para o fortalecimento das relações com seus públicos interno e externo.
O principal canal de comunicação da Univates é o site institucional. O Portal Univates reúne todos os serviços e as atividades realizadas pela Instituição, permitindo que os diversos públicos localizem qualquer informação de forma rápida e organizada. Nele é possível encontrar informações sobre os cursos ofertados, projetos e ações realizadas, estrutura organizacional, entre outros. Além da página institucional, todos os cursos e diversos setores possuem páginas próprias, a fim de criar um canal de comunicação direto com seus públicos específicos.
Objetivando informar a comunidade acadêmica sobre diversos assuntos relacionados ao Ensino Superior e sobre as atividades realizadas pela Reitoria, a Univates criou, em 2015, a conta @UnivatesReitor no Twitter.
Além do site e das redes sociais, a Univates mantém canais de comunicação direcionados a cada público.
Por meio de relacionamento ético e transparente, a Univates mantém contato e parceria com diversos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Em 2015, foram identificadas 1.928 inserções de mídias não pagas nos principais jornais do Estado e da região Sul do Brasil.
A Rádio Univates FM e a TV Univates foram criadas com a intenção de aprofundar o compromisso de gerar e difundir o conhecimento no Vale do Taquari, contribuindo para o desenvolvimento da região. Além de servir de espaço para o aprimoramento profissional dos alunos, ambos os veículos cumprem seu papel social ao noticiarem, apoiarem e veicularem diversas campanhas de solidariedade e programas sociais em prol do meio ambiente, inclusão social e saúde.
A Ouvidoria da Univates é destinada a todos os públicos que se relacionam com a Instituição, sejam eles internos ou externos. Por meio do recebimento de sugestões, reclamações, elogios e denúncias, o serviço possui autonomia e é independente para buscar informações nos setores envolvidos, garantindo o sigilo de quem o procura e melhorando a qualidade dos serviços prestados pela Univates.
O setor de Atendimento ao Aluno foi reestruturado em 2015 e, desde então, passou a se chamar Atendimento Univates. Com a intenção de centralizar todos os canais de atendimento aos mais diversos públicos em um único local, disponibilizando as informações sobre os serviços prestados pela Instituição de forma ágil e precisa, houve aumento no espaço físico do setor, no número de guichês de atendimento presencial e criação de um espaço específico para atendimentos via e-mail, chat e telefone.
Com o objetivo de sensibilizar os funcionários da Univates a acolher e guiar as pessoas na construção dos seus sonhos, a Instituição implantou, em 2015, a Escola de Atendimento. A intenção da Escola é despertar nos seus funcionários a importância do atendimento, trabalhando conceitos e analisando a aplicabilidade com exemplos práticos. A ideia é padronizar o atendimento considerando os diversos públicos da Instituição, mantendo uma equipe qualificada nessa área. O projeto prevê também que os programas de integração contemplem o tema atendimento, englobando estagiários, bolsistas e terceiros, buscando uma forma de trabalho única e personalizada.
Com o lema “Tudo começa com você. Envolva-se nas conquistas de todos que passam por aqui”, os participantes tiveram embasamento em cases como da Disney e Starbucks, além de trazer dicas e métodos com aplicação específica nas atividades de atendimento da Univates. Em 2015, 107 funcionários passaram pela escola nas cinco turmas ofertadas e foram realizadas 20 integrações envolvendo em torno de 390 colaboradores dos demais setores. A escola prevê, para 2016, ações de continuidade para relembrar o assunto, como: check-list dos gestores, reflexões quinzenais e seminários envolvendo os participantes.
A Univates criou, em 2015, o UNE – Comitê de Comunicação Interna, que tem como objetivo discutir as ações e as formas de comunicação voltadas ao público interno, assim como realizar o planejamento anual de atividades para esse público. Com o lema “O que nos une nos move”, o Comitê é formado por integrantes do setor de Marketing e Comunicação e do setor de Recursos Humanos.
Diversas ações foram realizadas em 2015. Entre elas destacam-se: a primeira edição da festa junina, os sorteios de ingressos para jogos do Lajeadense, a ação de reconhecimento dos jubilares e de funcionários formandos, a criação de vídeos para treinamento de funcionários novos, ações em comemoração ao Dia da Solidariedade pelo Fundo 40, happy hour dos aniversariantes e ação pelo Dia das Mães e Dia dos Pais.
Em 2015, a Univates esteve representada, oficialmente, nos seguintes órgãos e entidades: