Atendimento Psicopedagógico

SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

O atendimento psicopedagógico constitui-se num serviço de apoio aos estudantes com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). Este atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o estudante no seu processo de aprendizagem.
A assistência psicopedagógica do NAP se destina aos estudantes que dela necessitam objetivando favorecer a integração do estudante universitário nos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem, tanto no âmbito da sala de aula quanto no âmbito do espaço institucional da Univates. No processo de ensino o atendimento psicopedagógico orienta semestralmente os professores que têm em suas turmas estudantes que se autodeclaram com deficiência. O serviço é gratuito e oferecido em determinados dias da semana, mediante horário previamente agendado no NAP ou pelo site da Univates.

Apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem

Os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, ao longo do curso, além da orientação do professor de cada disciplina, recebem atenção especial que se evidencia em ações propostas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição ou sugeridas pelo Conselho de Curso sob forma de oficinas, monitorias, minicursos, atendimento psicopedagógico, encontros de orientação e outras atividades que contribuam para que o estudante possa prosseguir os estudos.

Apoio aos estudantes com deficiência

O estudante, no momento em que realiza a inscrição no Processo Seletivo – Vestibular, declara que apresenta deficiência. A coordenação do Processo Seletivo entra em contato com o Serviço de Apoio Psicopedagógico do NAP para discutir e organizar os procedimentos necessários para que este estudante possa realizar a prova.
Em caso de classificação no Processo Seletivo – Vestibular, o estudante, no momento da matrícula, declara novamente sua deficiência, que fica registrada no cadastro de dados pessoais gerenciado pelo sistema Alfa. O estudante com deficiência é encaminhado ao NAP para receber acompanhamento.

Aos estudantes com deficiência são oferecidas, quando necessário, ações que contribuem para a sua inclusão no ambiente acadêmico, tais como:

- estudantes com deficiência auditiva – serviço gratuito de intérprete de língua de sinais em língua portuguesa durante as aulas, legendamento de vídeos e textos escritos em forma de apostilas ou de livros que podem ser encontrados na biblioteca ou no ambiente virtual;

- estudantes com deficiência visual e baixa visão – títulos em Braile e materiais gravados em fitas e CDs que podem ser encontrados na biblioteca da Instituição. Todos os materiais disponibilizados em ambientes virtuais poderão ser lidos através de sintetizadores de voz, como o DOS Vox, que é disponibilizado gratuitamente. Para os estudantes com baixa visão são disponibilizados os materiais das disciplinas de forma ampliada;

- estudantes com deficiência intelectual – atendimento psicopedagógico e objetos de aprendizagem que garantam o acesso ao currículo do curso.