Júlia dos Santos
Na sessão solene da Câmara de Vereadores de Lajeado da última terça-feira, 9, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu homenagem pelos seus 50 anos de história.
O que pensariam os fundadores da Univates, há meio século, se vissem o que ela se transformou hoje?, questionou o juiz de Direito Luís Antônio de Abreu Johnson no início da sessão.
Júlia dos Santos
O vice-reitor no exercício do cargo de reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne, citou a Univates como sendo a maior obra do Vale do Taquari. É justo relembrar dos pioneiros que deram início na movimentação por toda a região para viabilizar a oferta de cursos superiores. Eles imaginaram algo grande. Hoje podemos dizer que ultrapassamos o que eles sonharam, declarou.
Cyrne informou que mais de 20 mil pessoas já se diplomaram pela Univates. O sucesso da Instituição deve-se ao seu berço. Se somos o que somos, é porque nascemos onde nascemos. A qualidade do nosso estudo é resultado do que é feito na educação básica desta região. Não alcançamos esse sucesso exclusivamente pelo esforço que fazemos na Instituição, mas pelo resultado de tudo o que a comunidade do Vale do Taquari faz, explicou.
Segundo ele, já foram muitas as conquistas alcançadas ao longo do tempo. A nossa grandiosidade vai além dos 25 prédios que erguemos nestes 50 anos. São as pessoas que estiveram e que estão na Universidade que nos fazem ser gigantes. Tenho a convicção de que não serão só mais 50 ou 100 anos. Acredito que vamos chegar na casa dos milênios, apontou.
Já a presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Neca Dalmoro, ressaltou o papel da Univates no desenvolvimento de Lajeado. Ela desejou muitos anos de conquistas e sucesso à Instituição, àquela que tanto fez por nós, por nossos pais, filhos e por todas as gerações que ainda virão. Parabéns, Univates, por ser tão grandiosa em tudo o que faz, completou.
50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari
Em 17 de janeiro de 1969, ocorreu a assinatura da portaria para o funcionamento do curso de Letras em Lajeado. Desde então, já são cinco décadas em que a história da região se confunde com a da Univates.
Em www.univates.br/50anos é possível acessar conteúdos alusivos à história da Instituição, depoimentos e atividades comemorativas.