Pesquisas em Alimentos

No Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos (CTPPA) são realizados projetos e pesquisas que contemplam todas as etapas da produção de alimentos, desde a análise de ingredientes e embalagens, até o desenvolvimento de novas formulações, determinação do tempo de prateleira e otimização de processos produtivos.

Pesquisas em caracterizações eletroquímicas

São realizadas pesquisas na área de eletroquímica, tanto no aperfeiçoamento e desenvolvimento de sensores quanto de metodologias de análises em diferentes materiais. Destacam-se também estudos de tratamentos via Processos Oxidativos Avançados - POAs (Radiação UV, Ozônio e Fotocatálise).

Pesquisas em acarologia

Realização de pesquisas que buscam o desenvolvimento de alternativas limpas para o controle de organismos que atingem o nível de dano econômico na produção de alimentos e na criação de animais. Além disso, desenvolve pesquisas vinculadas é saúde humana, avaliando a interação de ácaros de importância médica e microrganismos patogênicos, bem como avaliação de ambientes e formas de manejo visando é melhoria de processos e é proposição de processos alternativos.

Pesquisas em botânica

Desenvolve experimentos para a produção de mudas de plantas por meio de técnicas de propagação vegetativa (assexuada), especialmente culturas de tecidos, estaquia e novas formas de propagação, além da avaliação do crescimento. Dessa forma, garante a produção de mudas de qualidade e em grande quantidade, totalmente livres de doenças. Ademais, atua em estudos dos diferentes potenciais das plantas nativas: alimentício, medicinal, fototoxicidade para combate de plantas exóticas invasoras (daninhas).

Pesquisas em biogás

Desenvolvem-se pesquisas relacionadas é produção de biogás e metano. Estão concentradas na avaliação da produção de biogás por meio do processo de biodigestão anaeróbia, no qual empregam-se como fontes de biomassa lodos advindos de estações de tratamento de efluentes, borras residuais, resíduos oriundos de atividades domésticas e agrícolas (dejetos animais de bovinos, suínos e aves) e demais resíduos com potencial de uso em biodigestão anaeróbia.

Em nível-piloto, são realizadas avaliações da produção de biogás em reator de 2 m³, com possibilidade de remoção de H2S, purificação de biogás por sistema de Pressure Swing Adsorption (PSA), armazenamento do biometano produzido e abastecimento veicular, realização de pesquisas e testes de aproveitamento do biogás como energia elétrica, térmica e combustível veicular, pesquisa e avaliação de gases da combustão do biometano, gasolina, etanol e gás natural e avaliação da composição do biogás produzido.

Pesquisa em tecnologias ambientais e energéticas

São realizadas pesquisas aplicadas é resolução de problemas ambientalmente ligados é produção e é transformação de alimentos. Desenvolvem-se neste âmbito pesquisas relacionadas a energias renováveis (solar, eólica e hidrogênio), cujo enfoque concentra-se em simulações-piloto da eficiência energética de placas fotovoltaicas, gerador eólico e desenvolvimento de tecnologias para geração de hidrogênio. Pesquisas visando desenvolver e aprimorar tecnologias mais limpas em tratamentos de efluentes também são contempladas.

Na área de tratamento de efluentes são desenvolvidas pesquisas que contemplam tratamentos por membranas (osmose reversa, nano, ultra e microfiltração) em sistema-piloto, tratamentos biológicos aeróbios e anaeróbios (UASB), polimento de efluentes por wetlands construídos, bem como avaliações de recuperação e aproveitamento de subprodutos alimentares.

Tecnologia da informação e da automação

Como tecnologias de suporte para as áreas prioritárias, as tecnologias da informação e da automação são viabilizadas e estimuladas por meio da troca de conhecimento acadêmico, da estrutura proporcionada pelos acessos tecnológicos e as mentorias disponíveis nas referidas áreas.

Tecnologias em saúde e bem-estar

O Tecnovates possui estrutura e conhecimento para prestar serviços e parcerias nas áreas da saúde e bem-estar. Conta com um Centro Instrumental com equipamentos de tecnologia de ponta para suporte e desenvolvimento de tecnologias nas referidas áreas. O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari realiza projetos e promove parcerias para o desenvolvimento de processos, produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

Infraestrutura disponível

Espaço físico para instalação

Área de convivência

Serviço de recepção

Internet

Telefonia

Auditório e salas de reunião

Vigilância

Estacionamento

Laboratórios especializados

Espaço compartilhado