Experiência como Diretor de Planejamento e Desenvolvimento para Uniminuto. Experiência como Diretor de Pós-Graduação de Uniminuto. Diretor da Faculdade de Ciências Empresariais de Uniminuto e da Faculdade de Engenharia e do Programa de Engenharia Financeira da Universidad Piloto de Colombia. Fundador e Diretor da Escola Internacional de Finanças. Consultor independiente sobre inovação organizacional e social. Especialista em criação de mediações tecnológicas e laboratórios especializados para a gestão do conhecimento. Conferencista Nacional e Internacional nos campos de educação financeira, finanças inclusivas, valor compartilhado – Responsabilidade Social Empresarial. Especialista nas áreas de inovação e empreendimentos, responsabilidade social empresarial, marketing e vendas, com alta experiência em Gestão do talento humano.
https://www.linkedin.com/in/andrés-felipe-ortiz-zamora-79700514/
Professor associado da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Mestre em Comunicação e Informação e doutor em Comunicação e Informação pela Ufrgs, com doutorado-sanduíche na UFRJ Secretário de Comunicação da Ufrgs.
Licenciada em Comunicação Social - Jornalismo Impresso-, e Mestra em Comunicação Social - Comunicação Organizacional, pela Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela. Doutora em Comunicação, área Comunicação Organizacional, pela Universidad de Málaga, Espanha. Diretora do Mestrado em Comunicação Estratégica de la Facultad de Comunicação de la Universidad de La Sabana, Colômbia. Professora e integrante do Centro de Investigaciones de la Comunicación Corporativa Organizacional (CICCO) da mesma Faculdade. Entre seus interesses de investigação estão os temas relativos à Reputação corporativa, Responsabilidad social empresarial, Comunicação de governo, Publicidad eleitoral, Diplomacia pública, Diáspora e migração venezuelana.
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Alicante, licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidad Complutense de Madrid e especialista em Criatividade, Estratégia e Redação Publicitária. Foi redator e diretor criativo de agências de publicidade multinacionais, nacionais e locais de 1983 a 1995. Foi consultor de comunicação corporativa de 1995 a 2009. É professor da Universidade de Alicante e autor de diversos artigos e trabalhos científicos sobre marca e branding. Membro do Comitê Científico Acadêmico da BrandTrends Journal (Espanha).
http://web.ua.es/es/dcps/profesores/alberto-pinillos-laffon.htm
Graduado em Letras pela UFRGS (1973), Mestre em Letras pela PUCRS (1991), Doutor em Letras pela PUCRS (1998) e pós-doutor em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (2008). Ex-Presidente da Intercom, jornalista, atua nos PPGs de Escrita Criativa (Faculdade de Letras - PUCRS) e de Comunicação Social Famecos, PUCRS. Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS - Famecos (PPGCOM/PUCRS). Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas, atual vice-Presidente da REDE ALCAR e Diretor de Relações Internacionais da Rede FOLKCOM. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Atualmente é Presidente da Fundação Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
Doutor em Ciências da Comunicação pelo ISCSP/Universidade de Lisboa e mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE, de Lisboa. Professor no IADE - Universidade Europeia, palestrante internacional e autor dos livros “Branding - A gestão da marca” e “Branding - A gestão da marca - 2ª edição revista, aumentada e actualizada”. Diretor da rádio RFM, emissora que recentemente obteve diversas distinções, como Superbrand - Marca de Excelência, Marca de Confiança (Seleções do Readers Digest), marca de media em Portugal com maior índice de reputação, (RepTrak) e diversos prêmios de criatividade (Meios & Publicidade, Prémios Sapo). Professor do MBA Internacional Branding & Business.
Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor associado do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Integra os grupos de pesquisa Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS/UFPR) e Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), da RedLatinoamericana de Investigadores em Publicidad (Relaip) e da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa. Foi professora coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPLeiria. Professora convidada de universidades do Brasil, do Chile e de outros países e pesquisadora no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (CELGA-ILTEC), Universidade de Coimbra, nas áreas de discurso multimodal da marca, semiótica social e linguística. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas. É diretora editorial do Observatório de Marcas e editora regional da revista científica BrandTrends. Tem várias publicações em livros, partes de livros, revistas científicas e atas de congressos e comunicações nacionais e internacionais apresentadas em muitas das oito dezenas de congressos dos quais participou. Professora do MBA Internacional Branding & Business.
É PhD em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Porto e pela Universidade de Aveiro/Portugal, mestra em Gestão do Conhecimento e Inovação pela Universidade de Aveiro e licenciada em Design pela Universidade de Aveiro. Atualmente é professora, pesquisadora na London School of Film, Media and Design e na University of West London e coordenadora dos Mestrados em Brand Design e Innovation, Brand Design Research Cluster Lead da University of West London, UK. Autora de diversos artigos científicos e de vários livros técnicos na área do design. Organizações profissionais: membro da Portuguese Society of Communication Sciences Association; cofundadora e membro efetivo da Portuguese Association for Innovation and Creativity in Organisations; membro efetivo da Portuguese Association of Designers, da National Designers Association e do Observatório de Marcas. Ganhadora do prêmio IdeaPuzzle como a melhor pesquisa portuguesa em design (PhD research). Professora do MBA Internacional Branding & Business, 6a. Edição.
Doutora em Ciência da Comunicação pela USP. Sócia-diretora da Consolo & Cardinali Design. Dirige desde 2006 o Lab Cognitivo. Atualmente é professora na pós-graduação da Facamp - Faculdade de Ciências Econômicas de Campinas, com o curso de Design Estratégico de Marcas, e na pós-graduação em Branding das instituições Business School São Paulo e FIA Escola de Negócios. Como pesquisadora, concentra-se nas relações entre cognição, produção simbólica e sínteses comunicacionais para identidades visuais e sistemas complexos de comunicação. É autora do livro “Marcas - Design Estratégico - Do símbolo à gestão da identidade corporativa”, publicado pela Editora Blucher em 2015.
Doutora em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, mestra em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e licenciada em Direito e em Relações Internacionais. Vice-reitora, presidente do Conselho Pedagógico, diretora do Departamento de Estudos Graduados, docente, coordenadora do Gabinete de Programas e Relações Internacionais e do Gabinete de Proteção da Propriedade Intelectual do IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário. Professora visitante da Escola de Artes e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia e pós-doutoranda em Propriedade Intelectual na Universidade Nova de Lisboa (UNL). Autora de várias publicações nas áreas da educação e da propriedade intelectual. Professora do MBA Internacional Branding & Business.
sigarra.up.pt/reitoria/pt/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=12880&pv_cod=3612qaTawyc8
Professor Adjunto 40h dedicação exclusiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense (França) e PhD em história pela Universidade de Essex (Reino Unido). Possui mestrado em Estudos de Sociedades Latino Americanas pelo Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL) Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III (2005), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) (2004) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Latin America Studies Association (LASA) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Tem experiência em Sociologia e Antropologia, sociologia e antropologia da saúde atuando especificamente nas temáticas sobre mobilidade humana e processos de saúde e adoecimento. Foi professor do MBA Internacional Branding & Business.
É doutor em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa com a Tese “A letra como signo de identidade Visual Corporativa”, membro do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design. Dedica-se ao estudo do design desde 1993, é técnico de design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco; licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade (ESTGP); mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, onde defendeu a dissertação intitulada "Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código". Autor de diversos artigos científicos e de opinião, e co-autor do livro “Ver, oír y sentir letras”, publicado em Bilbao, Espanha, de “Design de Identidade e Imagem Corporativa” das Edições IPCB, e co-autor com Joan Costa, do livro “A rebelião dos signos. A alma da letra” publicado em 2008 na Argentina pela Editorial La Crujía e no ano de 2010 em Portugal pela Dinalivro Edições..
Doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, licenciado em Design e especialista em Tipografia Digital. Foi professor da Universidade de Barcelona e atualmente é professor na Universidade de Alicante e coordenador dos cursos de especialização em Videojogos e Redes Sociais. Autor do blog Tipografiadigital.net e de várias publicações sobre tipografia corporativa e desenho de alfabetos. Profissionalmente tem trabalhado como designer industrial e gráfico para várias empresas espanholas.
Doutor em Ciência da Informação (Universidade de Brasília). Professor Associado dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da UnB e líder do Grupo de Pesquisa “Branding: construção, posicionamento, imagem e identidade de marca”. Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina). Engenheiro de telecomunicações (INATEL-MG) e Economista (AEUDF). Pós-Graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Mais de 30 anos de experiência na área de Marketing, como Chefe de Departamento de Marketing de empresas estatais e privadas.
Doutora em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento pela Academia do Inpi, graduada em Comunicação Social pela UFRJ e mestra em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento pela Academia do Inpi. Compõe o quadro de examinadores de marcas da Diretoria de Marcas do Inpi desde 2002. É autora de artigos que têm os dados de marcas do Inpi como objeto de pesquisa. Atua como palestrante e professora de cursos de pós-graduação, promovendo a reflexão sobre o uso do sistema de registro de marcas como ferramenta de criação e de gestão. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Cecs) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade no Minho, em Portugal, com foco em comunicação organizacional.
Doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), doutora em Linguística pela UnB, mestra em Linguística pela UnB, mestra em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, bacharela em Direito pela Universidade Católica de Brasília e licenciada em Letras pela UnB. É analista em ciência e tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atua como consultora nas áreas jurídica e linguística. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
Graduada em Letras - Português/Inglês pela Univates, especialista em Língua Inglesa e Literaturas Americana e Inglesa pela Univates, doutora e mestra em Comunicação Social pela PUCRS e pós-doutora em Discurso Multimodal em Marcas Mutantes pela UnB, em Dimensões Narrativas das Marcas Mutantes pela UWL, em Transparência da Marca pela Universidade de Alicante e em Publicidade na Contemporaneidade pela PUC/CL. Professora-pesquisadora da Univates e professora-pesquisadora convidada em outras instituições nacionais e internacionais. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação, design e branding, atuando principalmente nos seguintes temas: marcas mutantes, branding, identidades visuais corporativas, design, comunicação, estratégias comunicacionais, pós-modernidade, imaginário, redação, planejamento comunicacional, gestão de marcas, gestão dos processos comunicacionais e internacionalização de marcas. Desde 2000 realiza investigações sobre Marcas Mutantes. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: BrandScience - Cátedra da Marca Corporativa - AU/Espanha; Discursos nas Práticas Sociais - UnB/Brasil; Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder - Ufrgs/Brasil; e Marcas e Marketing - UFRN/Brasil. É diretora da Marcas Mutantes Consultoria. Membro fundador e presidente do Observatório de Marcas. Coordenadora e professora do MBA Internacional Branding & Business.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739955P0
Professor titular de Comunicação e Identidade Empresarial na Faculdade de Económicas y Empresariales da Universidade de Alicante. Ex-diretor da Cátedra de Empresa Familiar da Universidade de Alicante. Diretor da Cátedra da Marcas Corporativa. Autor da primeira tese de doutorado em espanhol sobre publicidade, meio ambiente e sustentabilidade. Leciona na Pós-Graduação de Las Marcas en Sociedad: valor y valores, em várias universidades da Espanha e da América Latina. Membro da Asociación de Directivos de la Comunicación (Dircom). Investigador do City Reputation Lab. Membro do Comitê Científico de Citymarketing Elx. Diretor acadêmico do congresso internacional Reinventar a Publicidade Turística (Benidorm, 2009). Autor de diversos artigos e livros, entre eles Marcas Negras - na era da transparência. Principais linhas de investigação: gestão de intangível empresarial, branding, consumo e tendências sociais em marcas. Membro fundador do Observatório de Marcas. Professor do MBA Internacional Branding & Business.
Graduado em Publicidade e Propaganda pela Ufrgs, mestre e doutor em Comunicação e Informação pela Ufrgs. Professor da Univates. Tem experiência na área de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, televisão, mitos, violência e mídia.
Membro da Sociedade Psicanalítica APOLa Internacional - Apertura Para Otro Lacan/Buenos Aires - Argentina. Membro do Observatório de Marcas. Doutor em Comunicação - Universidad Complutense de Madrid/ Espanha. Membro do Grupo de Estudos em Psicossomática Psicanalítica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre/ Brasil. Psicanalista formando na ELFP - Escola Lacaniana de Formação Psicanalítica/ Brasil. Mestrando em Psicanálise - Universidad Kennedy - Buenos Aires/ Argentina. Formado em Direção Cinematográfica, Roteiro e Cinematografia pela Escola Fluxo de Fotografia e Cinema - Porto Alegre/Brasil. Autor do livro Impressões Digitais - Editora Sulina/ Brasil.
Diretor de Estratégia e Comunicação em zeBRAND Experience; ex Country Manager para Chile em SocialMe; ex Diretor de Pós-Graduação de Comunicação da Facultad de Comunicación y Diseño, Instituto de Comunicación y Nuevas Tecnologías, Universidad Mayor; ex Gerente Editorial para Iberoamérica en 365 CORP., Reino Unido. Doutor em Comunicación Organizacional, Universidad de Málaga, Espanha. Mestre em Estudios Avanzados en Publicidad y Comunicación Audiovisual, Universidad de Málaga, Espanha. MBA em Comunicación y Diseño Multimedia, Tracor, The Arts Institute, Madrid, Espanha. Diplomado Internacional em Comunicación Empresarial, Universidad Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha. Licenciado em Comunicación Social y Periodista, Universidad Diego Portales, Chile. Professor e Licenciado em Filosofia, Pontificia Universidad Católica, Chile. Acadêmico investigador em Comunicação Estratégica; Gestão de Marca e Sociedade da Informação. Membro fundador do Observatório de Marcas. Professor do MBA Internacional Branding & Business.
Graduado em Propaganda e Marketing pela Université de Franche-Comté, França, especialista em Linguística e Comunicação pela Ufal, mestre em Multimeios pela Unicamp, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e pós-doutor em Ciências da Informação e da Comunicação: Comunicação das Empresas e das Instituições pela Celsa Université Paris-Sorbonne, França. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em publicidade e propaganda, relações públicas e marketing. É professor associado na Ufal. Entre os pioneiros em estudar a marca no Brasil, foi agraciado em 1995 com o Prêmio Intercom modalidade Publicidade e Propaganda por sua pesquisa exploratória sobre a mise en scène da identidade e personalidade da marca. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
Doutora em Arquitetura e Estudios Urbanos, Mestra em Desenvolvimento Urbano e Arquiteta, PUC-Chile. Especializada em Enfoque de Direitos e Igualdade de Gênero para Planos e Projetos pela Organización de los Estados Americanos OEA (Washington, EEUU). Professora visitante do Institute of Urban and Regional Development de la University of California-Berkeley (2015). Docente e pesquisadora no Curso de Comunicação da UC, Diretora do "Observatorio Estudios de Consumo, Cultura y Sociedad FCOM-UC (OCCS)". Pesquisadora Responsável do Projeto FONDECYT Nº 11180678 "Ciudad, Comercio y Consumo” (2019-2021), Fundadora e Coordenadora da rede Género&Ciudad (2011), Sócia de Sudlab.org. Autora de “Metamall, espacio y consumo en la ciudad” (RIL-UC 2015).
Doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa, é investigadora no CELGA/ILTEC e Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Leiria, exercendo atualmente funçõa de subdiretora da ESTG-Instituto Politécnico de Leiria. Desenvolve investigação na área do discurso empresarial, do discurso multimodal da marca e do discurso jurídico, tendo como enquadramento teórico a Linguística Sistémico-Funcional e a Semiótica Social.
Pós-Doc do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari, doutor em Ambiente e Desenvolvimento pelo PPGAD do Centro Universitário Univates, mestre em Ambiente e Desenvolvimento, graduado em História e Letras. Pesquisador, professor e escritor. Pesquisador colaborador na pesquisa "Arqueologia, História Ambiental e Etno-História do Rio Grande do Sul". Professor do MBA Internacional Branding & Business, 6a. Edição.
Doutor em Ciências da Comunicação, com Pós-Doutorado em Comunicação Política pela Escola de Comunicação e Artes / Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Administração e Regionalidade, MBA Executivo em Marketing, Pós-Graduado em Direito Educacional, Matemático e Analista de Sistemas. Atua na docência superior desde 2002, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente exerce atividades de docência no Centro Paula Souza / CEETEPS FATEC São Caetano do Sul e atua como docente e pesquisador no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, nos níveis de Graduação em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduação em Comunicação. Coordena na mesma instituição o Observatório de Marketing Político e Governamental - OMPG Mack. Preside a Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político - POLITICOM e atua como Consultor em Projetos de Comunicação e Gestão em organizações públicas e privadas, com foco em Place Branding, Public Space e Gestão Estratégica de Governo. Pesquisador e Conferencista no Brasil e na Ibero-América. Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicación Política y Medios da Asociación Latinoamericana de Comunicación - ALAIC. (2017-2022).
Graduado em Relações Públicas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, mestre em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Unisinos e doutor em Comunicação Social pela PUCRS. É professor-pesquisador da Ufrgs, no PPGCOM-FABICO, e professor convidado em diversas instituições do Brasil e do exterior. Foi vice-presidente da Abrapcorp de 2010 a 2012. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas. Professor do MBA Internacional Branding & Business.
Jornalista pela Universidade de Santos/SP e PhD em Sociologia da Mídia pela National University of Singapore. É professora de jornalismo na Sultan Qaboos University. Atuou na University of Queensland - AU/Sohar University e na University of Queensland, Austrália. Foi correspondente da BBC World Brasil em diferentes países (de 1995 a 2007), repórter da BBC na Ásia e correspondente do Grupo Estado São Paulo (rádio e jornal). Atuou como jornalista no Oriente Médio/Emirados Árabes Unidos. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
Doutora em Direito na Área de Concentração Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC; Mestra em Direito (2000) e Graduada em Direito (1997) pela mesma Instituição de Ensino Superior. Membro fundador do Observatório de Marcas; membro da Associação Portuguesa de Direito Intelectual - APDI; membro do Escritório de Relações com o Mercado/NITT/Univates. Tem conhecimentos especializados na área de Propriedade Industrial: marca e seus processos de construção, consolidação, proteção e avaliação. Professora do MBA Internacional Branding & Business.
Possui mestrado (2012) e doutorado (2018) em Engenharia e Gestão do Conhecimento - com foco na gestão do conhecimento das marcas organizacionais - pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2009). Graduação em Administração com habilitação em Marketing pelas Faculdades Associadas de Santa Catarina - FASC (2005). É professor de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC atuando, atualmente, como Diretor-Geral do Campus Lages do IFSC. Tem experiência na área de Gestão, com foco em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégias de Marketing, Gestão da Marca (Brand Management/branding), Empreendedorismo e Teoria Geral dos Sistemas.
Doutor em Comunicação Social pela PUCRS e docente na mesma instituição. É coordenador da Especialização em Produção Musical: Comunicação e Entretenimento da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos (PUCRS). Pesquisa temas relacionados à arte, semiótica, sound branding, música e publicidade. Leciona nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design, Relações Públicas e Arquitetura. É produtor musical e sound designer internacionalmente premiado. É autor do livro “Mitologia Musical: estrelas, ídolos e celebridades vivos em eternidades possíveis” (Appris, 2017).
Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais - UFRGS (2017). Mestre em Relações Internacionais - UFRGS (2010). Graduada em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Univates (2005). Atualmente é Diretora de Relações Internacionais e professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates.