ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

Autores

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES
  • Guy Barros Barcellos
  • Jacqueline Silva da Silva Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Pedagogia Libertadora.

Resumo

Neste artigo analisamos as possíveis articulações entre o conceito de alfabetização científica e o pensamento freiriano. Parte-se do pressuposto de que todos os indivíduos, antes de serem alfabetizados cientificamente, possuem modos peculiares e teorias implícitas que consistem no substrato pelo qual analisarão e perceberão os fenômenos sociais e naturais que os cercam. Nesse sentido, alfabetizar cientificamente não pode ser concebido como a imposição de uma visão dogmática do mundo, mas coexistir com os modos peculiares de interpretar o mundo do sujeito. A inexistência de uma hierarquia axiológica entre ciência e conhecimento comum faz com que tenhamos que compreender a epistemologia que fundamenta cada um desses conhecimentos, reconhecendo os seus caráteres explicativos e pragmáticos. Por meio dessa contextualização, articulamos com o pensamento de Freire, na qual destaca que o conhecimento popular não pode ser considerado errôneo e substrato a ser eliminado. Defende-se a tese que a alfabetização científica deve estar voltada para empoderar o sujeito, fazendo-o ser protagonista e construtor do momento histórico que está vivendo e não como substituição do seu modo de agir no mundo.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduando do Curso de Pedagogia. Centro Universitário UNIVATES.

Guy Barros Barcellos

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS. Professor do Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama e Coordenador de Ciências da Natureza da Rede de Escolas da ULBRA.

Jacqueline Silva da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação - UFRGS. Professora do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

03-07-2015

Como Citar

LORENZON, Mateus; BARCELLOS, Guy Barros; SILVA, Jacqueline Silva da. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/783. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos