Programa Interno de Separação de Resíduos

A qualidade do meio ambiente em que está inserida sempre foi preocupação da UNIVATES, podendo ser observado este cuidado na sua missão institucional. Em fevereiro de 2002, foi criado o Programa Interno de Separação de Resíduos – PISR/UNIVATES, com o objetivo principal de sensibilizar a comunidade acadêmica para a questão do lixo.

No decorrer dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do PISR/UNIVATES ficou claro que a gestão dos resíduos produzidos na Instituição era maior que o significado do termo “lixo”, respondendo, atualmente, o Programa por diversos procedimentos de controle ambiental da Instituição. Dentre eles destacam-se: gerenciamento dos cinco grupos de resíduos produzidos; cloração da água extraída do poço artesiano; monitoramento dos consumos de água, energia elétrica e lenha; esgotamento sanitário e licenciamentos ambientais. Apesar de as atividades atuais serem maiores que a gestão de resíduos, se manteve o nome da atividade de origem pois a comunidade acadêmica já estava habituada a ele.

As atividades de separação de resíduos e uso adequado dos recursos naturais são direcionadas de forma que a comunidade acadêmica desenvolva visão crítica da situação atual e perceba que apenas com a atitude e o comprometimento de cada um é possível a criação de um meio ambiente próximo do sustentável.


CONTATO

Sala 15 – Prédio 12
E-mail: coletaseletiva@univates.br
Fone: 51 3714-7000 – ramal 5577