Assistência Jurídica

O Serviço de Assistência Jurídica – Sajur possibilita aos alunos do curso de Direito, sob orientação de professores, a realização de seu estágio curricular, prestando atendimento gratuito à comunidade carente da Comarca de Lajeado. O serviço consiste na orientação às partes; disponibilização para a conciliação de eventuais litígios; elaboração de peças administrativas e processuais, com o respectivo encaminhamento ao Foro; acompanhamento processual e realização de audiências; desenvolvimento de atividades específicas relativas ao exercício da cidadania de portadores de patologias (ações judiciais para fornecimento de medicamentos, aparelhos biomédicos, tratamentos psicológicos etc.); realização de procedimentos atinentes ao Juizado da Infância e da Juventude e aqueles abrangidos pela Lei Maria da Penha; e atendimento aos presos recolhidos ao Presídio Estadual de Lajeado e a seus familiares.

Confira as atividades desenvolvidas pelo Sajur:

Atendimento

O primeiro atendimento é o acolhimento do cliente no Sajur, realizado pelos cursos de Direito e Psicologia da Univates. O objetivo é oferecer trabalho interdisciplinar, olhar ampliado e escuta sensível às demandas, proporcionando encaminhamento adequado para cada caso, pensando na integridade do sujeito e nas melhores ações no Serviço de Assistência Jurídica.

Quando: terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.
Quem pode participar: comunidade que faz parte da Comarca de Lajeado (Lajeado, Sério, Forquetinha, Marques de Souza, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Progresso e Santa Clara do Sul).

Grupo de apoio em situação de violência doméstica (Grupo Recomeçar)

O grupo iniciou com o projeto de extensão da Univates “Ações de suporte à Lei Maria da Penha na Comarca de Lajeado, RS” e tem o objetivo de fortalecer mulheres em situação de violência doméstica. Além de oferecer apoio emocional às mulheres, o grupo informa sobre os direitos e rede de políticas públicas para o enfrentamento da violência.

Quando: todas as terças-feiras, das 14h30min às 15h30min, no período de março a junho e de agosto a dezembro.
Quem pode participar: comunidade atendida pelo Sajur e pela Rede de Serviços. As mulheres acolhidas podem trazer seus filhos, pois o Sajur conta com um espaço lúdico para as crianças.
As audiências das mulheres vítimas de violência doméstica, referentes aos casos abrangidos pela Maria da Penha da Comarca de Lajeado, são acompanhadas pela assistência jurídica do Sajur.

Grupo de cuidadores

Esse grupo objetiva dar suporte, apoio e acolhimento a pais, mães e cuidadores que passaram ou estão passando por processos relacionados à dissolução familiar, guarda e execução de alimentos. Com foco na psicoeducação, o Grupo de Cuidadores trabalha questões de cuidados e como evitar o adoecimento da família e, principalmente, da criança e do adolescente.

Quando: em segundas-feiras, das 14h30min às 15h30min.
Quem pode participar: comunidade atendida pelo Sajur. Os participantes podem trazer as crianças, pois o Sajur conta com um espaço lúdico.

Espaço lúdico

O Sajur conta com uma sala organizada com brinquedos, jogos, material de pintar e escrever, especialmente para crianças e adolescentes que chegam ao Sajur acompanhados por seus pais ou cuidadores. É um ambiente pensado para preservar as crianças e adolescentes de discussões e conflitos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.


CONTATO

Avenida Benjamin Constant, nº 2718, Bairro Florestal - Lajeado
E-mail: sajur@univates.br
Fone: (51) 3714 7038


ATENDIMENTO

Terça a quinta-feira:
8h às 12h e das 13h30min às 17h30min