Laboratórios

Biotecnologia de Alimentos

Visa ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios, com base biotecnológica, agregando valor a produtos existentes, como por exemplo por meio da utilização de enzimas promotoras de alterações de bases tecnológica.

Gerenciamento de Resíduos e Energias Alternativas

São realizadas pesquisas aplicadas, com o intuito de desenvolver tecnologias que propiciem a resolução de problemas ambientais ligados a transformação de alimentos. Também se dedica aos estudos para conversão de resíduos em fontes de energias alternativas.

Laboratório Ambiental

Neste laboratório são desenvolvidas metodologias de monitoramento e tratamento de efluentes industriais.

Laboratórios de Acarologia

Realização de pesquisas relativas ao controle biológico de agentes nocivos em plantações e/ou criação de animais, buscando alternativas limpas para o controle de ácaros, entre outras pragras.

Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Lácteos

Neste laboratório são desenvolvidos sob forma experimental produtos lácteos (creme de leite, bebidas lácteas, iogurtes, queijos frescais e maturados, doce de leite, leite condensado), com a agregação de valor, diferenciação e funcionalidade por meio de processos biotecnológicos.

Laboratório de Pesquisas em Botânica

Neste Laboratório são desenvolvidos experimentos para a produção de mudas de plantas por meio de técnicas propagação vegetativa (assexuada), especialmente de cultura de tecidos e de estaquia. Desta forma, garante a produção de mudas de qualidade e em grande quantidade, totalmente livres de doenças. Tem priorizado o desenvolvimento de técnicas de propagação de mudas de espécies vegetais com potencial ornamental, medicinal, condimentar e alimentício. Também estão sendo realizados testes de alelopatia e de germinação de espécies vegetais de interesse regional. É meta para o futuro a manutenção de bancos de germoplasma de espécies medicinais e de nativas ameaçadas de interesse.

Microbiologia de Alimentos

Neste ambiente são realizadas pesquisas envolvendo micro-organismos que podem ser utilizados na produção de alimentos, bem como são desenvolvidas metodologias de determinação destes.

Química de Alimentos

São providas pesquisas voltadas ao desenvolvimento de novas metodologias de análises físico-químicas, para a detecção e quantificação de compostos presentes em produtos alimentícios.

Central Instrumental, que apoia os demais laboratórios:

  • Laboratório FTIR (Espectrometria de Infravermelho)
  • Laboratório ICPMS (Espectrometria de Massa com Plasma acoplado Indutivamente)
  • Laboratório MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura)
  • Laboratório CGMS (Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massa)
  • Laboratório LCMS (Cromatografia Líquida acoplada a Espectrometria de Massa)
  • Laboratório de Absorção Atômica
  • Laboratório HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência)
  • Laboratório DSC (Calorimetria Diferencial de Varredura)
  • Laboratório TGA (Análise termogravimétrica)

Centro de Estudos de Biogás e Energias Renováveis (Ceber)

O Ceber realiza pesquisas na área de energias renováveis, especificamente na geração de biogás através do processo de biodigestão anaeróbia. Realiza avaliações em biogás no qual empregam-se como fontes de biomassa lodos advindos de estações de tratamento de efluentes, borras residuais, resíduos oriundos de atividades agrícolas, como dejetos de animais (bovinos, suínos, aves) e demais resíduos com potencial de uso em biodigestão anaeróbia.

O Centro é composto por dois ambientes:

- Laboratório de Biorreatores – instalado na sala 100 do prédio 21 do Tecnovates em Lajeado, no qual realizam-se experimentos e análises a nível de bancada, tanto de substratos como do produto final (biogás);

- Planta Piloto de biogás – instalada no campus da Univates em Encantado/RS, a planta piloto objetiva avaliar a produção de biogás em maior escala, observando o potencial de geração de diferentes substratos.



Clique para ampliar