InovaTecnovates apresenta oportunidades para a região

Postado em 23/11/2016 11h55min

Por Nicole Morás

Objetivando aproximar-se da comunidade, apresentar sua infraestrutura e oportunidades de parceria com empresas, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) realiza nesta quarta-feira, 23, o InovaTecnovates - um evento gratuito composto por palestras, oficinas, demonstração de atividades realizadas no Parque e um road-show de patentes desenvolvidas pela Instituição.

A abertura foi realizada no auditório do Tecnovates pela gestora da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), Cíntia Agostini, que apresentou diagnósticos sobre a região e as perspectivas para novos negócios. Em seguida, a gestora do Escritório de Relações com o Mercado da Instituição, Cristiani Reimers, falou sobre oportunidades por meio da Univates, como a participação de empresas no Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), e o trabalho da Instituição no registro de patentes de produtos gerados a partir de pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação e no próprio Tecnovates. “Trabalhamos um projeto de inovação nessa área, de forma que os professores busquem não só a produção de publicações científicas, mas também o registro desses possíveis produtos”, analisou Cristiani.

Já a diretora administrativa do Tecnovates, Simone Stülp, abordou a trajetória do Parque Tecnológico desde 2006, com o projeto do espaço físico onde ele se encontra atualmente, até o desenvolvimento de atividades, desde 2010, em diversos espaços da Univates. “O planejamento do Tecnovates ocorreu em paralelo ao estabelecimento das áreas prioritárias para o desenvolvimento de pesquisas na Univates, que são alimentos e ambiente. Esta última compreende não só a questão dos resíduos, mas também novas formas de suprir demandas energéticas. Essas áreas foram definidas a partir da vocação regional e pelo fato de a Univates ser uma instituição comunitária”, afirmou ela.

Segundo Simone, em missão recente à Espanha, ela e o reitor da Univates, professor Ney Lazzari, puderam verificar uma tendência na aproximação da sociedade e de espaços de pesquisa e tecnologia. “Antes, quanto mais senhas para se alcançar uma pesquisa e quanto mais protegida ela era, melhor. Hoje isso mudou de forma que o conhecimento seja mais acessível. O Porto Digital, de Recife, é um exemplo disso e do que estamos buscando realizar aqui”, afirmou ela.

Na plateia, o empreendedor Rogério Wink questionou sobre o que seria reinventar o setor alimentício do Vale do Taquari na perspectiva do Tecnovates, já que o setor representa 25% da renda da região. Para Cíntia Agostini, essa reinvenção seria em uma perspectiva positiva com vistas a avançar e romper características conservadoras, de forma a potencializar ainda mais o segmento. Já Simone Stülp acrescentou que isso poderia ser dar no aproveitamento do que hoje é considerado resíduo e problema ambiental como matéria-prima para outras indústrias.

A programação ocorre com atividades paralelas, até as 21h30min, conforme tabela abaixo. O InovaTecnovates é voltado a empresas incubadas da Inovates, empresas residentes do Tecnovates, empresas da região voltadas às áreas de alimentos e ambiente, além de público em geral. As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/agenda/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5524.

Edital contínuo de pesquisa
A diretora científica do Tecnovates, Elisete de Freitas, aproveitou a oportunidade para anunciar o lançamento de um edital contínuo com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, na modalidade Universidade-Empresa. Nesse edital são priorizadas as áreas de alimentos e ambiente, porém, sem prejuízo a outros projetos considerados relevantes pelo Comitê Científico do Tecnovates.

Para participar da seleção, os pesquisadores, em conjunto com as empresas parceiras, deverão encaminhar os documentos exigidos no edital, disponível no site www.univates.br/institucional/editais. O valor destinado a cada pesquisa pode chegar a R$ 50 mil, proveniente de fundos de pesquisa da Univates, com contrapartida de até 50% desse valor por parte das empresas, de forma financeira ou não. A inscrição dos projetos deve ser realizada pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tecnovates@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5956.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás

Demonstração de equipamentos para aplicação tecnológica na área de alimentos

Nicole Morás