Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
Objetivando manter a qualidade de ensino, a Univates realiza avaliações periódicas com a comunidade acadêmica a fim de ter um canal formal para ouvir os alunos e suas expectativas em relação à Instituição. Coordenados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com apoio técnico da Comissão Interna de Avaliação (CIA) e do setor de Avaliação Institucional, foram realizados os seguintes processos avaliativos em 2014:
O resultado dessas avaliações servem de subsídios para ações futuras, tanto na esfera pedagógica como na de infraestrutura.
Saiba mais: www.univates.br/avaliacao-institucional/autoavaliacao
Itens mais bem avaliados pelos alunos em 2014, numa escala de 1,0 a 5,0:
A postura ética do professor, com média 4,39
O domínio do conteúdo e a atualização do professor quanto às questões inerentes à disciplina, com média 4,47
O diálogo do professor com os alunos, com média 4,39
As avaliações internas, realizadas por meio da autoavaliação institucional, que ocorre semestralmente, integram-se às externas, identificadas por avaliações externas da Instituição (credenciamento/recredenciamento) e dos cursos de graduação (autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade) realizadas periodicamente pelo Inep/MEC. Considerando o ciclo avaliativo trienal, os investimentos realizados em qualidade acadêmica novamente se refletiram em ótimos resultados. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, divulgados em 2014, referenciam os conceitos obtidos no ciclo e englobam o Enade, o CPC e o Índice Geral de Cursos, que demonstram efetivamente a qualidade dos cursos mantidos pela Univates, considerando os critérios evidenciados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Os cursos da área da saúde, avaliados em 2013, mantiveram seus conceitos positivos no Enade e, considerando o ciclo anterior (2010), houve grande evolução no CPC, evidenciando destaque para o Curso de Educação Física, bacharelado, que alcançou a posição de melhor do Rio Grande do Sul.
Biomedicina
Educação Física – Bacharelado
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Nutrição
Desde 2009, 100% dos cursos da Univates avaliados pelo Ministério da Educação obtiveram conceito igual ou superior a 3 no Conceito Preliminar de Curso, o mínimo exigido pelo MEC em uma escala de 1 a 5.
A Univates manteve nota 4 no Índice Geral de Cursos, em uma escala de 1 a 5, reforçando o seu lugar entre as instituições mais qualificadas do Estado. Esse índice também posicionou a Univates como o melhor Centro Universitário da região sul do Brasil e
o 4º melhor do país.
Renovação de Reconhecimento:
Curso de Direito
Curso Superior de Formação Específica em Gestão de Micro e Pequenas Empresas – sequencial
Reconhecimento:
Curso de Engenharia Mecânica
Curso de Engenharia Química
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Autorização:
Curso de Odontologia
No mês de julho, a Univates obteve credenciamento para oferta de cursos superiores na modalidade a distância, o que permitiu lançar o primeiro curso de graduação EAD na Instituição: Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.