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Diálogo com as partes interessadas

Balanço Social

2015

Site e mídias sociais

Os canais de comunicação são instrumentos indispensáveis para o diálogo entre a Univates e todas as suas partes interessadas. Prezando pela ética e a transparência, assim como pelo aperfeiçoamento constante desses canais, a Univates atua em algumas frentes que contribuem para o fortalecimento das relações com seus públicos interno e externo.

O principal canal de comunicação da Univates é o site institucional. O Portal Univates reúne todos os serviços e as atividades realizadas pela Instituição, permitindo que os diversos públicos localizem qualquer informação de forma rápida e organizada. Nele é possível encontrar informações sobre os cursos ofertados, projetos e ações realizadas, estrutura organizacional, entre outros. Além da página institucional, todos os cursos e diversos setores possuem páginas próprias, a fim de criar um canal de comunicação direto com seus públicos específicos.

www.univates.br

2015: mais de 24.674.263 acessos ao site e hotsites

Twitter Reitoria

Objetivando informar a comunidade acadêmica sobre diversos assuntos relacionados ao Ensino Superior e sobre as atividades realizadas pela Reitoria, a Univates criou, em 2015, a conta @UnivatesReitor no Twitter.

Além do site e das redes sociais, a Univates mantém canais de comunicação direcionados a cada público.

Direcionamento de mídias

Imprensa

1.928

inserções de mídia

Por meio de relacionamento ético e transparente, a Univates mantém contato e parceria com diversos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Em 2015, foram identificadas 1.928 inserções de mídias não pagas nos principais jornais do Estado e da região Sul do Brasil.

Rádio e TV

A Rádio Univates FM e a TV Univates foram criadas com a intenção de aprofundar o compromisso de gerar e difundir o conhecimento no Vale do Taquari, contribuindo para o desenvolvimento da região. Além de servir de espaço para o aprimoramento profissional dos alunos, ambos os veículos cumprem seu papel social ao noticiarem, apoiarem e veicularem diversas campanhas de solidariedade e programas sociais em prol do meio ambiente, inclusão social e saúde.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Univates é destinada a todos os públicos que se relacionam com a Instituição, sejam eles internos ou externos. Por meio do recebimento de sugestões, reclamações, elogios e denúncias, o serviço possui autonomia e é independente para buscar informações nos setores envolvidos, garantindo o sigilo de quem o procura e melhorando a qualidade dos serviços prestados pela Univates.

179 contatos
recebidos em 2015

Atendimento Univates

O setor de Atendimento ao Aluno foi reestruturado em 2015 e, desde então, passou a se chamar Atendimento Univates. Com a intenção de centralizar todos os canais de atendimento aos mais diversos públicos em um único local, disponibilizando as informações sobre os serviços prestados pela Instituição de forma ágil e precisa, houve aumento no espaço físico do setor, no número de guichês de atendimento presencial e criação de um espaço específico para atendimentos via e-mail, chat e telefone.

55.912
atendimentos presenciais em 2015

(51) 3714-7010

atendimento@univates.br
Escola de Atendimento

Com o objetivo de sensibilizar os funcionários da Univates a acolher e guiar as pessoas na construção dos seus sonhos, a Instituição implantou, em 2015, a Escola de Atendimento. A intenção da Escola é despertar nos seus funcionários a importância do atendimento, trabalhando conceitos e analisando a aplicabilidade com exemplos práticos. A ideia é padronizar o atendimento considerando os diversos públicos da Instituição, mantendo uma equipe qualificada nessa área. O projeto prevê também que os programas de integração contemplem o tema atendimento, englobando estagiários, bolsistas e terceiros, buscando uma forma de trabalho única e personalizada.

Com o lema “Tudo começa com você. Envolva-se nas conquistas de todos que passam por aqui”, os participantes tiveram embasamento em cases como da Disney e Starbucks, além de trazer dicas e métodos com aplicação específica nas atividades de atendimento da Univates. Em 2015, 107 funcionários passaram pela escola nas cinco turmas ofertadas e foram realizadas 20 integrações envolvendo em torno de 390 colaboradores dos demais setores. A escola prevê, para 2016, ações de continuidade para relembrar o assunto, como: check-list dos gestores, reflexões quinzenais e seminários envolvendo os participantes.

UNE

A Univates criou, em 2015, o UNE – Comitê de Comunicação Interna, que tem como objetivo discutir as ações e as formas de comunicação voltadas ao público interno, assim como realizar o planejamento anual de atividades para esse público. Com o lema “O que nos une nos move”, o Comitê é formado por integrantes do setor de Marketing e Comunicação e do setor de Recursos Humanos.

Diversas ações foram realizadas em 2015. Entre elas destacam-se: a primeira edição da festa junina, os sorteios de ingressos para jogos do Lajeadense, a ação de reconhecimento dos jubilares e de funcionários formandos, a criação de vídeos para treinamento de funcionários novos, ações em comemoração ao Dia da Solidariedade pelo Fundo 40, happy hour dos aniversariantes e ação pelo Dia das Mães e Dia dos Pais.

Representações

Em 2015, a Univates esteve representada, oficialmente, nos seguintes órgãos e entidades:

  • Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT);
  • Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc);
  • Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU);
  • Centro Estadual de Vigilância Ambiental (DVAS) – Grupo de Trabalho sobre Manejo e Controle de Pombas Domésticas;
  • Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Vale do Taquari;
  • Comissão de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de Lajeado;
  • Comissão de Seleção dos estudantes carentes e residentes em Lajeado;
  • Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas;
  • Comitê Gestor do Centro Histórico de Lajeado;
  • Comitê Institucional Probic/Fapergs (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul);
  • Comitê Municipal da Balada Segura de Lajeado/RS;
  • Conselho de Desenvolvimento Econômico Municipal de Lajeado (Condem);
  • Conselho de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Lajeado;
  • Conselho de Representantes do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat);
  • Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) de Lajeado;
  • Conselho Municipal de Educação (Comed) de Lajeado;
  • Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA) de Lajeado;
  • Conselho Municipal do Idoso de Lajeado-RS;
  • Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS);
  • Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung);
  • Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente;
  • Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas ao Envelhecimento;
  • Fundação Oswaldo Carlos Van Leeuwen – Educativa, Cultural e Assistencial (FOC);
  • Núcleo de Saúde Coletiva (Numesc) de Estrela;
  • Núcleo de Saúde Coletiva (Numesc) de Lajeado;
  • Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari (PMT/VT);
  • Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite (RBQL);
  • Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reginp);
  • Rede Prosa de TVs e rádios universitárias vinculadas ao Comung.