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Indicadores de Desempenho Acadêmico

Balanço Social

2014

Objetivando manter a qualidade de ensino, a Univates realiza avaliações periódicas com a comunidade acadêmica a fim de ter um canal formal para ouvir os alunos e suas expectativas em relação à Instituição. Coordenados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com apoio técnico da Comissão Interna de Avaliação (CIA) e do setor de Avaliação Institucional, foram realizados os seguintes processos avaliativos em 2014:

  • avaliação discente e docente dos cursos superiores, técnicos e de Interlínguas: participação de 47,43% dos alunos e de 77,37% dos professores na pesquisa realizada no primeiro semestre letivo e de 44,95% dos alunos e de 81,97% dos professores na pesquisa realizada no segundo semestre letivo;
  • avaliação de serviços e da infraestrutura: participação de 47,43% dos alunos, de 77,37% dos professores e de 50,81% dos funcionários técnico-administrativos;
  • avaliação das atividades de extensão, realizada no final de cada atividade;
  • avaliação discente dos cursos de pós-graduação, realizada no final de cada disciplina.

O resultado dessas avaliações servem de subsídios para ações futuras, tanto na esfera pedagógica como na de infraestrutura.

Saiba mais: www.univates.br/avaliacao-institucional/autoavaliacao

Itens mais bem avaliados pelos alunos em 2014, numa escala de 1,0 a 5,0:

A postura ética do professor, com média 4,39

O domínio do conteúdo e a atualização do professor quanto às questões inerentes à disciplina, com média 4,47

O diálogo do professor com os alunos, com média 4,39

As avaliações internas, realizadas por meio da autoavaliação institucional, que ocorre semestralmente, integram-se às externas, identificadas por avaliações externas da Instituição (credenciamento/recredenciamento) e dos cursos de graduação (autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade) realizadas periodicamente pelo Inep/MEC. Considerando o ciclo avaliativo trienal, os investimentos realizados em qualidade acadêmica novamente se refletiram em ótimos resultados. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, divulgados em 2014, referenciam os conceitos obtidos no ciclo e englobam o Enade, o CPC e o Índice Geral de Cursos, que demonstram efetivamente a qualidade dos cursos mantidos pela Univates, considerando os critérios evidenciados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os cursos da área da saúde, avaliados em 2013, mantiveram seus conceitos positivos no Enade e, considerando o ciclo anterior (2010), houve grande evolução no CPC, evidenciando destaque para o Curso de Educação Física, bacharelado, que alcançou a posição de melhor do Rio Grande do Sul.

Biomedicina

Educação Física – Bacharelado

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Nutrição

CPC = conceito 4

Desde 2009, 100% dos cursos da Univates avaliados pelo Ministério da Educação obtiveram conceito igual ou superior a 3 no Conceito Preliminar de Curso, o mínimo exigido pelo MEC em uma escala de 1 a 5.

A Univates manteve nota 4 no Índice Geral de Cursos, em uma escala de 1 a 5, reforçando o seu lugar entre as instituições mais qualificadas do Estado. Esse índice também posicionou a Univates como o melhor Centro Universitário da região sul do Brasil e
o 4º melhor do país
.

índice Geral de Cursos:

Nota 3
2009
Nota 4
2010
Nota 4
2011
Nota 4
2012
Nota 4
2013
Visitas in loco
Ao longo de 2014 foram avaliados diversos cursos de graduação e sequencial:

Renovação de Reconhecimento:

Curso de Direito

Curso Superior de Formação Específica em Gestão de Micro e Pequenas Empresas – sequencial


Reconhecimento:

Curso de Engenharia Mecânica

Curso de Engenharia Química

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores


Autorização:

Curso de Odontologia

Conceito = 4
(escala de 1 a 5)
Credenciamento para Ensino a Distância

No mês de julho, a Univates obteve credenciamento para oferta de cursos superiores na modalidade a distância, o que permitiu lançar o primeiro curso de graduação EAD na Instituição: Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.