Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde

A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), que iniciou suas atividades em março de 2011, é um serviço-escola interprofissional. A equipe inicial era constituída por professores, estudantes e estagiários dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia da Univates. Posteriormente, docentes e estudantes dos cursos de Educação Física - bacharelado, Farmácia, Medicina, Odontologia e Pedagogia passaram a integrar a Cures, por meio de práticas e estágios curriculares. Os atendimentos às pessoas referenciadas são realizados pelos estudantes, sob a supervisão e orientação dos docentes e profissionais supervisores. Realizam-se no espaço acolhimentos, consultas individuais, grupos de promoção de saúde, oficinas, ações por equipes interprofissionais, apoio matricial, entre outras ações.

A Cures está instalada no andar térreo do Prédio 16, contando com recepção e 16 salas para atendimentos individuais e coletivos. As salas oportunizam tanto os atendimentos específicos de cada área como a realização de grupos, atividades lúdicas, oficinas, seminários e reuniões de equipe. A sala de espelhos permite vivências e observações para diversos cursos da Instituição.

Entre os objetivos da Cures está o de contribuir com a formação dos estudantes dos cursos de graduação em saúde, oportunizando vivências baseadas na interdisciplinaridade, no trabalho em equipe, na observação de normas éticas e nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando os projetos pedagógicos dos cursos que fazem parte do serviço. Busca-se integrar ações de ensino, extensão e pesquisa. As ações têm contribuído com a reavaliação das práticas de formação e dos projetos pedagógicos dos cursos da área da saúde, visando à qualificação do processo.

A Cures mantém forte articulação com a rede de atenção à saúde e com a comunidade regional, uma vez que as ações de cuidado são planejadas e desenvolvidas em parceria com profissionais dos municípios da região, considerando as demandas e necessidades das pessoas referenciadas para avaliação e atendimento. O trabalho permite, de modo simultâneo, o atendimento às pessoas, a qualificação dos trabalhadores de saúde das equipes municipais e a formação dos estudantes. O Seminário de Práticas em Educação e Saúde e o Simpósio da Cures são eventos anuais que ampliam a interação entre docentes e estudantes da Univates, profissionais de saúde, educação e assistência social do Vale do Taquari, assim como com outras instituições de Ensino Superior de outras regiões.

Sala de observação e Sala de espelhos

Para atendimento individual e grupal das disciplinas de estágio supervisionado do Curso de Psicologia e de outros cursos, as salas da Clínica Universitária de Educação e Saúde - Cures - têm aproximadamente 120 m² para acomodar até 60 alunos.
A sala é composta por duas salas conjugadas, uma para atendimento e outra que serve para observação, em formato de miniauditório.
As salas são divididas por uma parede sem comunicação interna, e nesta parede há um espelho, com visibilidade somente para a sala de observações. Do outro lado há uma cortina, para o caso de o atendimento ou entrevista não serem observados.

E-mail: cures@univates.br
Fone: 51 3714-7000, ramal 5882.